Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

terça-feira, 21 de junho de 2011

INVERNO - CLIMA SECO - COMBATA PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS COM EXERCÍCIOS

Hoje começou o inverno, exatamente às 14:16 do dia 21/06. Nesta época o clima fica seco e propício para problemas respiratórios. A prática de atividades físicas pode melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm problemas respiratórios. Muitas vezes, quem sofre com doenças crônicas como bronquite, asma, rinite ou qualquer outro tipo de inflamação nas vias respiratórias, tem limitações fisiológicas e acaba se afastando das atividades físicas, o que é um erro.
Quando o corpo de uma pessoa que tem doenças pulmonares crônicas se acostuma com a carga de exercício, ele passa a utilizar melhor o oxigênio, a respirar com mais facilidade devido ao fortalecimento dos músculos responsáveis pela respiração. Além disso, aumenta a circulação do sangue, fortalece o coração e diminui a pressão sanguínea.
Cuidados
Para quem tem problemas respiratórios, é importante tomar algumas precauções com o objetivo de evitar desconfortos ou acidentes: não fazer exercícios sozinho em áreas isoladas como trilhas e parques florestais, não exercitar-se fora de casa quando a temperatura está muito elevada ou quando o clima está muito seco e não aumentar a carga do exercício sem antes consultar seu professor ou personal.
Exercícios mais indicados
Atividades aquáticas são indicadas por médicos para ajudar na recuperação ou para o tratamento de problemas pulmonares crônicos. Os exercícios realizados na piscina ajudam a aumentar a entrada de ar nas vias respiratórias por causa da maior umidade relativa do ar. Além disso, a água funciona como um vasodilatador, que facilita a circulação sanguínea e o trabalho do coração.
A caminhada ou corrida também são muito indicadas. É um exercício muito fácil de adaptar para cada situação, e é muito eficiente no controle da obesidade, colesterol, diabetes e da hipertensão. Procure realizar estas atividades em locais arborizados, de preferência pela manhã ou no final da tarde, evite locais com muito trânsito de veículos e nas horas mais quentes do dia. Não se esqueça de se hidratar bem!

Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário