Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

segunda-feira, 12 de março de 2012

Cuidados a serem tomados na prática de exercícios com ar muito seco.

Hoje, por volta das 15:00, em Curitiba, a umidade relativa do ar estava em torno de 30%, muito baixa para um normal entre 50% e 60%, recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Com isto temos que tomar alguns cuidados na prática de exercícios.
As complicações do tempo seco são de tirar o fôlego, literalmente. Os problemas para o sistema respiratório são vários: os casos de pneumonias, gripes, sinusites, alergias e resfriados crescem até 25%, segundo a Secretaria Estadual da Saúde quando a umidade cai e os índices de poluição, consequentemente, aumentam. Sangramento nasal, mal-estar, tontura, pele seca, olhos vermelhos, boca seca e lábios rachados são sintomas comuns nessas condições climáticas, o que pode resultar em desmaios e altos níveis de desidratação. Hidratar o corpo, ingerindo água, sucos naturais, consumir muitas frutas e verduras e evitar fast food é o primeiro passo para amenizar estes problemas. Uma outra dica é a utilização de colírios, pois os olhos também sofrem com o ar seco e excessiva exposição ao sol.
Evitar atividades físicas nos horários mais quentes do dia, utilizar filtro solar e aplicar soro fisiológico nas narinas também ajudam a diminuir os sintomas de asma e rinite. Isso porque, quanto mais seco o clima, mais ácaros e fungos aparecem, e eles são os principais fatores desencadeantes das alergias.
Esportes
A prática de esportes também merece atenção especial no tempo seco. O corpo se cansa mais facilmente, a garganta passa a arranhar e os olhos ficam irritados com facilidade. Mas nada disso é motivo para você fugir das atividades físicas . É recomendado que os exercícios físicos sejam feitos nas primeiras horas da manhã, no final da tarde ou à noite, quando o clima seco não incomoda tanto. Além disso, exercícios ao ar livre devem ser realizados em locais que possuam muitas árvores, como parques e praças. Nas pessoas que sofrem com problemas respiratórios, a realização de exercícios físicos no tempo seco provoca o aumento da secreção nas vias respiratórias (inflamação nas vias aéreas), causada pela irritação proveniente de partículas poluentes. Os exercícios aquáticos são os mais recomendados nesta situação, pois em um ambiente de piscina, a umidade do ar tende a ser maior do que em locais abertos, o que diminui essa constante agressão causada pela poluição ao sistema respiratório.

Paulo Vicente - Personal Trainer
http://www.personalpaulo.webnode.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário