Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cuidados na prática de exercícios no calor

A prática de exercícios em dias com temperatura elevada é visto sempre como um grande desafio. Os pesos parecem estar mais pesados, o tempo na esteira parece custar mais a passar e o ar que inspiramos é sempre quente e insuficiente. Como se não bastasse a ardência nos olhos quando o suor entra em contato com o globo ocular, acabam tornando um feliz dia de treinamento com os amigos na academia uma verdadeira maratona. O nosso organismo possui uma série de mecanismos fisiológicos que visam mantê-lo em condições ideais para seu perfeito funcionamento. Por exemplo, quando começamos a correr a freqüência cardíaca e respiratória são aumentadas a fim de suprir a necessidade de oxigênio para os tecidos, e manter com isso um equilíbrio dinâmico do metabolismo. Deste modo, os dias quentes impõem ações de mecanismos fisiológicos no intuito de manter nosso corpo com uma temperatura adequada, já que pequenas mudanças neste aspecto podem ser muito nocivas ao organismo. A pratica de exercícios acelera o metabolismo aumentando com isso a temperatura corporal. Ocorre que em dias quentes esta resposta do organismo aos exercícios torna-se mais difícil.  Algumas medidas devem ser tomadas para evitar os efeitos desagradáveis do calor.
A principal medida está relacionada à hidratação. Como vimos a água é a principal moeda de troca para manter o equilíbrio térmico do organismo, precisamos eliminar calor com a evaporação do suor e com isso perdemos muito líquido promovendo graus de desidratação que podem ser prejudiciais. Logo a reposição de água deve ser intensificada. Alguns autores recomendam a ingestão de 400 a 600 ml de água gelada 20 minutos antes de exercitar-se, além de ingestões durante o exercício.
Cabe ressaltar que a sensação de sede nem sempre esta associada à desidratação, portanto a ingestão de água deva ocorrer independente da sede. A orientação de um nutricionista sobre a ingestão de água, minerais e outros nutrientes que impeçam a desidratação pode ser determinante para um bom desempenho nos exercícios. Outro cuidado que deve ser tomado é com a vestimenta. As roupas para treinar em dias quentes devem ser curtas e folgadas, permitindo a circulação livre do ar próximo da pele e deste modo facilitando a evaporação mais rapidamente. A cor também é importante, pois roupas escuras absorvem mais os raios luminosos e o seu calor radiante, ao ponto que roupas claras refletem estes raios de calor.
É importante colocar que por um lado o estresse térmico repetido, ou seja, a prática de exercícios em dias quentes, promovem ajustes termorreguladores que resultam em maior capacidade de resistir ao calor, fazendo com que deste modo os indivíduos treinados no calor resistam mais facilmente às temperaturas altas que indivíduos sedentários. Logo, dias quentes não devem ser um empecilho para prática de exercícios, basta tomar os cuidados necessários como vimos para continuarmos o programa de treinamento usufruindo assim de todos benefícios que o exercício proporciona.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário