Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Corrida de Rua ajuda na Preparação Física para quem vai desfilar neste Carnaval


Para quem deseja desfilar na Avenida, a preparação física se torna importantíssima, para que o passista não fique no meio do caminho. A corrida de rua é uma das melhores atividades para esta preparação. E não é só a dedicação aos ensaios que o carnaval se assemelha com a corrida. A avenida do sambódromo possui 600 metros de extensão e as escolas têm no máximo 1h05min para atravessar e cada ala leva cerca de 20 minutos. Por isso, é importante se hidratar. Na concentração, enquanto estão cantando o samba e aquecendo, os responsáveis pelas alas deixam água para os passistas se hidratarem antes de entrar.
Uma ocorrência comum no sambódromo é o desmaio de passistas durante ou após o desfile das alas. Isto acontece devido ao calor e às roupas pesadas que não permitem a transpiração. A fantasia não é igual a roupa de corrida, que tem troca de oxigênio com o ar. Desfilar no final de tarde ou mesmo numa noite muito quente, a pessoa começa a ferver e se não tiver bem hidratada pode ter tonturas e passar mal.
Além disso, na hora de sambar, os 600 metros da avenida ficam “maiores”. O gasto energético é de cerca de 400 calorias. Fazem-se movimentos com braços elevados e movimenta-se a perna em zigue-zague e os 600m se transformam praticamente em uma prova de 5.000 metros.
Por causa do esforço físico, recomenda-se aos passistas seguirem uma rotina pré-carnaval parecida com a de uma corrida, ou seja, comer carboidratos nos dias que antecedem o evento, descansar e se hidratar antes e depois da grande festa.
Recuperação – Depois da corrida o atleta precisa descansar e se recuperar antes de voltar aos treinamentos. Após o carnaval não é não é diferente. Há uma sobrecarga dos músculos da coxa e da panturrilha, devido aos movimentos repetitivos com a ponta dos pés, como se fosse a subida de uma ladeira. No dia seguinte não dá nem para pisar no chão de tanta dor, então a recuperação leva 48 horas. Já os foliões ociosos precisam ter o mesmo cuidado que uma pessoa que inicia os treinamentos para correr. Tem que haver uma alimentação correta e fazer um check-up no coração, pois há muito barulho e uma empolgação tão forte, que se não tiver com o coração preparado pode ter problemas.

Paulo Vicente - Personal Trainer


Nenhum comentário:

Postar um comentário