Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Quase 3 milhões de paranaenses tem direito à vacina gratuita, confira a documentação necessária

 Cerca de 2,9 milhões de paranaenses terão direito à vacina contra a gripe, de acordo com o governo estadual. A campanha começa nesta segunda-feira (4) e segue até o dia 22 de maio. Idosos, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres com pós-parto de até 45 dias, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas e trabalhadores ou detentos do sistema prisional serão imunizados gratuitamente.
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o Paraná é vacinar pelo menos 80% do público-alvo da campanha. Porém, o objetivo do estado, de acordo com o governo estadual, é atingir entre 95% e 98% dos grupos prioritários. A vacina está disponível em todas as 2,5 mil unidades de saúde do estado. 
Conforme o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a recomendação é que se imunize já no início da campanha porque, após a aplicação, a vacina demora em média 15 dias para fazer efeito. Por essa razão, ainda segundo o secretário, quanto mais cedo se tomar a vacina, melhor será a eficácia neste período em que as temperaturas já começaram a cair.
No sábado (9), será o “Dia D” da campanha nos postos de vacinação de todo o Paraná – todos estarão abertos para promover um mutirão de vacinação. A composição da vacina foi planejada para proteção contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
Para adultos, a vacina é administrada em uma única dose. Já para crianças são duas doses, sendo a segunda 30 dias após a primeira. A vacina é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo.
No Paraná, foram registrados 227 casos e 16 mortes por gripe em 2014, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde. Ainda segundo a pasta, do total de mortes, dez pacientes tinham direito à vacina, mas não foram imunizados e maior parte das mortes estava relacionada a pacientes com doenças crônicas pré-existentes que podem ter contribuído para a morte.
Neste ano de 2015, já foram contabilizados três casos de gripe e uma morte: uma mulher de 67 anos, moradora da região de Foz do Iguaçu, na região oeste, que não vacinada e que tinha pneumopatia e cardiopatia, conforme a secretaria.

Confira os documentos exigidos para se vacinar contra a gripe:

Crianças (seis meses a um quatro, 11 meses e 29 dias) - carteira de vacinação, registro de nascimento ou carteira de identidade.

Idosos (acima de 60 anos) - carteira de identidade.

Grávidas - carteira da gestante.

Mulheres até 45 dias após o parto - carteira da gestante e documento do bebê.

Doentes crônicos - poderão se vacinar nas unidades de saúde e nas unidades volantes, desde que estejam com a prescrição médica. Preferencialmente, os pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos onde realizam o tratamento. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica e se dirigirem a outro posto.

Profissionais de saúde - serão vacinados nos hospitais ou unidades onde atuam, ou ainda nos postos de vacinação, mediante apresentação de declaração do médico responsável pelo serviço onde o profissional trabalha.

Indígenas - serão vacinados em casa pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.


Trabalhadores ou detentos do sistema prisional - serão vacinadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde nas delegacias e presídios.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário