Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sábado, 18 de março de 2017

Panturrilha em pé ou sentado, qual a diferença ?

          Sempre houve a dúvida, de qual exercício proporcionava maior exigência das panturrilhas, se na posição em pé, ou sentada, ou seja, com as pernas estendidas ou flexionadas. Também, qual exercício ajuda mais um atleta de corrida. A região conhecida como panturrilha é formada por um grupo muscular chamado tríceps sural – tríceps pois têm três músculos. São eles: o gastrocnêmio (com dois ventres) e o sóleo. Nos movimentos cotidianos ou nas prática de esportes eles trabalham juntos, sendo solicitados mais ou menos conforme varia o ângulo do movimento, mas quando vamos treinar esses músculos na sala de musculação é preciso variar a posição para que sejam treinados de forma semelhante, uma vez que variando o ângulo de flexão do joelho muda a solicitação do músculo.

Panturrilha sentado ou em pé: diferenças
A diferença não está se trabalhamos em pé ou sentados, mas se estamos com os joelhos flexionados ou estendidos. Veja que no leg press estamos sentados, mas os joelhos estão estendidos.
  • Joelhos flexionados: sóleo
  • Joelhos estendidos: gastrocnêmio
                 Isso se refere ao músculo com maior ação naquela posição e acontece desta forma pois eles têm uma característica anatômica bem diferente: o sóleo é mono-articular e o gastrocnêmio é biarticular.
          Para entender o que isso significa pense no seguinte: só conseguimos movimentar os segmentos do corpo, fazendo a flexão ou extensão, porque os músculos cruzam as articulações. Eles agem como se fossem uma cordinha que “puxa” aquele segmento em determinada direção, permitindo o movimento do mesmo.
             Quando o músculo cruza apenas uma articulação ele é mono-articular, quando cruza duas articulações é biarticular. A imagem abaixo mostra a anatomia da panturrilha, e os músculos dos quais estamos falando. Observe que o gastrocnêmio cruza duas articulações, joelho e tornozelo, e o sóleo cruza apenas a articulação do tornozelo. 
             Sendo assim dependendo da posição um músculo acaba sendo mais solicitado do que o outro. Neste caso quando estamos com o joelho estendidos o gastrocnêmio trabalha mais do que o sóleo. Quando estamos com os joelhos flexionados o sóleo trabalha mais que o gastrocnêmio. Por isso a importância, na sala de musculação, de trabalhar nas duas posições para buscar a melhora na capacidade de produzir força de ambos, uma vez que no dia a dia a solicitação pode variar bastante, principalmente em função do tipo de atividades desenvolvida. Na corrida também é aconselhável trabalhar integralmente os músculos, nas duas posições.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário