Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

terça-feira, 16 de outubro de 2012

16 de outubro - DIA MUNDIAL DA COLUNA - Saiba como prevenir dores.

16 de outubro – Dia Mundial da Coluna: Saiba como prevenir e tratar as dores que já atingem mais da metade da população brasileira!

80% dos brasileiros sofrerão desse mal pelo menos uma vez na vida. O problema é uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil. É a partir dos 40 anos que você começa a perceber com mais freqüência os efeitos de uma vida inteira de erros de postura, uma herança de maus hábitos na hora de usar o computador, segurar o telefone com o ombro ou até mesmo de se sentar para realizar uma tarefa ou descansar. As dores começam a ser diárias, você já não acha uma posição confortável e vira um viciado dos relaxantes musculares. É hora de procurar um médico e buscar o tratamento adequado. A dor nas costas é a segunda causa mais freqüente de visitas a consultórios médicos e de faltas no trabalho. Só perde para a enxaqueca. Oitenta por cento dos brasileiros vão se queixar de dor nas costas em algum momento da vida, de acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Na maioria das vezes, para resolver o problema não é preciso tomar medidas radicais. O melhor remédio é mudar hábitos simples. É preciso fazer um trabalho em cima da postura, consertar hábitos errados, reforçar a musculatura e controlar o peso. A prática de exercícios é fundamental, para fortalecer a musculatura do tronco. Fazer caminhadas e alongar o corpo ao longo do dia são medidas simples que dão resultados rápidos quando os primeiros sintomas aparecem, se você se conscientizar que o alongamento é parte da tarefa que você precisa realizar, já terá adotado uma importante medida para prevenir a dor nas costas. Lembrando que o alongamento deve ser feito antes, durante e depois da tarefa. O sobrepeso é um fator agravante, que ajuda a piorar os sintomas e dificulta o tratamento, é como se o indivíduo estivesse carregando uma carga desnecessária, excedente que, certamente, causa complicações e pode levar a problemas crônicos como a artrose.
Conheça os inimigos da sua coluna:
• Postura inadequada durante as atividades físicas.
• Uso de calçados inapropriados, como tênis errado para o tipo da pisada.
• Sedentarismo.
• Ganho de peso
• Ergonomia inadequada, no trabalho (mesa e cadeira) e em casa (cozinha, colchão, sofá).
• Bolsas e mochilas muito pesadas.
• Colchão e travesseiro inadequados.
• Uso de notebook no colo.
• Banco de carro fundo, embreagem ou pedais muito duros.
• Movimentos repetitivos ou posturas que se mantêm por longos períodos, assim como a sobrecarga da região lombar.

 fonte: http://agitosp.wordpress.com/2012/10/16/16-de-outubro-dia-mundial-da-coluna-saiba-como-prevenir-e-tratar-as-dores/

A atividade física é recomendada, porém procure um profissional capacitado !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário