Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

TOP TRAINER AWARDS 2019

 Quando optei por cursar Educação Física, tinha uma imagem um pouco além daquilo que todos falavam. A impressão era que conseguia ver um pouco mais do que uma simples disciplina escolar, ou uma atividade de fitness na academia. Quando me formei, tive a certeza de que estava certo !!! Quando você "sai da casinha", você percebe que a importância da Educação Física atinge a sociedade inteira. Se alguém consegue produzir mais em um trabalho, provavelmente é porque cuida da sua saúde e na maioria dos casos orientado por um Personal Trainer, se alguém tem uma qualidade de sono melhor, muitas vezes tem a orientação de um Personal Trainer, se alguém tem disposição para aproveitar as horas de lazer, provavelmente é porque está com a saúde em dia, e provavelmente orientado por um Personal Trainer. Ou seja, para se tornar um Personal Trainer, não basta ter uma barriga tanquinho, ou treinar todos os dias. O conhecimento técnico é obrigatório, envolve biomecânica, anatomia, cinesiologia, entre outras disciplinas. Mas além disso, você tem que conhecer seu cliente, ter noções de gestão de pessoas e perfis comportamentais, marketing, idiomas, conhecer a legislação da Educação Física, seu código de ética, sua contra-partida social, seu Conselho, estratégias de administração, psicologia, etc... Todo este conjunto é apenas UMA PEQUENA parte do foi colocado à prova para mim neste final de semana na cidade de São Paulo, durante a final do Top Trainer Awards, que reuniu os 10 melhores Personals Trainers do país, depois de uma longa seleção que durou 100 dias, com mais de 4.000 inscritos. Não tenho dúvidas que estar lá me deixou EXTREMAMENTE feliz, mas também tenho a certeza que preciso muito, mas muito mais de conhecimento e dedicação à profissão. Esta medalha (a da foto), recebi das mãos do Vice-Presidente do CREF /SP, em reconhecimento ao trabalho prestado como TOP TRAINER. Agradeço demais a todos que me apoiaram neste evento, minha família, meus amigos e meus alunos/clientes. Agradeço a WTTC na pessoa de seu gestor Cris Parente, e a toda a organização deste evento que com certeza marcará para sempre minha atuação profissional.

Paulo Vicente - Personal Trainer

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

OMS: 80% dos adolescentes no mundo são sedentários

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um novo plano para aumentar a prática de atividades físicas até 2030. Em todo o mundo, 20% dos adultos e 80% dos adolescentes não praticam exercícios com frequência e intensidade adequadas para sua faixa etária. Sedentarismo pode agravar riscos de doenças crônicas não transmissíveis.
Atualmente, a agência da ONU recomenda que crianças e adolescentes de cinco a 17 anos pratiquem pelo menos 60 minutos diários de atividade física — moderada a intensa. Pelo menos três vezes na semana, os exercícios devem incluir atividades que fortaleçam os músculos e os ossos. Quatro em cada cinco jovens de 11 a 17 anos são considerados insuficientemente ativos pela OMS.
Entre os adultos, a prática de atividade física moderada deve chegar a pelo menos 150 minutos ao longo da semana. Caso a pessoa prefira atividades intensas, a duração cai para pelo menos 75 minutos semanais. Também é possível combinar exercícios que exigem mais ou menos do corpo. Atividades para o fortalecimento da musculatura devem ser feitas em dois ou mais dias da semana e contemplar os grandes grupos musculares.
O sedentarismo é mais do que um desafio para a saúde: seus custos financeiros também são enormes. Globalmente, a inatividade física custa 54 bilhões de dólares em assistência médica direta. Do montante, 57% ficam a cargo do setor público. Outros 14 bilhões de dólares em perdas econômicas são atribuídos a quedas de produtividade.
A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis, como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero. Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos.
Plano global
O plano da OMS visa aumentar a prática das atividades físicas em 15% no período 2018-2030. A estratégia aborda 20 áreas políticas para tornar espaços públicos mais propícios à prática de exercícios para pessoas de todas as idades e habilidades. Objetivo é incentivar mais caminhadas, ciclismo, esportes, recreação ativa, dança e jogos.
A OMS também está lançando uma campanha de conscientização: Sejamos ativos: todos, em todos os lugares, todos os dias (tradução livre para o português de Let’s Be Active: Everyone, Everywhere, Everyday). Iniciativa encoraja os governos e as autoridades municipais a estimular a prática de atividades físicas entre a população. O projeto realizou a primeira caminhada da OMS em 20 de maio, em Genebra, às vésperas da Assembleia Mundial da Saúde. Corrida atraiu mais de 4 mil pessoas.

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 20 de outubro de 2019

20 de Outubro - Dia Mundial da Osteoporose - Saiba como Prevenir


O que é a osteoporose?
Pensamos nos ossos como estruturas rígidas e firmes que mal se alteram. Na verdade, num corpo saudável existe um equilíbrio constante entre a formação e a degradação de substância óssea. Contudo, se se degradar mais osso do que aquele que se forma, dá-se uma perda de substância óssea. Aqui começa a osteoporose. Os ossos perdem rigidez e tornam-se mais quebradiços. As regiões mais afetadas são os antebraços e as coxas, para além da coluna vertebral. Vértebras lesionadas partem e ocorrem deformações permanentes, como a típica corcunda, uma forma de cifose que se atribui exclusivamente à osteoporose. Os sinais de alarme de perda anormal de osso são dores fortes na zona da coluna ou do esterno. São indicadoras de que uma ou mais vértebras estão partidas.
Calcula-se que mais de oito milhões de pessoas sofram de osteoporose, das quais cerca de 80 % são mulheres. A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a osteoporose na lista das dez doenças mais significativas do mundo. Para isso, foram determinantes as consequências da doença nos pacientes, bem como os custos com o tratamento.
Causas – Por que razão os ossos se tornam quebradiços?
  • Osteoporose primária: Em cerca de 95 % dos casos de osteoporose, trata-se de osteoporose primária. Na osteoporose tipo I, são sobretudo afetadas mulheres após a menopausa. A primeira fratura óssea ocorre, normalmente, oito a dez anos depois da última menstruação. São especialmente afetadas as vértebras da coluna vertebral lombar. Na osteoporose tipo II, a primeira fratura óssea ocorre após os 70 anos. Afeta sobretudo mulheres (dois terços). Além da coluna vertebral, são afetados também os ossos longos da coxa e do braço. Os fatores de risco para o desenvolvimento de uma osteoporose primária são predisposição familiar, estado hormonal (momento mais tardio da primeira e momento mais precoce da última menstruação) e determinados hábitos (pouco exercício, tempo prolongado no leito, alimentação pobre em cálcio ou rica em fosfatos como fastfood, refrigerantes, salsichas; hábitos nocivos como álcool, café e cigarros, peso reduzido).
  • Osteoporose secundária: A osteoporose secundária surge na sequência de determinadas doenças ou como efeito secundário indesejado de alguns medicamentos. Os fatores de risco para o desenvolvimento de uma osteoporose secundária são medicamentos anti-inflamatórios para o tratamento de asma e reumatismo (cortisona), excesso de hormonas da tiroide, transtornos crónicos na absorção de alimentos, por exemplo, por doença no pâncreas, intestinos, fígado e rins, bem como distúrbios hormonais como hipertiroidismo, diabetes mellitus e tumores.
Indícios e sintomas
Existem sinais que ajudam a fazer um diagnóstico precoce. Estes incluem perda de peso à medida que a idade avança. Às vezes, os ossos podem até mesmo partir sem nenhuma causa identificável. Isso pode ser difícil de imaginar de início, mas alguns pacientes sofrem fraturas de costelas simplesmente quando tossem. Ou até quedas menores resultam em fraturas do quadril ou do pulso.
Outro indicador da osteoporose é a chamada "corcunda de viúva" (costas arredondadas). Quando começam as dores contínuas na coluna lombar e na coluna dorsal, estas podem ser indício de osteoporose. Por isso, é aconselhável consultar um médico num estágio inicial para esclarecer a situação.
Prevenção da osteoporose
Para que a degradação da massa óssea não aumente, também os jovens devem tomar medidas preventivas.
Através de uma alimentação adequada e da absorção suficiente de cálcio, bem como do exercício - se possível, ao ar livre -, pode prevenir-se o aparecimento da osteoporose.
Uma musculatura forte das costas é importante para uma postura correta do corpo, melhorando a mobilidade e a manutenção do equilíbrio. Assim se evitam quedas e fraturas vertebrais.
Também os ossos são reforçados com a prática de desporto. Cientistas da universidade de Cambridge determinaram, no âmbito de um estudo, que são sobretudo adequadas as modalidades de alto impacto. Estas modalidades desportivas exercem forças elevadas sobre os ossos. O esforço devido a pancadas parece ser benéfico para a rigidez e densidade óssea. Apesar de modalidades como a natação ou caminhada terem um efeito favorável sobre o sistema cardiovascular e a redução de peso, para a saúde dos ossos é o grau de esforço que é determinante.
Restrições:
Para pacientes que já sofrem de osteoporose, ou em pacientes mais idosos com menos massa óssea, as modalidades de alto impacto não são adequadas. Neste caso, existe um risco elevado de fratura óssea devido ao forte esforço ou a quedas.
O trabalho muscular ajuda o reforço ósseo
O exercício é um componente importante do tratamento da osteoporose. Mesmo no caso de uma fratura vertebral já existente, a fisioterapia e os tratamentos físicos direcionados, desenvolvidos com o fisioterapeuta e o médico, ajudam a reforçar a musculatura e a reconquistar a mobilidade. Os medicamentos e uma ortótese para a coluna aliviam as dores.
Também após curar uma fratura, a terapia com exercícios deve ser continuada. Sobretudo, deve treinar-se a resistência da musculatura das costas. Além dos exercícios, existem algumas modalidades desportivas que são adequadas: entre elas a musculação tem sido muito indicada, com resultados satisfatórios no auxílio ao aumento da densidade óssea.
fonte: Osteoporose

Paulo Vicente - Personal Trainer


domingo, 13 de outubro de 2019

Dia 12 de Outubro - Dia Nacional da Leitura


Além de todos os conceitos relacionados aos benefícios da prática da atividade física na saúde, como profissionais atentos ao tema, temos que levar em consideração o que diz a própria definição de saúde, segundo a OMS. Pois além da ausência de doenças, a saúde plena envolve a saúde física, mental e social. Dia 12 de outubro é celebrado o “Dia Nacional da Leitura”. Além de ser uma forma de entretenimento, a leitura é uma ótima maneira de aumentar seu vocabulário e vários estudos recentes indicaram benefícios cognitivos entre aqueles que mantém o hábito de ler regularmente. Se quiser viver mais, melhorar a memória ou reduzir o estresse, considere acrescentar alguns livros para sua meta e confira como a leitura pode fazer bem para sua saúde:
1 - Sua empatia aumenta
Todos os tipos de narrativas, incluindo ficção, podem impulsionar nossa compreensão e empatia pelas pessoas: um estudo publicado no periódico Trends in Cognitive Sciences mostrou que a leitura nos ajuda a entender melhor o sentimento dos outros e também melhora a capacidade de mudarmos nós mesmos. Segundo a publicação, esse efeito é alcançado pelo envolvimento emocional durante uma leitura ao descobrir circunstâncias e personagens complexos.
2 - Você fortalece a criatividade
A leitura está diretamente relacionada à criatividade: um estudo do periódico Creativity Research Journal sugeriu que, após ler uma obra de ficção, as pessoas se sentem mais encorajadas a aceitar pensamentos ambíguos e passam a entender com mais clareza várias perspectivas sobre um mesmo assunto. Em outras palavras, fica mais fácil enxergar novas possibilidades em sua rotina.
3 – Redução dos riscos de desenvolver Alzheimer ou demência após a vida adulta
Várias pesquisas indicaram que o estímulo mental da leitura ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer. Um estudo do jornal Neurology, de 2013, descobriu que pessoas que sustentam o hábito de ler após a vida adulta também preservam por mais tempo suas habilidades mentais.
4 - Sua expectativa de vida aumenta
Um estudo publicado no periódico Social Science and Medicine revelou que quem lê livros regularmente consegue viver por muito mais tempo. Em testes com mais de três mil voluntários, aqueles que dedicaram cerca de três horas por semana à leitura viveram pelo menos dois anos a mais do que os participantes que não costumavam ler com frequência.
5 – Empatia social e redução de conceitos preconceituosos
Aprender sobre o universo de outras pessoas pode ajudá-lo a ter menos preconceitos. Um estudo baseado na saga de livros de Harry Potter sugeriu que eles podem reduzir significativamente o preconceito contra homossexuais, refugiados e imigrantes.
6 – Redução dos níveis de estresse
Uma pesquisa feita em 2009 pela Universidade de Sussex revelou que ler por apenas seis minutos já ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse. Esse tempo foi suficiente para que os voluntários diminuíssem a frequência cardíaca e aliviassem a tensão dos músculos. “Perder-se em um livro é o maior estágio de relaxamento possível”, opinou o neuropsicólogo David Lewis, que conduziu o teste. “Não importa qual é o livro, apenas o processo de escapar das preocupações do mundo cotidiano já é uma forma de relaxar.”
7 – Terapia à base de leitura
A biblioterapia é um conceito antigo que envolve o uso de leituras terapêuticas para reduzir o estresse, sintomas de distúrbios como depressão ou alguma perturbação emocional. Seu uso clínico pode incluir a leitura de ficção e não-ficção e leva em consideração a relação do paciente com o conteúdo de cada livro.

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 6 de outubro de 2019

Treino de antebraço para a Barra Fixa


Olá pessoal, vamos falar um pouco de fortalecimento de antebraços. Mas especificamente de exercícios fundamentais para a execução da modalidade barra fixa, tanto a dinâmica quanto a estática.

Sabemos que a “pegada” para a realização da barra fixa é extremamente importante para o sucesso dos treinos e da própria barra fixa em si, e para se ter uma pegada forte, o desenvolvimento dos antebraços é fundamental.

Seguem três sugestões de exercícios que ajudam atingir este objetivo:
- Rosca Inversa: Este exercício trabalha o Braquioradial, extensores dos dedos, extensores do carpo e o braquial. O bíceps também participa, mas com menor intensidade.
Também fortalece a articulação do punho, o que permite melhor estabilidade e força no uso de cargas elevadas e mais firmeza nos golpes das lutas, entre outras atividades, evitando que o punho oscile. No caso da barra fixa, permitirá uma estabilidade na pegada.
- Rosca Punho: A ação deste movimento recruta todos os flexores do punho e dedos, além dos Flexores ulnar e radial do carpo. Este exercício pode ser realizado com barra ou aparelhos específicos, também podendo utilizar a forma unilateral com halteres.
De um modo geral deve-se evitar deixar que a barra role para a extremidade dos dedos. Isso pode expor os ligamentos a uma tensão exagerada e desnecessária. Busque uma posição confortável.
- Extensão de Punho: Aqui novamente temos a ação principal do braquioradial, dos extensores dos dedos e do punho, porém de forma mais isolada e direta. Este movimento também pode ser realizado de forma unilateral com halteres ou aparelho.
Os músculos extensores geralmente são mais fracos em função da ação mais efetiva e comum dos flexores do antebraço na maioria dos movimentos da musculação, portanto, requerem mais atenção.

Estes três exercícios não possuem como características cargas extremamente elevadas, pois uma das propriedades é a alta repetição, de 15 a 20 repetições por série, sendo de três a quatro séries por exercícios, há uma frequência de pelo menos 2 treinos semanais.

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 29 de setembro de 2019

CURSO TOTAL BIKE MUSIC EDITION

Olá pessoal, neste último sábado (28/09/19) aconteceu a segunda edição do Curso Total Bike Music Edition, um curso de Bike Indoor com conteúdo totalmente EXCLUSIVO, desenvolvido com apoio do CREF9/Pr (único curso de Bike Indoor com o apoio formal do Conselho), e visando principalmente a qualidade técnica nas aulas desta modalidade.

É muito importante que os profissionais que ministram aulas de bike indoor, entendam que a música tem um papel muito maior do que simplesmente 'ouvir e pedalar". Conceitos como motivação, estrutura musical, edição musical, níveis de segurança para o professor e os alunos, cadência e voz de comando, estrutura da aula, foram abordados de forma clara e técnica.

Sempre contando com o apoio da Mundo Verde Cabral e Max Titanium Suplementos, destaco a dedicação dos profissionais que estiveram presentes no curso, e aproveitaram para enriquecer seus conhecimentos sobre a Bike Indoor. O curso foi ministrado pelo Prof. Paulo Vicente, Gold Level Schwinn Cycling (único professor neste nível no sul do Brasil).

Tem umas fotinhos lá no meu perfil do Facebook !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 22 de setembro de 2019

TOP QUALITY - UMA NOVA VISÃO SOBRE ATENDIMENTO


 Neste último sábado tive o prazer de palestrar sobre um assunto que muitas vezes não é levado em conta na atuação profissional. A "automatização" dos profissionais de Educação Física, muitas vezes excluem pontos essenciais ligados a qualidade no atendimento. O tema de minha palestra foi 'TOP QUALITY - UMA NOVA VISÃO SOBRE O ATENDIMENTO' e aconteceu na sede do CREF9/Pr, durante o I MASTER CLASS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Atualmente, o profissional de Educação Física trabalha como uma pequena empresa. Tem que cuidar e gerenciar de sua atuação profissional.


A boa forma física é apenas um dos itens que este profissional deve cuidar. Além disso:
- Marketing
- Gerenciamento de perfis comportamentais
- Atualização constante
- Determinar Missão, Visão, Valores
- Atuação na sociedade
- Priorizar a profissão
- Entender os ciclos de demanda do mercado
- Trabalhar retenção e fidelização
Entre muitas outras coisas que determinarão a QUALIDADE de atendimento.

Abraços,

Paulo Vicente - Personal Trainer

Veja como foi o I MASTER CLASS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Olá pessoal, o I MASTER CLASS DA EDUCAÇÃO FÍSICA aconteceu neste sábado, nas sede do CREF9/Pr, onde tive o imenso prazer de palestrar sobre uma nova visão da qualidade no atendimento.

Um projeto pioneiro com o objetivo de elevar o conceito da Educação Física perante a sociedade, porém com a conscientização dos próprios profissionais e estudantes da área.

Sabemos hoje que a saúde é a principal direção para uma qualidade de vida, mas somente exercícios, mesmo que orientados, não são suficientes. Então no MASTER CLASS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, reunimos profissionais de Medicina, Nutrição, Educação Física e Finanças (porquê a saúde de seu bolso também é fundamental). Todos profissionais altamente gabaritados, com assuntos relevantes, e presentes em nosso cotidiano profissional.

Agradeço muito a todos os palestrantes que participaram do evento, com suas palestras com conteúdos de primeira linha, também a todos que acreditaram no projeto e participaram, demonstração clara que estamos começando uma nova concepção profissional na Educação Física. agradecimentos também ao CREF9/Pr, nosso Conselho que abriu as portas e abraçou o projeto. Além dos patrocinadores que enriqueceram o evento com seus produtos, Max Titanium e Mundo Verde Cabral.

Lembre-se que o conhecimento técnico é obrigação, mas a qualidade no atendimento é fundamental na excelência profissional. Abraços a todos e anos que vem tem mais !!! Veja alguns momentos do evento no link: I Master Class da Educação Física .

Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 14 de setembro de 2019

TOP TRAINER WTTC - SUL BRASIL 2019


Olá pessoal, quando escolhemos uma profissão, geralmente deveria ser algo que realmente gostamos de fazer, algo que está presente em nosso cotidiano, nossa realidade, e principalmente em nossa realização. Quando escolhi a Educação Física, sabia que teria muitos, mas muitos obstáculos pela frente, mas também sabia que seria uma profissão que iria preencher todos os requisitos que acabei de citar. 
Então procuro sempre, mas sempre mesmo, trabalhar da melhor maneira possível, admito que nem sempre é possível, mas a dedicação à profissão sempre existiu e sempre existirá !!
Creio que está dedicação tenha sido reconhecida, pois fui consagrado recentemente, mais precisamente dia 03 de setembro, como o melhor Personal Trainer do Sul do Brasil pela WTTC, a maior escola de formação de Personal Trainers do mundo, representada atualmente no Brasil por Cristiano Parente, eleito o melhor Personal Trainer do mundo em 2014. A metodologia da World Top Trainer Certification (WTTC) visa principalmente a atuação global do Personal Trainer, se existe um aprimoramento profissional contínuo, se existe um gerenciamento da carreira profissional, e se principalmente existe uma atuação na sociedade.
Uma motivação mais do que extra para continuar realizando o melhor que se pode dar em uma atuação profissional, com a visão não apenas de preparar um treino para alunos, e sim com o objetivo de mudar e transformar a sociedade em um lugar melhor para todos, através do exercício físico.
Muito feliz com o título recebido e agora, aguardando a fase final com os 15 melhores do Brasil em novembro deste ano. Abraços a todos !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer


sábado, 7 de setembro de 2019

I MASTER CLASS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

 Olá pessoal !!! Está chegando a hora de participar de um dos maiores eventos técnico-científicos de Educação Física de Curitiba, o I MASTER CLASS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Se você é um profissional de Educação Física, ou acadêmico da área, sua presença será muito bem vinda !!! Pela primeira vez, profissionais da Educação Física, Nutrição, Medicina e Finanças em um mesmo evento, estarão abordando assuntos relacionados ao nosso cotidiano profissional. Se você tem como objetivo ser um profissional de destaque no mercado de trabalho, você tem que necessariamente priorizar sua profissão..... Dia 21 de setembro na sede do CREF9. Aguardo você para esta experiência diferenciada !!! Informações e inscrições personaltrainercursos@hotmail.com


Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Ansiedade e Atividade Física


Creio que algo mais comum do que se parece são crises de ansiedade, e stress. Para que ainda não teve, fica apenas o relato de pessoas próximas, mas para quem já teve, que é o meu caso, a primeira vez a sensação é de que você literalmente vai morrer. Devido a este caso, resolvi pesquisar um pouco sobre este assunto e sua relação com os exercícios físicos. Um relatório divulgado recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o Brasil é o País com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. São 9,3% da população com algum tipo de transtorno, índice três vezes superior à média mundial.
A situação econômica vivida atualmente no País, a pressão no emprego e nos estudos são alguns dos motivos apontados como geradores de transtornos que envolvem a ansiedade e que, se não forem devidamente tratados, podem evoluir para a depressão.
Apesar de muitas pessoas portadoras de algum transtorno ligado à ansiedade terem baixa tolerância ao exercício – receosas pela aceleração dos batimentos cardíacos que uma atividade física proporcionaria -, é justamente ela quem pode servir como poderoso remédio para combatê-lo.
A prática regular de exercícios físicos interfere positivamente no combate aos sintomas da ansiedade, agindo diretamente nos mecanismos fisiológicos do indivíduo. Ao final de uma atividade física, há o alívio do estresse e uma sensação de cansaço que faz, naturalmente, o corpo precisar de descanso e recuperação. Essa sensação reduz consideravelmente o sentimento da ansiedade. Isso sem deixar de ressaltar que o exercício físico estimula a produção de endorfina, hormônio ligado à sensação de bem-estar, felicidade e de prazer, sensações estas que se contrapõem a ansiedade.
Para a realização de uma atividade, qualquer que seja ela, é preciso atenção na execução dos movimentos. Esse envolvimento acaba por tirar a mente e emoção do indivíduo daquela rotina estressante e dos demais focos causadores de ansiedade.
Para que a atividade física realmente sirva como um remédio eficaz no combate aos transtornos de ansiedade, a importância da escolha dos exercícios é fundamental que se busque uma atividade que goste e que se sinta estimulado a praticar. Isso facilita o envolvimento e engajamento para fazê-la regularmente. Colocar metas na atividade que desafiem, mas que sejam simples de serem batidas, é algo que pode contribuir, já que a sensação de sucesso também age como um potente inibidor dos sintomas de ansiedade. E sempre buscar orientações de profissionais qualificados.

Paulo Vicente - Personal Trainer

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Educação Física e Interdisciplinaridade


Resultado de imagem para interdisciplinaridade

Olá pessoal tudo bem ?? Vocês já pararam para pensar sobre interdisciplinaridade e Educação Física? Quando digo interdisciplinaridade refiro-me à atuação da Educação Física com outras profissões, e não estou falando em atuação escolar, e sim atuação no campo da saúde. 
Veja bem, quando um médico pede ao seu paciente que faça atividades físicas e procure uma academia, será que nós estamos preparados para atuar de forma condizente na área da saúde ? Será que nós vamos atender e no equivaler de nossos conhecimentos para elevar a saúde do paciente ?

Ou quando um nutricionista pede para seu paciente/cliente que realize a reeducação alimentar associado ao trabalho físico, será que temos conhecimento suficiente para atuar satisfatoriamente, atingindo as metas estabelecidas para este trabalho em conjunto ?? 

Algo a se pensar e verificar que cada vez mais as áreas relacionadas à saúde estão interligadas, atuando de maneira conjunta na sociedade. Ou seja, cada vez mais nossa área sai do ambiente de academias para atuar muito mais amplamente na sociedade.

Em breve, novidades.......

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

quarta-feira, 3 de abril de 2019

06 de Abril - Dia Mundial da Atividade Física


Hoje, no Programa Casual, estarei comentando sobre o dia 06 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física.
Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.
A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que a pessoa deixe de ser sedentário. Estes 30 minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada.
Veja alguns dos benefícios:
  1. O mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.
  2. Pequenas modificações no dia a dia – como subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, etc. – podem ajudar a movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária.
  3. Os efeitos benéficos da atividade física são observados em pessoas que se exercitam com regularidade. Aqueles com IMC entre 25 e 30 (sobrepeso), nestas condições, podem ter um risco menor de desenvolver diabetes e outras doenças metabólicas do que os sedentários.
  4. De acordo com o United States Departament of Health and Human Services, é importante que os adultos pratiquem duas horas de atividades anaeróbicas (musculação localizada), por semana, além dos 30 minutos de caminhada intensa por dia. Nos casos de pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade e pessoas com problemas no metabolismo ósseo, por exemplo, é preciso ter um cuidado especial na escolha dos exercícios a praticar. Nestes casos, é imprescindível o acompanhamento de um profissional.
  5. Um minuto de atividade física intensa é igual a 2 minutos de atividade moderada. Caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica, passeio de bicicleta e jogo de tênis em dupla são alguns dos exemplos para atividade moderada. Já a corrida, a natação, o basquete e o ciclismo são considerados intensas.
  6. Durante a prática de um exercício físico é possível que haja uma redução na taxa de glicose. O indicado, principalmente para pessoas com diabetes, é que carreguem consigo algum tipo de carboidrato de rápida absorção.
  7. As atividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina (hormônio conhecido como “molécula da felicidade”).
  8. Dentre os benefícios da prática de exercícios estão: a diminuição do apetite, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento.
  9. Para crianças e adolescentes o ideal são 60 minutos de atividade aeróbica por dia (recreativa), três vezes por semana e de grande intensidade.
O recomendado pelos médicos é fazer 30 minutos de exercício físico por dia.
A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.
Programa Casual todas as quartas-feiras as 22:30 na CWB TV.

Fontes: Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde, Programa Agita Mundo e o Departamento de Saúde, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabolica e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Paulo Vicente - Personal Trainer

quarta-feira, 27 de março de 2019

Preparatório Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte


Está publicado o edital nº 01/2019 que rege o Concurso Guarda Civil Municipal de BH - MG (Minas Gerais). São 500 vagas para candidatos que possuam nível médio de escolaridade. A Fundação Guimarães Rosa (FGR) é, novamente, a organizadora. 
Resultado de imagem para guarda civil municipal belo horizonteEstarei com o preparatório completo para o TAF pelo Aprova Concursos !!! Se você for prestar o concurso, acesse o site do Aprova e veja as melhores dicas para você se preparar para o TAF.
A distribuição das vagas é a seguinte: 320 para ampla concorrência e 80 para afrodescendentes, no sexo masculino; e 80 para ampla concorrência e 20 para afrodescendentes do sexo feminino. A elevação de 5% para 20% no número de vagas reservadas para mulheres é uma das novidades do concurso.
A remuneração inicial do cargo efetivo de Guarda Municipal é de R$ 1.851,21, acrescida de uma Gratificação de Disponibilidade Integral, no valor de R$ 277,68 e adicional de Risco no valor de R$ 740,48, totalizando R$ 2.869,37.
A jornada de trabalho dos servidores da classe é de 40 horas semanais e poderá ocorrer em turnos diurnos e noturnos, inclusive em finais de semana e feriado.
As inscrições deverão ser realizadas através do endereço eletrônico www.fgrconcursos.org.br no período que compreende os dias 15 de abril a 14 de maio de 2019. A taxa de inscrição é no valor de R$ 92,50 sendo necessário efetuar o pagamento até o prazo determinado no edital.
Para aqueles que se enquadram nos termos da lei, sobretudo, comprovando baixa renda, e queiram pedir isenção da taxa, o prazo específico deve ser observado no edital.
Provas e Etapas Concurso Guarda Civil Municipal BH – MG
O concurso terá as seguintes etapas:
  • 1ª etapa consistirá de prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª etapa consistirá de prova de títulos, de caráter classificatório;
  • 3ª etapa consistirá de prova de capacidade física, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 4ª etapa consistirá de sindicância social, de caráter eliminatório; e
  • 5ª etapa consistirá de avaliação psicológica, de caráter eliminatório.
A prova objetiva de múltipla escolha será realizada na capital, Belo Horizonte, na provável data de 23 de junho de 2019 com duração de 04 horas. O conteúdo programático terá 50 questões envolvendo Língua Portuguesa, Legislação, Noções de Informática, Geografia Urbana e História da capital mineira, a saber, Belo Horizonte. Ao todo são 100 pontos, mas os candidatos deverão acertar ao menos 60% do questionário.
No teste de aptidão física os candidatos serão submetidos a flexões abdominais, corrida de 2.400 metros, barra horizontal para homens e barra horizontal estática para mulheres.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Curso Total Bike Pró 2019

Olá pessoal tudo certo, um pouco atrasado, mas ainda em tempo, venho comentar do Curso Total Bike Pró, ocorrido em 16 de março, na Academia Oxy Place, no Bacacheri. O curso teve o apoio de algumas empresas que foram de fundamental importância para o enriquecimento do evento, entre elas:

- Max Titanium Suplementos, que forneceu suplementos a todos os participantes.
- La Nature Detox, com esclarecimentos de uma nutricionista sobre sucos detox, e com degustação de todos os sabores de sucos da marca.
- Mundo Verde Cabral, com kits de suplementos e caderneta de anotações para todos os participantes.
- Te Apetece Doces, com bolachas artesanais personalizadas Paulo Vicente - Personal Trainer.

Um público excelente, além dos paranaenses, tivemos presença de professores de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul.

Reforçando que o Curso Total Bike Pró é o único com apoio formal do CREF9/Pr, e é ministrado pelo Professor Esp. Paulo Vicente, único Nível Ouro Schwinn Cycling no Sul do Brasil.

Alguns momentos foram registrados nestas fotos do link, acesse e curta ( Total Bike Pró 2019 ), abraços !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

quarta-feira, 6 de março de 2019

10 toneladas de lixo são recolhidas em média por dia em grandes centros no Carnaval


Olá pessoal, o assunto é Lixo x Carnaval. Ou seja, a geração de lixo durante o Carnaval. E com isso chegamos a outro assunto Estrutura x Educação. E vemos que isso gera um ciclo, a falta de educação, associada a falta de estrutura, gera uma maior quantidade de lixo. Lixo que também percorre um ciclo e acaba voltando para as ruas, na primeira chuva forte que a cidade tiver. O acumulo de lixo nos bueiros, ajudam a transbordar a água de uma chuva forte, causando danos às próprias pessoas que contribuíram para a sujeira da cidade.


Neste Carnaval foram recolhidos uma média de 10 toneladas de lixo por dia em grandes centros. 10 toneladas por dia !!!! A estrutura realmente deveria ser mais apropriada para estes dias, mas sem sombra de dúvidas a educação (ou a falta dela), é o maior vetor e gerador de lixo por parte das pessoas. Pessoas sem a menor preocupação em contribuir para a manutenção da limpeza, pois acho que diversão não deveria ser sinônimo de sujeira (mas nestes dias infelizmente é).

O que nos deixa levemente confortados, é que a conscientização das pessoas aumentou sensivelmente, pessoas que reprimem outras com relação a jogar lixo nas ruas, ou em muitas vezes (e me incluo neste grupo), juntam o lixo deixado para trás por outras pessoas.

E assim seguem as folias de Carnaval, com muita sujeira, mas na esperança que estas toneladas de lixo sejam cada vez menores. E se você contribuiu para a geração de lixo, repense seus conceitos e informe-se mais sobre as consequências, mas caso você contribuiu para a limpeza, parabéns !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Passo a passo para você correr os 12' no TAF


Resultado de imagem para vídeo aulas tafOlá pessoal, esta postagem é direcionada para quem vai prestar algum concurso público que precise realizar a corrida de 12 minutos, percorrendo a distância/tempo exigida no edital. Em meu perfil exclusivo para concursos que exigem o TAF (teste de aptidão física), estou disponibilizando vídeos com dicas fundamentais, um passo-a-passo, para você conseguir correr os 12 minutos. Para você que ainda não consegue este teste, acesse o perfil https://www.instagram.com/personaltrainercursos/ e veja as dicas para ser aprovado no TAF, especialmente na corrida de resistência, que é uma das provas que mais reprovam. Abraços.


Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Curso Total Bike - Total Pró

Olá pessoal, o primeiro curso de Bike Indoor do ano já tem data marcada, será dia 16/03, mas fique atento aos detalhes das inscrições, pois serão aceitas apenas até dia 08/03 !!! Este curso está totalmente reformulado, de acordo com todos os critérios estabelecidos pelos princípios de treinamento, sendo o único com apoio formal do CREF9/Pr. Além disso você poderá ver e aprender as técnicas para montagens de aulas, tipos de aulas, aulas práticas, ajuste de bike, postura do professor, situações emergenciais (exclusividade), voz de comando, entre outros aspectos que tornam o curso Total Bike - Total Pró, completo !!! Então venha se aperfeiçoar nesta modalidade que é uma das que mais retém alunos nas academias. Além disso degustação da Lanature Detox, com seus produtos exclusivos, brindes da Max Titanium Suplementos, e brindes da Te Apetece Doces !!! Você não pode perder este evento !!! Informações em personaltrainercursos@hotmail.com !!! Aguardo você !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Gordura Marrom, Gordura Branca. O que são ?


Conhece a diferença entre gordura marrom e gordura branca ?? Se não sabe, dá uma lida nesta matéria que esclarece esta diferença.
A gordura branca
Resultado de imagem para gordura marrom
A gordura branca acumula energia no corpo, é aquela gordura que aparece quando comemos em excesso e fazemos pouco ou nenhum exercício. Quando totalmente desenvolvido armazena os triglicerídeos em uma única e grande gota de gordura que ocupa o centro da célula.
Apesar de apresentar volumes variáveis, a gordura branca madura são células grandes que podem alterar acentuadamente seu tamanho, conforme a quantidade de triglicerídeos acumulados.
Ele possui uma distribuição generalizada pelo organismo, envolvendo ou mesmo se infiltrando por quase toda a região subcutânea, por órgãos e vísceras ocas da cavidade abdominal e por diversas partes do músculo.
A função deste tipo de gordura é fornecer proteção mecânica, amenizando o impacto de choques, ou seja, protege nossos órgãos caso nos machuquemos ou batamos em algum lugar, e permitindo que os músculos funcionem de forma adequada. Além disso, por possuir distribuição mais abrangente é também considerado um excelente isolante térmico.
A gordura branca é a gordura acumulada pelo excesso de alimentação, logo, ela pode causar doenças cardíacas e prejudicar a circulação, não é uma gordura saudável.
A gordura marrom
A gordura marrom é considerada uma gordura boa pois é importante para a produção de calor que irá nos aquecer. Esse fator contribui para a queima de calorias o que vai estimular o emagrecimento. Este tipo de gordura está muito mais presente em recém nascidos e filhotes de mamíferos que vivem no frio ou que hibernam, justamente por conta da produção de calor.
Para nós, que não hibernamos e não vivemos em ambientes com frio extremo, a redução de gordura marrom é bastante significativa, apenas 5 a 10% do tecido adiposo corresponde à gordura marrom. É localizado principalmente na nuca, ombros, coluna vertebral, órgãos importantes e vasos sanguíneos.
Estudos verificaram que quem tem mais deste tipo de gordura tem maior facilidade de emagrecimento ou não engorda com tanta rapidez.
Foi constatado que indivíduos obesos têm menos gordura marrom que os magros; homens têm menos gordura marrom que as mulheres; idosos têm menos gordura marrom que os jovens; e pessoas com excesso de açúcar no sangue têm menos gordura marrom.
A gordura marrom já nasce no ser humano, ela pode aumentar ou diminuir. O frio é um fator que ajuda (e muito!) para o aumento da gordura marrom, já que essa gordura é a responsável pela manutenção do calor no organismo.
Sabe-se que, em dias mais frios, a gordura marrom é ativada para produção de calor ela queima a gordura branca, ou seja, facilita o emagrecimento. Por isso, aproveite o frio para emagrecer e saia debaixo das cobertas com aquele chocolate quente!
Existem estudos que relatam que o consumo de ômega 3 podem aumentar essa gordura que nos ajuda a reduzir a gordura branca, o consumo de frutas com casca (maçã vermelha, uvas) também ajudam nessa redução da gordura branca.
Mas não espere que a gordura marrom seja milagrosa e que vá mudar a sua vida. A alimentação e o exercício ainda são as melhores estratégias para o controle e a redução do peso.
fonte: Hora do Treino 

Paulo Vicente - Personal Trainer