Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Conheça as Cidades mais Amigas das Bikes !!!

 A Copenhagenize, empresa dinamarquesa especializada em consultoria, planejamento, marketing e comunicação de ações ligadas ao uso da bicicleta como meio de transporte, lançou o Copenhagenize Report: ranking das 20 cidades mais amigáveis aos ciclistas de todo o mundo.
Ao longo de seis meses, informações e estatísticas de 80 grandes cidades foram avaliadas por especialistas da empresa, que pontuaram cada uma delas de zero a 64. Sem surpresas, a cidade holandesa de Amsterdã ficou em primeiro lugar, com 54 pontos.
Segundo a pesquisa, a cidade foi bem em praticamente todas as categorias avaliadas, como infraestrutura, instalações e políticas públicas. “A atmosfera ciclística é relaxante e prazerosa. Esse é o único lugar no planeta onde o sentimento de risco ao pedalar não existe”, diz o documento.
Mas, apesar de todas as qualidades, ainda há o que melhorar, dizem os especialistas da Copenhagenize. Segundo o texto, Amsterdã pode utilizar mais ideias criativas e inovadoras para reforçar as condições de ciclismo e aumentar ainda mais o uso do modal.
O segundo lugar ficou com Copenhagen, que atingiu 52 pontos, seguida por Barcelona, com 45, Tokio e Berlin, ambas com 41 pontos.

Rio de Janeiro
De acordo com os responsáveis pelo ranking, a lista trouxe algumas surpresas – uma delas foi a presença do Rio de Janeiro. Em 18º lugar, com 30 pontos, a cidade carioca é a única brasileira da lista e ficou na frente de metrópoles como Viena e Nova York.
Segundo a publicação, a classificação positiva se deve à possibilidade dos ciclistas se deslocarem de uma ponta à outra da cidade através de uma infraestrutura de bicicleta separada da via dos veículos. Ainda segundo o documento, o Rio possui ciclovias desde 1992 e permite que uma pessoa se desloque do aeroporto Santos Dumont até o centro da cidade de bike.

Por outro lado, os especialistas listaram alguns problemas a serem avaliados na cidade brasileira. Segundo eles, o limite de velocidade para carros nas vias próximas às ciclovias de 70 km/h é “insano”. “As ciclofaixas do início dos anos 1990, e as extensões posteriores, foram visionárias, mas agora é hora de pensar grande e rápido. O número de carros nas ruas está aumentando e é necessário agir. O que o Rio fará para implementar a infra-estrutura ciclistica até as Olimpíadas em 2016 irá determinar o futuro da bikes na cidade. O mundo está assistindo, Rio de Janeiro, concluem.

Veja abaixo o ranking final da Copenhagenize Report :

1º – Amsterdã
2º – Copenhague
3º – Barcelona
4º – Tóquio
5º – Berlim
6º – Munique
7º – Paris
8º – Montreal
9º – Dublin
10º – Budapest
11º – Portland
12º – Guadalajara
13º – Hamburgo
14º – Estocolmo
15º – Helsinki
16º – Londres
17º – São Francisco
18º – Rio de Janeiro
19º – Viena
20º – Nova York

Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário