Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Lutas de MMA podem ser banidas da TV

Projeto de lei, quer proibir a transmissão de eventos de MMA na TV por supostamente incentivar violência 
O Mundo do MMA está para levar um duro golpe da política brasileira. Um projeto de lei do PL, discutido em 28/08/13 na Câmara dos Deputados prevê proibir os canais de TV exibirem os combates de Artes Marciais Mistas. 

O Projeto de Lei (PL) 55.344/09, que foi apresentado na sessão, faz pare do seminário "O MMA e a Televisão: Entretenimento, Formação da Cidadania ou Banalização da Violência?" e prevê  multa de R$ 150 mil à emissora que descumprir a lei. Em caso reincidência a multa dobra de valor e na terceira vez o canal perde a concessão, e fica impedida de operar como TV. Eventos de MMA promovidos pelo UFC, é uma das que mais se prejudicará se a nova lei for aprovada. A marca é uma das que mais faturam com os combates que organiza, e segundo a Comissão Atlética Brasileira de MMA, o UFC possui mais de 1 bilhão de espectadores em todo o mundo.
Tentando se justificar
Em entrevista ao site da revista Exame, o deputado José Mentor (PT-SP), falou a respeito das justificativas que motivaram a lei. Segundo disse, "É importante tirar essa luta da TV, porque a única lição que ela propagandeia é a violência. São golpes violentos, joelhadas, golpes violentos no rosto e onde o sangue é o suor, como dizem aqueles que gostam do MMA".
MMA inspira violência?
O deputado ainda ressalta que o MMA foi capaz de mudar comportamentos, principalmente dos jovens e adolescentes. "Pesquisas feitas no exterior mostram que a TV influência a juventude. Antes [do MMA] você via briga de escola, mas não via joelhada no estômago como há hoje", explica José. Lutas marciais, como capoeira e olímpicas como o judô estariam de fora, pois oram consideradas não violentas, e teriam apenas de seguir as leis especificas das TV's pagas e abertas.
Quem está contra essa lei:
Existe quem seja contrário a essa lei. Um deles é o deputado (ex-lutador de boxe) , Acelino Freitas (PRB - BA), conhecido como Popó se posicionou contra a lei e acrescentou que MMA se trata de esporte que promove a inclusão social. "Proibir a transmissão é proibir o esporte. O patrocinador só tem interesse se houver divulgação e, sem dinheiro, o esporte acaba", diz. "Temos muitos nomes do MMA que mudaram, com a prática, a própria vida e a vida de muitas pessoas". A proposta aguarda parecer da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, além de ter que passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Casa.
Opinião da redação: 
Não costumamos expressar nossa opinião sobre os temas que tratamos aqui, mas nesse caso, preferimos nos posicionar a respeito.
O MMA é o esporte que mais cresce no país, isso é um fato. Também é fato que temos muitos campeões no meio e outros surgindo, além dos eventos que acontecem no país. Tudo isso traz mais exposição midiática ao nosso país.
Ao contrário o que propõe o deputado, o MMA é um esporte que promove o respeito, a dignidade entre os atletas, a ética e o profissionalismo.

Prova disso que os lutadores, principalmente os brasileiros, nunca foram vistos fora do ringue, agindo com truculência, pelo contrário, muitos inclusive já protagonizaram campanhas contra violência, por exemplo "Conte até 10″, Homem de Verdade não Bate em Mulher, entre outras.
A proibição desse esporte nas TVs aberta e fechadas, é no mínimo estranho, levando em consideração que existem muitos programas e séries de caráter duvidoso e que poderiam ser questionados em vários aspectos.
fonte: http://www.fitnessbrasil.com.br/novo_site/news_detalhe.asp?Id=1277

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário