Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A importância do uso e da escolha certa de TOPS para atividades de impacto

 Atenção alunas de corrida, lutas, jump, ou HIIT, ou até mesmo a bike indoor. Este assunto está diretamente ligado a vocês !!! Assim como é importante você escolher um bom tênis para a pratica, é importante optar por um bom top. Mas você já parou para pensar em qual é top correto para dar aquela corridinha, ou até mesmo fazer uma caminhada? Se isso nunca te ocorreu, não tem problema. Muitas mulheres realmente nem pensam nisso e acabam se apegando apenas na beleza do top na moda fitness. Confira o que você precisa saber para não errar na hora de escolher o top ideal. Para ter uma noção do que o não uso de um top adequado pode causar, um estudo realizado pela equipe da Biomecânica Joanna Scurr, da Universidade de Portsmouth, constatou que a oscilação dos seios durante a corrida pode ser de até 21 centímetros, e isso independente se seus seios são grandes ou pequenos. Agora imagine todo esse movimento acontecendo com frequência, por isso a qualidade do top feminino é muito importante.
Para evitar aquelas dores nos seios pós-exercícios, escolha um top que tenha uma boa área de apoio entre a alça e o decote que seja suficiente para sustentar e distribuir de forma adequada o peso e movimento das mamas, sem sobrecarregar nenhum ponto, garantindo a redução do balanço e apoio adequado.
O ideal seria um top que contemplasse combinações variadas de tamanho de circunferência torácica e bojo, como já existe em países como no EUA, por exemplo.
Na região das costas, o melhor é investir em tops com modelagens em “x” ou nadador, que tem um poder de sustentação maior do que os decotados.
Enfim, com o top certo de exercícios você pode evitar dores musculares, malhar com mais confiança e conforto. Além disso, é capaz de manter a temperatura corporal, evitar lesões e se proteger contra cortes, assaduras e irritações na pele, por isso vale muito a pena pensar não só na estética, como também na sua saúde e bem estar. Uma das maiores preocupações do público feminino, ao praticar alguma atividade física, é a sustentação dos seios. Além dos incômodos olhares indesejados que o “balanço” trás, o movimento pode acelerar sim a queda dos seios.
E você está se prevenindo? Bem o sutiã é desconfortável e pode machucar; os tops comuns acumulam suor e, por muitas vezes, as alças podem incomodar. E é verdade, o movimento dos seios durante a prática de exercícios pode sim causar a flacidez. Saltar continuamente, como pular corda, aulas de jump, assim como a corrida, podem provocar a distensão das fibras de colágeno do tecido mamário, acelerando a queda dos seios, caso não se use um top com sustentação adequada, de acordo com alguns especialistas da área da medicina esportiva e ginecologistas.
Os efeitos serão sentidos em longo prazo, como por exemplo, o aparecimento de estrias. Com o impacto dos saltos e corridas, se as mamas não estão protegidas, as fibras de colágeno vão se estirar e se tornar menos resistentes. Ao longo dos anos, isso pode fazer com que as mamas caiam.
É preciso ter atenção ao uso de tops. Flacidez não é uma consequência do exercício específico em si, mas sim reflexo do movimento dos seios, que acontece também em diversas atividades.
Outro importante detalhe é para aquelas mulheres que possuam prótese de silicone nos seios: a orientação é checar com o seu cirurgião que cuidados devem ser tomados. É preciso verificar se a prótese colocada suporta bem esse movimento, uma vez que a pele também ainda não estaria adaptada à carga “extra” prontamente após a cirurgia e nos meses seguintes.
Segundo médicos, apesar do efeito sobre os seios, outras partes do corpo não estão sujeitas a flacidez com o mesmo balançar durante a atividade, como por exemplo, na pele do rosto e dos glúteos. Nessas regiões o tecido e o peso localizado não são suficientes para causar o estiramento das fibras. Já de acordo com alguns ginecologistas, o alerta é para as mulheres atletas que se alimentam mal e não se hidratam o suficiente, o que pode levar a ter a firmeza da pele prejudicada como um todo. Pode haver uma queda nos níveis de estrogênio, provocando uma desidratação da pele a nível celular, o que leva a uma perda de elasticidade. Dessa forma para alguns médicos o exercício sozinho não causaria flacidez.
OUTROS RISCOS
Correr com sustentação insuficiente nos seios eleva significativamente a força exigida das pernas, aumentando o impacto contra o chão em até 27%, o que faz crescer o risco de lesões.
A mesma Universidade chegou a conclusões interessantes. O Grupo de Pesquisa da Saúde da Mama da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, que, desde 2005 analisa em laboratório mulheres com seios de diferentes tamanhos realizando exercícios físicos e atividades cotidianas.
De acordo com as pesquisas, tops esportivos reduzem a atividade do músculo peitoral em torno de 55%. Entretanto os efeitos em relação à flacidez dos seios, contudo, ainda não foram pesquisados pelo grupo. Mas sentir dor no seios durante o exercício, naturalmente, pode indicar algum dano aos tecidos, no entanto não se tem certeza dos efeitos a longo prazo.
Curiosamente, segundo estimativas do grupo, até 72% das mulheres apresentam dor nos seios durante a prática de exercícios.
O top de compressão é para ser utilizado como qualquer outro. Por proporcionar uma melhor sustentação nos seios, é mais confortável, mantém a temperatura corporal, evita lesões e protege contra cortes, assaduras e irritações na pele. Geralmente, são um pouco mais apertados, têm alças mais grossas e são mais adaptáveis às costas. As esportistas que usam sentem logo a diferença. É indicado também que os tops se ajustem bem também no período menstrual, quando os seios costumam ficar mais inchados e doloridos.
10 Dicas para escolher o top ideal:
1) TAMANHO – Encontre um modelo que realmente acompanhe as dimensões do seu corpo. O tamanho médio tem que ser o médio brasileiro e não o norte-americano, por exemplo.
2) MODELO – O top ideal não comprime o seio, mas tem uma modelagem que encapsula a mama a fim de dar sustentação sem achatá-la. É preciso que a peça tenha controle de elasticidade e que as laterais se ajustem ao corpo. O elástico que fica abaixo do busto não pode ser muito justo a ponto de machucar a pele. A modelagem nas costas também deve ser ampla, porque os músculos ali localizados são de extrema importância na sustentação dos seios durante o movimento.
3) COMPRESSÃO e SUSTENTAÇÃO não são a mesma coisa. Por isso, o melhor é evitar o modelo com bojo, que cria um obstáculo à própria pele, comprometendo a troca de calor com o ambiente e pode causar até feridas nos mamilos.
4) SEGURANÇA – O nível de sustentação ideal vai depender da intensidade dos exercícios. É preciso que o top dê segurança para praticar o esporte escolhido por você.
5) ALÇAS – Médias ou Grossas. Com o balanço dos seios, as alças finas podem ferir ou marcar a pele. Além do tamanho maior, elas devem ser revestidas por um tecido confortável.
6) VENTILAÇÃO – A peça precisa ter um painel de ventilação com tecidos porosos e vazados entre os seios e embaixo deles. A ventilação adequada ajuda a não acumular transpiração.
7) COSTURA – Deve ser feita com linhas suaves e macias. O ideal é que elas fiquem no meio do tecido, evitando assim o contato direto com a pele.
8) TECIDO – Tem de ser agradável à pele, não pode permitir a proliferação de bactérias, nem deve desenvolver cheiro.
9) TESTE O TOP – Faça o teste do produto que pretende comprar. Experimente, pule, faça movimentos que simule um exercício. Só assim você terá mais segurança em relação à escolha que está fazendo.
10) CONFORTO – Visual é importante, mas conforto é fundamental. É preciso tentar sempre o equilíbrio entre beleza e funcionalidade.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário