Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sexta-feira, 24 de junho de 2016

DIA DO ATLETA OLÍMPICO

 Aos 23 dias do mês de junho celebra-se, a nível internacional, o Dia Olímpico. A comemoração dessa data remete à criação do Comitê Olímpico Internacional no ano de 1894. Sendo assim, o Dia Olímpico é também o dia de aniversário do comitê que assentou as bases para o desenvolvimento dos jogos olímpicos na idade contemporânea. A principal personalidade relacionada com o reavivamento dos jogos modernos foi Pierre de Frédy, conhecido como Barão de Coubertain.
O Barão Pierre de Coubertin, como o próprio nome diz, era membro da aristocracia francesa e uma figura com interesse em promover a integração entre as nações em uma época em que a rivalidade entre elas era eminentemente acirrada, haja vista que, no século XIX, o nacionalismo era a ideologia predominante. A proposta inicial de Coubertain foi apresentada na União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos (USFSA), na ocasião de seu 5º aniversário, no ano de 1892. Houve aclamação da proposta, porém a maior parte das pessoas que apreciaram o projeto de Coubertain não compreendia a sua dimensão.
Da apresentação da proposta à institucionalização do comitê demoraram dois anos. Em 23 de junho de 1894, o Comitê Olímpico Internacional foi formado, tendo como presidente o grego Demetrius Vikelas e como secretário-geral o próprio Barão de Coubertain.
Demoraram mais dois anos para que fossem realizados os primeiros jogos olímpicos, na cidade de Atenas, entre os dias 06 e 15 de 1896. Inicialmente, a proposta tinha como destino para a realização dos jogos a cidade de Paris. Porém, dada a relação histórica que a Grécia tinha com a tradição olímpica (e sendo o presidente do comitê um grego), optou-se pela cidade de Atenas como sede.
Do mesmo modo que, na Grécia Clássica, a cidade de Olímpia sediava os jogos atléticos (dedicados ao deus Zeus) com o objetivo de estabelecer tréguas nas guerras em que estavam inseridas as cidades-estado helênicas, os jogos olímpicos modernos, estimulados pelo Comitê Olímpico, também objetivavam a inserção de uma atmosfera amistosa entre as nações europeias.
No caso específico do Brasil, o dia 23 de junho também é dedicado à comemoração do Dia Nacional do Esporte.

Paulo Vicente - Personal Trainer


Nenhum comentário:

Postar um comentário