Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

CORRIDA ENVELHECE?!

AFINAL… CORRIDA ENVELHECE?

Grandes amigos, pesquisando na internet, encontrei uma matéria sobre Corrida x Envelhecimento bem bacana e compartilho com vocês. Algumas questões sobre a corrida, se ela realmente envelhece ou se ela seria a responsável por deixar com o bumbum “caído” ou com a pele do rosto flácida. Pesquisas e informações dadas por um médico que trata vários atletas esclarece estas questões.

Mesmo em tom de boatos, essa questão é relevante, porque preocupa uma boa parte dos corredores, eu diria que em especial, as mulheres. Se correr realmente envelhece, teríamos que mudar nossos conceitos? Teríamos que parar com esse esporte que hoje tem tantos adeptos para não ficar com a aparência mais envelhecida? Acho que a melhor forma de saber a verdade disso tudo é procurar na literatura científica e tentar desvendar essa questão.

Segundo Dr. Ronaldo Arkader, as informações são as seguintes:

Infelizmente, por alguns motivos que não nos cabe explicar, algumas pessoas preferem utilizar argumentos depreciativos para que percamos a vontade por alguma coisa, por exemplo comer – “você está gordinha”, dieta – “você vai ficar flácida”…E assim por diante. Isso também acontece com quem gosta de correr.
Quem disse que correr envelhece? Tentarei utilizando a literatura médica desmistificar tal discussão.

Após realizar busca em sites médicos nacionais e internacionais específicos, utilizando as palavras-chave: corrida, corredor, radical livre, estresse oxidativo e envelhecimento em homens e mulheres (pois existem mais de 500 artigos com animais), chegamos às seguintes conclusões:

Sabemos que atividade física de forma aguda e crônica, intensa e contínua libera radicais livres, tais radicais livres foram associados a várias doenças e foram estudados principalmente em animais. Em homens, é escasso trabalhos comparando grupos sedentários e não sedentários.

Trabalho realizado em 1987 comparando aproximadamente 800 pessoas com idade entre 52 anos e 70 anos que praticavam corrida de longa distância e sedentários na mesma faixa etária, observou que o grupo corredor era mais saudável.
Outro artigo, muito interessante de revisão propõe a utilização de mediadores liberados durante o exercício como fonte de medicamento para proteção do cérebro. Outro grupo publicou melhora da circulação em corredores devido a liberação de óxido nítrico.

Editorial de uma revista médica, concluiu o seguinte: quem corre libera radicais livres, porém, essas pessoas (a maioria delas) se alimenta bem (qualidade e quantidade – sempre supervisionado por nutricionista), suplementa corretamente (sempre supervisionado por nutricionista) e, então, provavelmente poderá haver tamponamento de tal reação no organismo.

Um artigo que revisou mais de 30 pesquisas sobre osteoartrite x corrida de longa distância mostra que não há evidências palpáveis de que a corrida acelere ou provoque o desgaste das articulações em pessoas SEM histórico deste tipo de lesão. SEM HISTÓRICO!!!

Um outro artigo, esse mais completo, relata que, a corrida de longa distância em doses MODERADAS, ajuda a combater o stress oxidativo ( que é o responsável pela formação de radicais livres que aceleram o envelhecimento) e que o exagero acaba aumentando esse mesmo stress.

Um estudo realizado pela UNIFESP e pelo Instituto Paulista de Medicina Preventiva, avaliou o desempenho de corredores e chegou à conclusão de que, durante a corrida INTENSA, a liberação de radicais livres é realmente maior do que em quem não pratica uma atividade física de alta intensidade. Mas, por outro lado, quando em repouso, os atletas produzem mais substâncias antioxidantes. Então, há uma compensação. Além disso, normalmente quem corre, segue uma dieta balanceada que acaba sendo rica em alimentos antioxidantes (ou pelo menos deveria ser assim!), o que ajuda ainda mais a reverter o prejuízo.

Em relação à flacidez da pele, segundo os artigos, ela ocorre em atletas, ainda que amadores, mas de alta performance, que treinam para participar de muitas maratonas (onde a carga de corrida é muito maior), que treinam sob o sol e alimentam-se de forma incorreta. Além disso, porque dá a impressão que o bumbum cai? Porque quem corre, normalmente perde muita gordura, então, essas regiões onde se tem gordura, normalmente diminuem bastante.

Segundo especialistas, o corpo humano não foi feito para ficar parado. A corrida, assim como qualquer outra atividade física, traz energia, resistência e melhora o condicionamento cardíaco e imunológico. Além disso, ajuda a prevenir doenças como hipertensão, osteoporose e depressão, por exemplo.

Então, se você corre apenas “for fun”, pode se despreocupar. Procure um bom professor de Educação Física para montar seus treinos, tenha disposição, seja feliz e não se preocupe em envelhecer por conta da corrida!! Vale aqui aquele ditado: “A diferença entre o veneno e o remédio está na dose”.
Fonte: http://www.suacorrida.com.br/blog/afinal-corrida-envelhece/

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário