Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Uma Feliz Páscoa a todos, com muita saúde e fraternidade.

Grandes amigos, desejo a todos uma Feliz Páscoa, com muita saúde, paz e fraternidade,  e moderação no consumo de chocolates !!!


Abaixo alguns mitos e verdades sobre ele !!! O chocolate. 
Para acabar com o peso na consciência e desfazer os mitos que cercam o delicioso universo do chocolate.

- Comer chocolate causa espinhas
O chocolate não causa e nem agrava os casos de acne. Não existe relação científica que comprove. Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate.

- O chocolate amargo emagrece
O chocolate amargo é o que possui maior concentração de cacau, não contém leite, nem adição de açúcar, o que lhe garante sabor característico, coloração mais escura, menos calorias, além de promover maior sensação de saciedade. O fato de engordar ou não vai depender da quantidade consumida, mas de todos os tipos é o mais saudável. A recomendação é de 30g ao dia.

- O chocolate causa enxaqueca
Pesquisas já mostraram que a dor de cabeça e a ingestão de chocolate como fatores isolados não estão relacionadas. A causa da enxaqueca está associada ao estresse, à falta de sono, à fome e às alterações hormonais. No entanto, em pessoas sensíveis, o chocolate pode desencadear enxaqueca devido à presença de feniletilamina e cafeína.

- Chocolate vicia
O consumo de chocolate, ao contrário do que comumente se diz, não causa dependência ao organismo. Na verdade, o desejo incontrolável por chocolate se deve ao fato dele estimular a produção da feniletilamina, substância de ação estimulante e anti-depressiva, precursora da serotonina, neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar e calma, beneficiando pessoas com depressão e ansiedade. Para ser caracterizada como dependente, a pessoa precisa consumir chocolate para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo. Geralmente, o problema afeta os indivíduos angustiados e os ansiosos.
 
- Quem é intolerante à lactose não pode comer chocolate
A maioria dos produtos voltados a pessoas com intolerância à lactose utiliza o leite de soja no lugar do leite de origem animal. Como alternativa, existe o chocolate amargo, que não leva leite na sua composição.

- As mulheres, em geral, costumam comer mais chocolate
No período pré-menstrual o desejo por chocolate aumenta devido às alterações hormonais e emocionais características deste período. A mulher com TPM além de sentir mais fome por alimentos ricos em gordura e açúcar sente-se deprimida, ansiosa e irritada e o chocolate alivia todos esses sintomas.

- Chocolate diet é o mais indicado para quem quer emagrecer e cuidar da saúde
Os chocolates diet possuem mais gordura do que os chocolates tradicionais.  Portanto, para quem quer perder peso não adianta trocar o tradicional chocolate ao leite pelo diet. Este produto é destinado especialmente para pessoas com restrição na ingestão de açúcar como os diabéticos. Para quem cuida da saúde e quer emagrecer a dica é consumir com moderação e optar pelo amargo, ½ amargo, 70% cacau ou as versões light que têm menos gordura e, por isso, menos calorias.

- O consumo do chocolate faz bem à saúde
O chocolate: principalmente o amargo, contém alta concentração de flavonóides, substância antioxidante que combate os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Além disso, contém vitaminas A, B, C, D e E e sais minerais, como o ferro e o fósforo. De qualquer modo, por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário