Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

domingo, 10 de fevereiro de 2013

A Importância do Treino de Panturrilhas


A panturrilha, por muitas vezes deixada de lado e treinada como último exercício da série, sem muita importância, pois saiba que ela tem um papel importantíssimo, principalmente para quem corre. A corrida trabalha intensamente este músculo, mas muitas vezes não é o suficiente, principalmente pelo fato da importância que ela tem para outros objetivos e para o condicionamento global.

 A panturrilha impulsiona o sangue dos membros inferiores para os superiores. Quando a panturrilha esta fortalecida o processo de circulação é mais rápido. Este grupo muscular sustenta as pessoas em pé e trabalha muito durante uma caminhada, imagine em uma corrida. A panturrilha é uma das regiões mais utilizadas pelos corredores, é responsável por receber todos os impactos da corrida e por sustentar a articulação do joelho. 

A panturrilha é responsável pela força inicial e final das pisadas. Durante uma simples caminhada, sentimos apenas metade do peso do corpo, porém durante a corrida sentimos três vezes mais o peso. Para fortalecer a panturrilha é preciso fazer exercícios de alongamento e de sobrecarga. A panturrilha fortalecida ajuda a evitar lesões durante a corrida. Quando a panturrilha esta enfraquecida todo o impacto vai para os joelhos, causando vários danos a essa articulação.

Todos os exercícios feitos para a panturrilha têm biomecanicamente a mesma função, porém a variação das séries estimula o sistema nervoso a fazer uma leitura diferente de cada exercício.
Por esta razão é importante a variação de exercícios, em pé com caneleiras, com anilhas, no leg press, unilateral, no agachamento hack, e por aí vai....
É necessário ter séries com grandes repetições e cargas que possibilitem uma amplitude grande de movimentos. Não adianta colocara cargas excessivas e o movimento ser curto.

Além do resultado estético, a importância para um condicionamento global, fazem da panturrilha um dos grupos musculares mais importantes a serem treinados. Procure sempre orientação de um Personal Trainer qualificado.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Um comentário:

  1. Prof Paulo, boa tarde! Estou fazendo concurso da PF, sou aluna do APROVA, estou em dúvida na barra fixa pra mulheres, pois consigo fazer a barra na posição com braços flexionados, se precisar subir eu tenho ainda muita dificuldade, ja estou na academia a 2 messes indo todos dias de segunda a sexta. Obrigado - Mirian Monteiro (e-mail: mirianmonteiro@hotmail.com)

    ResponderExcluir