Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

domingo, 30 de novembro de 2014

Musculação cresce em praticantes no Brasil

Pesquisa mostra que população brasileira está praticando mais exercícios. Enquanto cresce o número de adeptos da musculação, futebol perde força. As academias nunca estiveram tão lotadas — e não é apenas porque o verão se aproxima. 
O Ministério da Saúde constatou que a musculação foi a atividade física que mais cresceu entre homens e mulheres no país nos últimos anos. E a tendência não é sazonal, nem se restringe ao puxar de halteres: atualmente, 33,8% da população pratica atividade física regularmente — um aumento de 12,6% quando comparado a 2009 —, refletindo a vontade cada vez maior do brasileiro de se exercitar e ter uma vida mais saudável. 
Além disso, a musculação vem ganhando espaço, a ponto de se aproximar da paixão nacional. É o que apontam os dados mais recentes do estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgados nesta sexta pelo governo federal. Jogar bola ainda é a prática preferida do público masculino, mas perdeu muitos adeptos: o índice caiu quase 10% desde 2006. 
Quem há alguns anos marcava presença nas quadras ou campos, hoje prefere se dividir entre as esteiras e os aparelhos de ginástica.
— Eu jogava vôlei com frequência dos 15 aos 21 anos, mas exercício mesmo hoje eu faço na academia — afirma Guilherme Godoy, 26 anos. A camiseta do Interque antes o identificava como um dos jogadores no time de amigos agora é uniforme de academia — ilustrando bem como o futebol, para ele, passou a ser mais atividade de lazer que física.
E Guilherme não está sozinho: depois de ouvir 53 mil pessoas nas 26 capitais e no Distrito Federal, o Ministério da Saúde constatou essa mudança de hábitos. Considerando os dois gêneros, o percentual de entrevistados que disseram praticar musculação cresceu 50% entre 2006 e 2013, enquanto o índice dos que jogam bola caiu 28%.

Comodidade está entre motivos que mais atraem

Não é só por questões estéticas que a procura pela musculação tem aumentado. A comodidade de ter uma academia perto de casa ou do trabalho e a possibilidade de se programar para fazer os exercícios a qualquer momento do dia — e até da noite — contribuem para essa atividade ser agora a segunda mais praticada pelos brasileiros, atrás apenas da caminhada. 
— Antigamente quem vinha na academia procurava a hipertrofia (aumento dos músculos), e agora o mais comum é encontrarmos pessoas preocupadas com a saúde.
A disponibilidade de horários, a proximidade, o apoio profissional acessível e o convívio social estão entre os principais motivadores desse aumento. Foi atrás de benefícios como esses que pessoas resolvem aderir à academia.
— É algo que tu te programas para fazer, e pode vir a praticamente qualquer hora. Não se encontra essa facilidade em qualquer esporte.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário