Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Menos de 40% dos brasileiros praticam exercícios físicos, revela pesquisa do IBGE

 Menos de 40% dos brasileiros costumam praticar algum tipo de esporte ou atividade física, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2015 divulgados nesta quarta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Recorte feito com pessoas com 15 anos ou mais aponta que apenas 37,9% dos entrevistados não foram sedentários no ano anterior à pesquisa, entre setembro de 2014 e setembro de 2015. A porcentagem corresponde a 61,3 milhões dos 161,8 milhões de pessoas com a idade da amostra. O esporte mais praticado é o futebol, com 39,3% das respostas. Entre as atividades físicas, a caminhada é a mais praticada, por 49,1%.
Foram ouvidas 71.142 pessoas com 15 anos ou mais em todos os Estados e no Distrito Federal. A pergunta inicial da pesquisa questionava se a pessoa praticou algum esporte em seu tempo livre entre 27 de setembro de 2014 e 26 de setembro de 2015 (período de referência de 365 dias da pesquisa), e qual a modalidade.
Independentemente da resposta, os entrevistados também responderam se praticavam alguma atividade física que não consideravam como esporte, e também a modalidade. Em resumo, a pesquisa aponta uma prática maior entre os homens mais jovens e a população com maior escolaridade e maior renda. Isso se evidencia principalmente em relação às atividades classificadas como esporte.

Os principais motivos apontados para o sedentarismo são a falta de tempo, problemas de saúde e idade avançada.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário