Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

domingo, 24 de dezembro de 2017

Mapa de Balneabilidade - Paraná 2017/18

O Verão chegou, e com ele as férias tão esperadas.  Para que vai viajar para o litoral ou interior, veja como está o mapa da balneabilidade em nosso Estado. Dos 59 pontos monitorados no Litoral do Paraná, apenas 14 estão impróprios para banho, 10 em praias e quatro em rios. É o que revela o primeiro boletim de balneabilidade do verão 2017/2018. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O relatório mostra a situação atual das praias de Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos e Caiobá, além da Ilha do Mel, e dos rios de Antonina e Morretes.
O primeiro boletim informa que dos 59 pontos monitorados semanalmente no Litoral, 14 estão impróprios para banho. No interior, dos 17 locais monitorados, apenas um não é recomendado.
O monitoramento feito pelo instituto durante toda a temporada possibilita verificar a contaminação da água por esgoto sanitário clandestino e avalia a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, de contato direto e prolongado com a água (tais como natação, mergulho, esqui-aquático).
“São medidos os níveis de Escherichia coli (E.coli) na água, que é um coliforme fecal e, dependendo do número de organismos detectados, a água se torna própria ou imprópria para banho, de acordo com critérios estabelecidos pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente)”, explica a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle de Poluição.
LITORAL – Entre os pontos impróprios, quatro estão em Morretes e Antonina, sete em Guaratuba, dois em Matinhos e um em Pontal do Paraná.
“São locais que se apresentam permanentemente como impróprios para banho pois, devido a análises que fazemos de maneira esporádica durante todo o ano, sempre apresentam concentração de coliformes fecais acima do limite legal. Nesses pontos o banho não é indicado em nenhum momento”.
INTERIOR – O monitoramento feito na Costa Norte e Oeste do Estado mostra que apenas o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, está impróprio para banho devido à proliferação natural de algas. A qualidade da água é avaliada em 17 pontos de praias artificiais e represas da costa Norte e Oeste do Estado.
A avaliação acontece nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.
SINALIZAÇÃO – Como nos anos anteriores, o veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. A sinalização aponta a condição da água a 100 metros a direita e a esquerda de cada bandeira.
A cor vermelha (na figura) aponta que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho. “A água imprópria traz muitos prejuízos à saúde, como dermatites, problemas gastrintestinais e outras doenças mais graves. Por isso, esse monitoramento é importante, assim como o respeito à sinalização”.
fonte: paranaportal

Paulo Vicente - Personal Trainer


Nenhum comentário:

Postar um comentário