Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sábado, 6 de abril de 2013

Dores Musculares Dois Dias Após o Treino


Olá amigos, muitos alunos me perguntam o porquê de sentirem dores musculares, principalmente dois dias após os treinos. Encontrei uma matéria sobre as dores musculares pós-treino, ou conhecida também como “dor tardia”. Os benefícios de se praticar esportes são fatos conhecidos, mas todos nós temos a lembrança de, pelo menos uma vez, termos sofrido dores ou desconforto muscular que se prolongou por alguns dias após um reinício ou mudança de treinos.
Dificuldades para iniciar a corrida, sensação de “músculos presos”, doloridos e até aquele medo de continuar o treino para não se machucar são situações também conhecidas e muito comuns na vida de quem pratica esportes. 

Podemos descrever dois tipos de dores musculares freqüentes relacionadas ao exercício: a DOR AGUDA e a DOR MUSCULAR TARDIA.
A DOR AGUDA, que ocorre durante ou imediatamente após o exercício, reflete sinais de fadiga e representa a conseqüência da produção de substâncias químicas decorrentes do exercício e que são eliminadas dentro da primeira hora de repouso.
A DOR MUSCULAR TARDIA (DMT) é um fenômeno freqüente no esporte e pode acometer qualquer músculo esquelético. Geralmente é desencadeada após uma grande modificação do treino ou no reinício de treinamento, após um longo período sem praticar exercícios.

Quais são as causas da DMT?
As causas são ainda parcialmente compreendidas e decorrem de fatores como: microlesões das fibras musculares e o conseqüente processo inflamatório originado destas lesões. O número de fibras musculares envolvidas dependerá da intensidade e duração do exercício realizado.
As contrações musculares excêntricas, presentes nos movimentos como descer escadas, corridas em descidas, trocas de treinos, cargas mais elevadas, são aqueles mais relacionados às lesões musculares desencadeantes da DMT. Em resumo, a série de eventos que ocasionam a DMT segue como:
1 – Sobrecarga muscular geralmente após exercícios excêntricos.
2 – Ruptura das unidades contráteis das fibras musculares,
3 – Resposta inflamatória,
4 – Estimulação dos receptores de dor.

Quais são os sintomas?
A dor e o desconforto são os sintomas mais marcantes da DMT, se desenvolvem entre 12 e 48 horas após o exercício, com o maior desconforto entre 24 e 72 horas, podendo persistir até sete ou dez dias. É comum termos a sensação de inchaço, tensão muscular aumentada, dificuldades para iniciar alguns movimentos, alongar ou realizar um treino completo.

Como a DMT é tratada?
A DMT é uma condição clínica que se resolve espontaneamente com o passar dos dias, embora algumas medidas possam ser empregadas para abreviar os sintomas:
> Não realizar exercícios intensos e vigorosos até que a dor tenha diminuído a intensidades suportáveis.
> Aquecimento antes de realizar exercícios.
> Manutenção de exercícios aeróbicos leves (correr, nadar, pedalar).
> Exercícios de alongamento suave das áreas afetadas até o ponto de desconforto.
> Massagem suave das áreas afetadas.
> Utilização de bolsas de gelo e técnicas de fisioterapia sob prescrição.
fonte: http://www.multiesportes.com.br/?p=514

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário