Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

domingo, 19 de outubro de 2014

Entrevista para o Portal do Aprova Concursos - Concurso Polícia Federal

Concurso Polícia Federal – Dicas para o Exame de Aptidão Física
operação-Aprova-PFAgora é hora de pegar pesado na preparação para o Exame de Aptidão Física do concurso da Polícia Federal (PF) que visa o provimento de 600 vagas no cargo de Agente de Polícia. Os candidatos têm pouco mais de três meses para se prepararem.
A convocação para o exame estará disponível no site do Cespe/Unb no dia 13 de fevereiro de 2015  e os testes serão realizados nos dias 20 a 24 de fevereiro de 2015.
“De nada adianta ser aprovado no teste teórico e reprovar no físico”, salienta o professor do Aprova Concursos no curso preparatório para a prova da PF, Paulo Vicente, que é personal trainer e especialista na preparação de exames físicos de concursos públicos. Então, para se sair bem no Exame de Aptidão Física da Polícia Federal deixe o mimimi de lado e siga as dicas dadas pelo professor Paulo!
DICAS DO PROFESSOR PAULO VICENTE  PARA O EXAME 

Não esquecer do Exame de Aptidão Física

- O teste físico é ELIMINATÓRIO, ou seja, de nada adianta ser aprovado no teste teórico e reprovar no físico. Então os treinos devem começar no momento em que o candidato decidir prestar o concurso, e não somente após a aprovação no teste teórico. Nosso corpo precisa de tempo para se adaptar e se fortalecer para que o candidato consiga realizar os exercícios exigidos no TAF com eficiência e segurança.

Não se preocupe com as mudanças em relação ao concurso anterior

- A mudança mais significativa está na execução da barra fixa feminina. Em exames anteriores, a barra deveria ser executada completamente, com os braços estendidos e realizando o movimento flexionando os braços até passar o queixo da barra. Agora é somente uma isometria e sustentar a posição por no mínimo 15”, já com o queixo passado da barra. Como é exigido um mínimo de 12 pontos na somatória dos pontos dos quatro exercícios, esta é uma excelente oportunidade de pontuar no caso da barra feminina, pois a sustentação é bem mais fácil de se executar do que a barra fixa propriamente dita (completa), que é o caso dos homens.

Dois erros comuns e frequentes

Primeiro: Iniciar os treinos apenas após a aprovação no teste teórico. Muitas vezes o tempo se torna pouco, e o candidato acaba reprovando no teste físico.
Segundo: Iniciar os treinos sozinho e sem acompanhamento. Neste caso, o candidato até consegue algum resultado no início, mas acaba se lesionando por não realizar as etapas necessárias de fortalecimento para a execução dos exercícios. Caso ocorra lesão, o aconselhado é suspender os treinos.

Quais exercícios praticar

- O candidato deverá realizar basicamente dois tipos de exercícios. Os específicos, que são os exigidos no dia do teste. E os de base, que auxiliarão o candidato a fortalecer os grupos musculares que serão solicitados nos exercícios específicos. Exemplo: no caso da barra fixa, o candidato deverá treinar antebraço, bíceps, costas e ombros, além da própria barra fixa.

Testes que exigem mais preparo

- Depende de pessoa para pessoa e de como esta a condição física do candidato. Os testes que exigem mais tempo de preparo, em uma situação de sedentarismo, sem dúvida são a barra fixa e a corrida. A dica é simples: Não deixe os treinos para a última hora e acredite (sempre) em seu potencial.

Cuidados com a alimentação

Durante a preparação - O candidato deverá ter uma alimentação regrada. Pequenas quantidades e bem fracionada ao longo do dia. Além disso, evitar os excessos (açúcares, frituras, alimentos gordurosos e álcool).
No dia do teste – Evitar alimentos de difícil digestão (carnes, frituras, salgadinhos e congelados). Procure se alimentar com alimentos leves (iogurtes, frutas, barrinhas de proteínas e gelatina). Outros alimentos magros como a ricota e peito de peru também podem ser consumidos.

No dia do exame

- No dia do exame é o dia de colher os frutos plantados ao longo dos últimos meses. Muito suor, dedicação e comprometimento estarão à prova! Tenha uma boa noite de sono no dia anterior, se alimente bem no café da manhã, e principalmente MANTENHA O FOCO. No dia do exame, a concentração e a crença em seu potencial é fundamental.
O Exame de Aptidão Física
O Exame de Aptidão Física é uma etapa eliminatória aplicada por meio de quatro testes físicos a serem realizados com um intervalo mínimo de cinco minutos entre um e outro. Os testes serão aplicados na seguinte ordem:
  • Teste em barra fixa.
  • Teste de impulsão horizontal.
  • Teste de natação (50 metros).
  • Teste de corrida de 12 (doze) minutos.
Participarão do exame os candidatos aprovados na prova objetiva e discursiva e habilitados por atestado médico específico.
Cada teste permite uma pontuação de 0 a 6, mas para considerado apto no Exame de Aptidão Física, o candidato precisa obter pelo menos dois pontos em cada teste e doze pontos na soma de todos.
O candidato deverá comparecer em data, local e horário a serem divulgados, com roupa apropriada para a prática de educação física, levando o documento de identidade original e de atestado médico (original ou cópia autenticada em cartório) específico para tal fim.
atestado médico deverá conter, expressamente, a informação de que o candidato está apto a realizar o exame de aptidão física do concurso público e deverá ter sido expedido, no máximo, quinze dias antes da data do exame, conforme modelo constante em edital específico de convocação para essa fase.
fonte: http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2014/10/17/concurso-policia-federal-dicas-para-o-exame-de-aptidao-fisica/

Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário