Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dia Mundial sem Tabaco - 31-05-13

Neste dia 31 de maio, o Brasil e todos os países que aderiram à proposta de controle do tabagismo da Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolvem ações alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco. A campanha completa 26 anos e busca alertar a população sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo, que incluem além dos tumores malignos, doenças cardiovasculares, respiratórias, infecciosas e degenerativas.

Estima-se que um terço da população mundial adulta (cerca de 1,3 bilhão de pessoas) é fumante, sendo 47% homens e 12% mulheres. Os dados da OMS apontam ainda que o fumo é uma das principais causas de morte evitável no mundo. 

O tema da campanha deste ano é Juventude Livre do Tabaco. Isso porque segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) 90% dos fumantes começam o vício antes dos 19 anos. O Dia Mundial Sem Tabaco busca alertar a população para os malefícios à saúde, sensibilizando para a necessidade de proteger também as pessoas que não fumam do tabagismo passivo.

O uso constante do tabaco é um fator de risco para uma série de doenças bucais, e comprovadamente prejudiciais à saúde do homem e especialmente da boca. Os principais danos à boca causados pelo fumo são: câncer bucal, a doença periodontal e a halitose, manchas nos dentes, língua e mucosas. Além disso, as defesas do organismo diminuem tanto sistêmicas quanto locais, o que prejudica a cicatrização e feridas e a osseo-integração de implantes dentários.

VOCÊ SABIA?
§  Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos?
§  Que o cigarro é responsável por 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia?
§  Que no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?
fonte: http://www.radioaltouruguai.com.br/?pg=desc-noticia&id=17130

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário