Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sábado, 13 de setembro de 2014

Cuidados com a corrida em clima seco

           Grandes amigos, neste clima extremamente seco, alguns cuidados para praticantes de atividades físicas externas, como corrida de rua, dever ser seguidas. Abaixo algumas dicas: 
DURANTE TREINOS. Corredores estão enfrentando dificuldades no treinamento nestes dias de baixa umidade. Mesmo que não percebam os sintomas da irritação respiratória (tosse, irritação na garganta, nos olhos, etc.), muitos notam de imediato a perda do desempenho. 
O melhor a fazer é alterar horário de treinos para fases do dia em que o ar é mais úmido, como no início da manhã. Outro fator importante é a reposição de líquidos. Durante os dias mais secos, o atleta perde ainda mais líquido pelo suor excessivo, ocasionando a perda precoce de sais minerais e, consequentemente, diminuição da força e resistência muscular.
           Mas, mesmo tomando uma série de cuidados, durante as horas mais secas do dia, os exercícios aeróbicos de alta intensidade e por tempo prolongado são contraindicados. Nestes períodos, a orientação de especialistas é para não se correr ao ar livre. A sugestão é que os atletas procurem ambientes fechados, como as academias, para que não percam rendimento ou coloquem a saúde em risco.  Mas, se há mesmo a necessidade da atividade ao ar livre, preocupe-se com a hidratação. Beba mais água, não apenas durante o treino, mas ao longo do dia. Não espere sentir sede para repor líquido.
           É importante que o atleta diminua a intensidade da atividade e faça pausas para hidratação também de áreas expostas, como a pele, boca, garganta, olhos e nariz. Caso o corredor sinta qualquer irritação nos olhos, ressecamento do nariz, da garganta ou dificuldade em respirar durante o exercício, pare imediatamente a atividade; não tente ultrapassar o limite.
Os isotônicos devem ser consumidos com a orientação de um nutricionista. Como estas bebidas contêm sódio, podem levar a uma sobrecarga nos rins.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário