Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

domingo, 5 de maio de 2013

Atividade Física na Vida Adulta = Qualidade de Vida na Terceira Idade (estudo)


Os benefícios da atividade física se acumulam ao longo da vida, de acordo com novo estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine. Os pesquisadores - da MRC Unit for Lifelong Health, em Londres, Reino Unido, e da School of Population Health, University of Queensland, Austrália -, associaram atividades físicas voltadas ao lazer durante toda a idade adulta com a força e o desempenho físico depois da meia idade. O estudo acompanhou, por meio de dados, mais de 2400 homens e mulheres, desde março de 1946, ano em que nasceram. Os dados vieram do UK Medical Research Council National Survey of Health and Development. Foram analisados relatos dos próprios pacientes em relação aos níveis de atividade física de lazer enquanto tinham 36, 43 e 53 anos de idade. Quando os voluntários chegaram aos 53 anos, os estudiosos passaram a investigar também força de preensão, equilíbrio em pé e tempo que demoravam em levantar de uma cadeira. 

Esses fatores servem como indicadores de força e desempenho físico. A força de preensão é uma medida da condição muscular da parte superior do corpo. O tempo levado para levantar de uma cadeira está associado à força muscular dos membros inferiores, assim como a condição cardiorrespiratória. Já o equilíbrio em pé requer concentração mental e controle motor, além de medir uma série de sistemas neurofisiológicos e sensoriais. 

Ao final da análise, descobriu-se que os participantes que eram mais ativos nas três idades analisadas mostraram melhor desempenho no teste de levantamento da cadeira. Pessoas mais ativas nos 43 e 53 anos também foram melhores no teste de equilíbrio em pé. No entanto, os níveis de atividade física e força de preensão não foram associados em mulheres e, entre os homens, a associação só aconteceu entre aqueles com 53 anos.

Para os pesquisadores, as descobertas sugerem que a promoção das atividades físicas por lazer durante a idade adulta teria efeitos benéficos na saúde das pessoas, quando mais velhas. Isso seria responsável pela melhoria da qualidade de vida da população.

fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/13772-atividade-fisica-na-idade-adulta-melhora-a-vida-no-envelhecimento#.UYbpTrU4u8A

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário