Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sábado, 1 de junho de 2013

Conheça um pouco sobre o TRX, Disco Proprioceptivo e Faixa Elástica - Disponíveis para Treinos Funcionais e Personalizados no Studio

Grandes amigos, conheça um pouco mais sobre três equipamentos, ou acessórios que já estão disponíveis no Studio para Treinamento Funcional e Personal Trainer. Também utilizados em meus treinamentos atuais em academias, parques e condomínios.

TRX - Treino Funcional Suspenso
Uma atividade que permite exercitar vários músculos ao mesmo tempo. Esse é o TRX, sigla que significa treinamento em suspensão e que faz uso do peso corporal, permitindo centenas de exercícios funcionais. O peso do corpo é o que move.
O aparelho permite o desenvolvimento de força, equilíbrio, flexibilidade e estabilidade aos músculos que dão sustentação ao corpo em pessoas de qualquer nível de condicionamento físico e habilidade. Pode ser utilizado para reabilitação ou para o treinamento de atletas. 
Não é doloroso, porém é fatigante, pois trata-se de um exercício resistido-funcional, pois usa grupos musculares de forma conjunta. O treinamento em suspensão é praticado com o auxílio de uma simples tira (faixa) de nylon resistente em formato de Y com alças para pés e mãos com regulagem de altura. A ponta simples da faixa é presa a uma parede ou a algum objeto fixo — pode ser uma árvore, em caso de prática ao ar livre, e nas outras duas pontas existem manoplas, onde são apoiados os pés ou mãos durante o exercício. O treinamento movimenta músculos que muitas vezes nem lembramos que existem.

Movimentos funcionais
Os movimentos são feitos a partir da inclinação do corpo nos eixos ao redor do mesmo. O TRX envolve trabalho numa posição de suspensão contra a gravidade onde o peso do corpo é a resistência.
Trata-se de uma ferramenta portátil diferente, volátil e que permite fazer um trabalho diferenciado ao nível do estímulo proposto e é um treino de performance integrada, utilizando múltiplos exercícios.
Esta nova modalidade de fitness é diferente das máquinas de musculação, na medida em que permite um trabalho mais funcional, que exige mais trabalho de coordenação e desafios de estabilização, treina e reporta benefícios em todo o corpo.
A indicação é que a atividade seja realizada no mínimo três vezes por semana e a duração pode variar de 30 a 60 minutos. Além disso, na prática de uma hora de TRX são gastas em média 600 calorias, quase o dobro do que em um treino de musculação.
É preciso ressaltar que a atividade não substitui a musculação, mas melhora o tônus e a força muscular.

Benefícios
> Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal
> Melhoria da postura
> Melhoria do equilíbrio muscular
> Diminuição da incidência de lesão
> Melhora da performance atlética
> Tem efeito positivo na saúde da coluna vertebral
> Aumento da eficiência dos movimentos
> Melhora do equilíbrio estático e dinâmico.

Disco Proprioceptivo
O nome PROPRIOCEPTIVO vem de PROPRIOCEPÇÃO que é a percepção do corpo através de um estímulo ou um movimento que desafia o sistema nervoso. Esse tipo de treinamento gera uma melhor adaptação e resulta na melhoria da capacidade física como coordenação motora, equilíbrio, força, velocidade, flexibilidade, além de atuar nas reabilitações de lesões. 
Os PROPRIOCEPTORES são órgãos sensitivos localizados nos músculos, tendões e ligamentos. Eles são responsáveis por receberem e transportarem para o sistema nervoso central informações variadas como: tensões, pressões ou distensões nas variadas partes do corpo. Recebendo estas informações, ele passa para o cérebro que decide como reagir para manter o equilíbrio em cada situação. Se você ficar em pé em uma só perna e fechar os olhos, para se manter equilibrado, você está usando a sua PROPRIOCEPÇÃO. Ela auxilia na sua capacidade de saber onde está cada parte do corpo no espaço a cada segundo.
Os desequilíbrios e instabilidades propositalmente geradas pelos treinamentos de propriocepção, ativam fibras musculares estabilizadoras que nunca poderiam ser atingidas com a estabilidade de máquinas ou num piso de superfície regular. Age na sensibilidade de posicionamento das articulações, no equilíbrio e na ativação muscular.
Esse tipo de treinamento é profundamente benéfico para as atividades da vida diária, porque da mesma forma que você não precisa olhar pra sua mão pra saber se ela está aberta ou fechada, o nosso corpo tem uma espécie de informante, os MECANORRECEPTORES, que avisam ao sistema nervoso central a força necessária para carregar um determinado pacote, por exemplo, ou até mesmo a velocidade para desviar de algo, mesmo que você não saiba precisamente a distância. Até mesmo graves lesões, o equilíbrio ideal para evitar uma queda em uma topada ou ao pisar num buraco e não cair. Eles também ajudam no aumento da auto-confiança e melhoram nosso tempo de reação. Para os praticantes de corridas de rua, este tipo de exercício é extremamente benéfico. Eles exercitam os receptores neurais a responder mais rapidamente os mecanismos de proteção a mudança do solo, uma topada, um buraco e até mesmo o simples caminhar em  um piso irregular onde seus tendões e articulações estarão mais protegidos de uma eventual torção ou algo parecido. 
Pra terminar, uma dica: sempre alongue. Os músculos reagem de formas diferentes e são classificados como ESTABILIZADORES - articulações, músculos bem intrínsecos e os MOBILIZADORES - responsáveis pelos movimentos articulares. O primeiro tem uma tendência ao enfraquecimento com a inatividade e o segundo tem uma tendência a se enrijecer e encurtar. Por isso a importância do alongamento. Sempre que for fazer exercícios que trabalham os músculos ESTABILIZADORES, é importante também alongar os MOBILIZADORES, se não sua atividade pode ser ineficiente.

Faixa Elástica ou Banda Elástica
A Faixa Elástica é um acessório bastante utilizado no treinamento funcional. Sua função é promover exercícios de resistência, podendo ser usada por praticantes de qualquer nível. Ela está disponível no mercado em diferentes resistências, tamanhos e cores. 
As de resistência mais suaves são indicadas para iniciantes e pessoas com o tipo físico intermediário. Existem outras que oferecem mais resistência para proporcionar mais trabalho aos músculos.
Além de promover a melhora na flexibilidade, a Faixa Elástica pode ser usada para exercitar, tonificar e fortalecer todo o corpo. Usá-la no seu treinamento proporciona inúmeras vantagens, veja algumas delas: 
- Pode ser utilizada em qualquer lugar – você pode levá-la para a praia, para o parque, para o trabalho (diferente de alguns aparelhos);
- Oferece apoio para os membros;
- Facilita alguns exercícios;
- Fortalece e alonga os músculos;
- Oferece resistência extra – mais efetiva do que os exercícios de solo por conta própria.

Abraços e ótimos treinos, aguardamos sua visita !!!
O Studio está situado à Rua Simão Bolívar, 1742 – Hugo Lange.

Paulo Vicente – Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário