Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Nucrisa divulga balanço da Operação Narciso III e lança campanha contra uso de anabolizantes

Policiais civis do Núcleo de Repressão aos Crimes Contra a Saúde (Nucrisa) divulgaram, nesta quarta-feira (10), o balanço da Operação Narciso III, realizada para combater o uso de anabolizantes em Curitiba e Região Metropolitana. A operação, que teve apoio de integrantes do Conselho Regional de Educação Física (CREF-PR), Conselho Regional de Medicina (CRM-PR), e Vigilância Sanitária de Curitiba, foi uma ação preventiva que deu início à campanha estadual contra o uso de anabolizantes.

A operação foi realizada no início desta semana em academias de Curitiba e Região Metropolitana. Quatorze pessoas foram presas e houve 14 apreensões de anabolizantes ou remédios não permitidos no País. Também houve a interdição de 15 estabelecimentos e 17 intimações para regularização. A Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Educação Física emitiram 50 infrações.

De acordo com a delegada-adjuntada do Nucrisa, Sâmia Coser, a comercialização desses produtos é crime hediondo, com pena de até 15 anos de prisão. “A operação conjunta teve como objetivo mostrar para a população que, além das consequências para a saúde que essas substâncias podem trazer, a sua comercialização é crime hediondo. Isso significa que a pessoa cumprirá ao menos dois quintos da pena em regime fechado, ou seja, ficará quatro anos em detenção”, afirma. No caso de flagrante, não é possível arbitrar fiança.

CAMPANHA - A ação pretende conscientizar sobre os riscos à saúde que o uso de anabolizantes para ganho de massa muscular podem causar. Outro ato da campanha foi a edição de uma resolução pelo Conselho Regional de Educação Física, que determina a obrigatoriedade da divulgação da proibição do uso de anabolizantes dentro das academias. Um cartaz institucional com informações sobre as consequências do uso e os crimes relacionados ao comércio dessas substâncias será fornecido a estabelecimentos do gênero de todo o Paraná, que deverão obrigatoriamente afixá-lo em local de grande circulação.

Para o presidente do CRM-PR, Alexandre Gustavo Bley, a campanha é um serviço de cidadania. “A população precisa ser informada sobre os grandes riscos que envolvem o uso de anabolizantes. A busca por um corpo além dos limites do organismo pode trazer sérios riscos à saúde”, explica.

De acordo com Bley, o uso de anabolizantes causa impotência sexual, calvície, aparecimento de mamas, acne, agressividade, alucinações, risco de trombose, AVC, hipertensão arterial, câncer, distúrbios no fígado, surgimento de pelos além do normal (em mulheres) e infarto. Dentre os malefícios há também casos em que adolescentes podem parar de crescer antes do tempo e ter um desenvolvimento sexual precoce.

O vice-presidente do CREF-PR, César Macuco, também ressalta a importância da campanha. “Precisamos incentivar a população a se exercitar corretamente. Malhar certo traz ganho de massa muscular saudável, redução da gordura corporal, além de outros inúmeros benefícios para o organismo”, defende.

fonte: http://www.seguranca.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=6269&tit=Nucrisa-divulga-balanco-da-Operacao-Narciso-III-e-lanca-campanha-contra-uso-de-anabolizantes

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário