Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Se ficar sem treinar por algum tempo perderei o trabalho do ano?

Grandes amigos, nesta época é normal uma redução nos treinamentos. Mas com esta redução perderei todo o trabalho do ano? Então responda à seguinte pergunta: quando você dá uma parada no treinamento, seu corpo começa a perder a forma: a) depois de alguns meses; b) depois de algumas semanas; c) depois de alguns dias; d) quase imediatamente. A maioria dos corredores acredita que a resposta correta é a (d), e que os ganhos de anos de treinamento estarão a perigo de rapidamente evaporarem no ar. Esse comportamento é manifestado com atitudes como correr desenfreadamente, treinos dobrados, e a propensão de correr em condições potencialmente perigosas, tempestades com raios, e com bronquite.
A boa notícia é que a taxa na qual o destreinamento acontece é mais lenta do que você imagina. De fato, a maioria dos elementos do seu condicionamento físico diminui na mesma taxa com a qual se eleva. Vamos examinar as evidências sobre quanto tempo leva para que as melhoras fisiológicas se percam e que a performance na corrida diminua significativamente quando você tiver que parar de treinar devido à uma lesão ou doença, ou quando você fizer uma parada planejada no treinamento.
Um número surpreendentemente grande de estudos científicos têm sido conduzidos sobre o destreinamento e, embora nem todos os resultados cheguem às mesmas conclusões, há uma consistência razoável. Os jornais "Medicine and Science in Sports" e "Sports & Exercise and Sports Medicine" recentemente publicaram revisões de 60 estudos sobre destreinamento, o que dá uma boa idéia da velocidade que você pode esperar perder as adaptações ao treinamento conseguidas com tanto trabalho.

A tabela abaixo resume algumas das adaptações fisiológicas que acontecem de 2 a 4 semanas sem treinamento. Seu VO2 máximo diminuirá até 10%, principalmente devido à redução do seu volume de sangue. Uma das adaptações dos exercícios de resistência é a elevação no volume sanguíneo, e quando você para de treinar essa adaptação é perdida relativamente rápido. Quando o seu volume de sanguíneo diminui, menos sangue retorna ao seu coração para ser bombeada a cada batida. Isso significa que o volume de sangue bombeado a cada batida do coração diminui. Desta forma, sua freqüência cardíaca aumenta para correr no mesmo ritmo que antes.

Outros efeitos do destreinamento incluem perda de flexibilidade, diminuição do ritmo no limiar de lactato, e grande redução na concentração de glicogênio nos músculos e atividade aeróbica da enzima. O interessante é que quanto mais em forma você está, maiores deverão ser a perdas.

Efeitos fisiológicos de 2-4 semana de destreinamento:
VO2 máximo: diminui 4-10%
Volume de sangue: diminui 5-10%
Freqüência cardíaca: sobe 5-10%
Volume bombeado por batida do coração: diminui 6-12%
Flexibilidade: diminui
Limiar de lactato: diminui

E com relação a apenas reduzir o treinamento?

Se você diminuir o volume de treinamento (a freqüência com que treina ou a distância percorrida), poderá manter seu nível de condicionamento por um período surpreendentemente longo. Estudos têm descoberto que quando a freqüência ou duração dos treinos são reduzidas (ao mesmo tempo que a intensidade é mantida), o condicionamento aeróbico é mantido por até 15 semanas. Porém, quando a intensidade do treinamento é reduzida (ao mesmo tempo em que o volume é mantido), o condicionamento aeróbico decai mais rapidamente. Então, se você precisar reduzir o volume de treinamento, a chave para não perder performance é manter a intensidade.

fonte: http://www.copacabanarunners.net/destreinamento-2.html

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário