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domingo, 26 de janeiro de 2020

BNCC DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONFIRA AS SEIS UNIDADES TEMÁTICAS


Base Nacional Comum Curricular aprofunda a ideia das práticas corporais como caminhos de expressão dos alunos e define seis unidades temáticas como objeto de conhecimento do Ensino Fundamental

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, a grande mudança da Educação Física é a entrada do componente na área de Linguagem e tratado no âmbito da cultura. Assim, além dos próprios movimentos a serem trabalhados em uma determinada prática, as expressões culturais também passam a ser objeto de conhecimento da Educação Física. Ao estudar o balé, por exemplo, os alunos podem vivenciar a dança mas, também, problematizar a questão de gênero que envolve a prática, desconstruindo visões preconceituosas. Também é possível usar o tema danças, nessa perspectiva, para falar de diversidade. A BNCC categoriza as práticas corporais em seis unidades temáticas que aparecem ao longo de todo Ensino Fundamental. Segundo a Base, é fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que representam. A partir dessas experiências, os alunos podem ressignificar a própria cultura. Outro aspecto importante é que os estudantes pensem sobre os valores inerentes às práticas e que possam desenvolver habilidades sócio-emocionais ao vivenciá-las.

Objetivos:
Brincadeiras e Jogos: reúne as atividades organizadas pelas crianças, que acontecem muitas vezes de forma voluntária, com regras específicas e um contrato coletivo – em que todos assumem a responsabilidade de seguir o que foi acordado previamente. Os modos de brincar e jogar, no entanto, podem mudar em razão dos deslocamentos ocorridos no tempo e no espaço. Anos do Ensino Fundamental: do 1º ao 7º
Esportes: está relacionada às práticas corporais mais institucionalizadas, caracterizadas pela presença de regras formais e pelas comparações de desempenho entre indivíduos ou grupos que competem entre si. Anos do Ensino Fundamental: do 1º ao 9º
Ginásticas: engloba as práticas de ginástica geral, de condicionamento físico e de conscientização corporal. As primeiras têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo. No segundo grupo aparecem os exercícios corporais orientados à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física ou à modificação da composição corporal. No terceiro, as práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para o conhecimento do próprio corpo. Anos do Ensino Fundamental: do 1º ao 9º
Danças: trata das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, com passos ou evoluções específicas, podendo ou não incluir coreografias. Têm um forte componente histórico, que permite identificar movimentos e ritmos musicais peculiares a cada uma delas. Anos do Ensino Fundamental: do 1º ao 9º
Lutas: foca as disputas corporais, com emprego de técnicas e estratégias específicas para imobilizar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, por meio de ações de ataque e defesa. Anos do Ensino Fundamental: do 3º ao 9º
Práticas Corporais de Aventura: trata das formas de experimentação corporal em ambientes desafiadores para o praticante, seja na natureza, seja em espaços urbanos. Algumas dessas práticas costumam receber outras denominações, como esportes de risco, esportes alternativos e esportes extremos. Anos do Ensino Fundamental: do 6º ao 9º
fonte: novaescola - Rita Trevisan

Paulo Vicente - Personal Trainer



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