Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Exercícios Fisicos auxiliam a passar no vestibular, diz estudo.

Em ano de vestibular não adianta se debruçar só sobre os exercícios das apostilas. Os exercícios físicos também podem fazer diferença no desempenho escolar, destacam os especialistas.
Para o neurologista especialista em Neuroeducação e Neurologia Infantil José Alexandre Bastos, os benefícios da atividade física para o cérebro são notados ao longo de toda a vida escolar, mas principalmente em épocas decisivas, como o temido vestibular. "É uma verdadeira maratona tanto pela duração quanto pelo número de provas a que os alunos são submetidos", destaca.
Os benefícios já foram até provados por uma pesquisa americana, que constatou que alunos em boa forma física tendem a se sair melhor nas provas do que os sedentários e obesos. "Exercícios físicos estimulam a liberação de neurotransmissores, como a endorfina e a dopamina, fundamentais para o bom funcionamento do cérebro e a sensação de bem-estar", explica Bastos.
Existem ainda mais benefícios para os estudantes. A atividade física promove uma descarga saudável de adrenalina no cérebro, deixando a pessoa mais atenta, com menos tendência à sonolência, além de ajudar a manter o índice de glicose no sangue, fundamental para a nutrição dos neurônios. Fazer exercícios regularmente também ajuda a espantar o estresse de tanto estudo, além de proteger o corpo contra dores e problemas posturais tão comuns nos adolescentes, principalmente por causa das longas horas de estudo.
Para isso, é preciso incorporar à rotina alongamentos antes e depois da atividade física e também durante o tempo dedicado ao estudo. Fazer musculação também pode ser uma boa alternativa já que é possível mexer com o corpo todo, desde que orientada por um profissional de educação física. Complemente com uma atividade aeróbica, como caminhada. A musculação também vai te dar mais resistência para permanecer sentado por muito tempo sem ter dores nas costas.
Respirar fundo diminui a tensão e é o primeiro passo para relaxar os músculos. Quando o músculo está tenso, menos oxigênio passa por ele. Quando respiramos fundo, uma quantidade maior de oxigênio chega ao músculo e permite o relaxamento.
Durante o estudo ou na hora da prova, respire profundamente entre cinco e dez vezes. Assim, uma quantidade maior de oxigênio vai chegar ao seu cérebro, te ajudando a relaxar e aliviar a tensão.

Boas Provas!!!



Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário