Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

terça-feira, 17 de julho de 2012

Anvisa faz alerta sobre suplementos alimentares com DMAA

Grandes amigos, uma matéria recente sobre suplementos alimentares não regularizados no Brasil, realizada pela Band, muito importante, vale a pena conferir.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alertou nos últimos dias para o perigo no consumo de alguns suplementos alimentares que contêm a substância DMAA (dimethylamylamine). Segundo a agência, a ingestão dos produtos Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black, quem contêm entre outros, pode causar graves danos à saúde das pessoas.
Segundo a Anvisa, diante de uma determinação como essa, os produtos devem ser retirados imediatamente do mercado e o consumidor deve suspender o uso imediatamente. Ainda segundo a agência, a pessoa que faz uso de medicamentos com essas substâncias têm como reaver o dinheiro gasto com os produtos.
O órgão informou ainda que a recomendação sobre os suplementos Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black, entre outros, foi feita, pois eles “não são seguros para o consumo como alimentos ou contêm substâncias com propriedades terapêuticas, que não podem ser consumidas sem acompanhamento médico”. Por isso, podem causar problemas como “efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar até a morte”.

Promessas
A Anvisa ressalta ainda que esses produtos, em geral, são associados a promessas de emagrecimento rápido, mas o consumidor deve ter cuidado, pois muitos deles “não estão regularizados junto à agência e são comercializados irregularmente em nosso país”.
A nutricionista Maria Claudia dos Santos, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz, diz que “não é difícil surgir no mercado substâncias que prometem o corpo ideal sem esforço. Atualmente temos ouvido falar de dois desses produtos, o Lipo 6 Black e Jack 3D. O primeiro é um termogênico, que promete manter sua massa muscular enquanto queima a gordura. O segundo é um suplemento pré-treino que promete aumentar sua intensidade”, explica a especialista.

Efeitos colaterais
Ainda de acordo com Maria Claudia, os efeitos são diversos sendo desde náuseas, vômitos até aumento da pressão arterial, AVC (Acidente Vascular Cerebral), dilatação dos vasos, euforia, aumento da frequência cardíaca, dependência, alucinações, entre muitos outros. “Algumas dessas substâncias são hormônios que podem afetar ao funcionamento da tireoide, outras são substâncias encontradas em alguns medicamentos antidepressivos de tarja preta”, alerta a nutricionista.
Portanto, para quem estiver fazendo o uso de algumas dessas substâncias, deve procurar um especialista. Além disso, “Sempre que a pessoa, atleta ou não, for iniciar com qualquer tipo de suplementação deve procurar um especialista, médico ou nutricionista, para saber os riscos e a real necessidade desse tipo suplementação, pois o consumo inadequado dos produtos causam danos à saúde”, aconselha Maria Claudia.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário