Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sábado, 19 de abril de 2014

Médico explica benefícios do chocolate e riscos do excesso

A semana da Páscoa chegou com uma variedade tentadora de chocolates para o consumidor manter a tradição de se deliciar com os saborosos ovos, bombons e barras de chocolate. É um período que muita gente costuma exagerar no consumo desta iguaria, mas deve ficar atento porque o excesso pode provocar aumento de peso, enxaqueca e irritações no estômago e na mucosa intestinal, mas especialistas garantem que comer chocolate com moderação pode trazer benefícios.

O médico Danilo Valadares que é nutrólogo explica que existem seis tipos de chocolate e o mais saudável é o amargo. “O chocolate branco não tem a semente do cacau, por isso tem maior teor de gordura e açúcar. O ao leite tem cacau, leite, açúcar e gordura que pode ser vegetal. O chocolate sem lactose, possui leite de soja substituindo o de vaca. O diet é o chocolate que tem quantidade de açúcar muito reduzida, porém a quantidade de gordura sempre é maior, portanto tem mais calorias que o chocolate comum. O meio amargo possui de 40 a 55 % de cacau, somados a açúcar e manteiga de cacau. Já o chocolate amargo ou negro possui 60 a 85 % de cacau, com menores quantidades de gordura e comprovadamente, melhora a saúde de quem o consome”, garante.

Fazendo o consumo consciente o chocolate pode trazer benefícios à saúde. Ele tem cálcio, proteína, gordura, açúcar, e substâncias importantes como algumas vitaminas. O grande problema é a quantidade.

Mas como resistir a tanta tentação? Uma barra de chocolate de 150 gramas tem aproximadamente 800 calorias. O ideal é ingerir em doses homeopáticas, de dois a três quadradinhos por dia. Aproximadamente 10 a 15 gramas de chocolate. “Consumindo mais de 30 gramas por dia pode ocorrer o aumento de peso e anula os efeitos benéficos. É importante lembrar que quando falamos de melhora da saúde, falamos de chocolate amargo. Quanto maior o percentual de cacau, melhor”, orienta.

Riscos
Mas o excesso pode trazer dor de cabeça. “Se comer muito chocolate os efeitos colaterais podem ser imediatos ou tardios. Os imediatos são diarreia, azia, agitação e insônia. Os efeitos colaterais tardios são o aumento de peso e formação de cálculos renais em pessoas susceptíveis”, orienta o nutrólogo.

Benefícios
O chocolate oferece vários benefícios, possuindo ação nos sistemas nervoso, endócrino, cardiovascular e intestinal. “O chocolate possui favonóides, teobromina e cafeína que, quando consumidos na quantidade ideal, deixam o indivíduo mais ativo, disposto concentrado. O chocolate possui também triptofano e outras substâncias que promovem o aumento da produção de serotonina, que é o neurotransmissor relacionado ao prazer e bom humor, promovendo a sensação de bem estar, podendo até reduzir sintomas de fadiga crônica, estresse e TPM. No sistema endócrino o chocolate promove o aumento dos níveis do hormônio chamado de leptina, que promove a inibição do apetite e inibe o esvaziamento gástrico. Usado em pequenas quantidades o chocolate pode sim ajudar a diminuir o peso”, afirma Danilo Valadares Barroso.

O chocolate amargo tem alto teor de cacau e baixa quantidade de açúcar. “Ele age de forma a diminuir a resistência a insulina, o que favorece o controle da diabetes. É importante ressaltar que a quantidade de chocolate nestes casos tem que ser extremamente controlada, de forma a não ultrapassar a quantidade recomendada do consumo de açúcar. O chocolate amargo possui grande quantidade de polifenóis que possuem ação antioxidante e promovem a redução dos níveis do colesterol LDL no sangue, diminuindo o depósito deste nas paredes dos vasos, prevenindo assim doenças como o AVC e o Infarto Agudo do Miocárdio. Estas substâncias também promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e melhorando a saúde do coração. O consumo de chocolate amargo reduz a incidência de câncer intestinal devido a grande quantidade de antioxidantes”, recomenda.

Daniel Valadares explica que por ser rico em antioxidantes e vitaminas A, E e do complexo B, o chocolate possibilita um melhor funcionamento celular e reduz a ação dos radicais livres sobre as células, além de diminuir o envelhecimento. “É importante ressaltar que os estudos médicos já comprovaram que o chocolate não causa acne”, finaliza.
fonte: http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2014/04/medico-de-se-explica-beneficios-do-chocolate-e-riscos-do-excesso.html?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=17%2F04%2F2014+-+INFORMATIVO+INSPIRAR+-+82

Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário