Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sábado, 24 de novembro de 2012

DOR LOMBAR x CORRIDA

Grandes amigos, como estão se intensificando os trabalhos de corrida neste final de ano, trago mais informações para que os treinos sejam corretos, sem lesões. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 80% das pessoas em todo o mundo sentem ou sentirão em algum momento de suas vidas dores nas costas. Mesmo atletas e corredores amadores também referem ter a conhecida lombalgia, termo utilizado quando há dor na região lombar.
A corrida é uma atividade repetitiva e que envolve muito impacto por um tempo prolongado e como todas as articulações, a coluna vertebral também sofre. Para dar sustentação ao nosso corpo e manter uma boa postura na corrida é necessário que a musculatura do tronco esteja forte o suficiente para ser capaz de suportar a sobrecarga imposta pelos impactos. Além disso também se faz necessário que o tênis utilizado seja adequado, tanto no que diz respeito ao amortecimento, como no posicionamento da pisada.
Na maioria dos casos de lombalgia, não há problemas graves na coluna, mas a presença de dor está geralmente relacionada às alterações mecânicas causadas pelos desequilíbrios musculares. O enfraquecimento dos músculos do tronco, como os abdominais e paravertebrais (músculos dorsais), além de encurtamentos de músculos dos membros inferiores leva à sobrecarga na região lombar ocasionando dor e má postura. Essa alteração mecânica associada a treinamentos excessivos, solo irregular, corrida em terrenos com aclive e declive e uso de tênis inadequado podem facilitar ou intensificar a presença da dor.
A melhor forma de proteger a nossa coluna é realizar um treino direcionado para a estabilização tóraco-lombar, ou seja, realizar o fortalecimento dos paravertebrais e abdominais (região conhecida como CORE). Com o core fortalecido há mais controle corporal, equilíbrio muscular e principalmente estabilização de tronco garantindo assim a boa postura e a absorção do impacto imposto pela corrida.
A prevenção é sempre a melhor forma de evitar que lesões e dores apareçam. Nunca deixe de associar aos seus treinamentos de corrida exercícios para o condicionamento global do seu corpo, como abdominais. Não se esqueça de incluir atividades que fortalecem a região do CORE, dessa forma sua coluna vai estar mais protegida. Sempre se oriente com um profissional qualificado.
Por isso, não reclamem quando seu personal passar abdominais. Ótimos treinos !!!!
 
Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário