Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Quais os melhores exercícios para a melhor idade ?

Olá pessoal, um dos públicos mais fiéis para o atendimento personalizado é o público da terceira idade, os idosos. Eles são comprometidos, dedicados e sabem que a atividade física é um grande "remédio" para a saúde integral. Um público crescente que, para quem souber atender, pode se tornar a principal atividade de um personal trainer. Mas quais são as modalidades que mais se adequam à este público ?? 
Partindo do pressuposto que é um público altamente seletivo, ou seja, o profissional realmente deve saber o que está fazendo, pois questionamentos virão, e os resultados serão cobrados a medida que os treinos forem realizados, o primeiríssimo passo é qualificar-se no atendimento da melhor idade. 
Dois fatores que devem ser combatidos dentro do que a genética possibilita são a sarcopenia (perda de massa muscular) e a osteopenia (passo imediatamente anterior à osteoporose). Trabalhando nestes objetivos, naturalmente virão força muscular, mobilidade, melhora das funcionalidades, equilíbrio e aumento da densidade óssea. 
Dentro das modalidades indicadas nestes casos estão:
- a musculação: por se tratar de uma atividade sem impacto, com movimentos lentos, é uma ótima opção para o aumento de força, sempre respeitando as características individuais e o condicionamento de cada um.
- a caminhada: ótima opção para desenvolver resistência cardiorrespiratória, deve ser realizada a princípio com tempo e velocidade reduzidos, aumentando com a continuidade dos treinos.
- a hidroginástica: a resistência da água é uma excelente maneira de desenvolver coordenação e força,  além de respeitar as articulações.
- exercícios funcionais (entre eles o agachamento): exercícios de mobilidade e principalmente o agachamento trarão maior qualidade de vida a este público.
- o pilates: o fortalecimento da região central, dos estabilizadores da coluna, e o alongamento podem refletir positivamente no dia-a-dia dos alunos. 
Reforçando que todas as modalidades devem ser ministradas por profissionais habilitados e sempre é bom reforçar também que sempre antes de iniciar uma rotina de exercícios, um bom exame médico e uma anamnese completa devem ser realizados.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário