Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Festas de Final de Ano: Algumas Dicas

Dicas para não engordar nas festas de final de ano.
Os praticantes de atividades físicas normalmente chegam ao melhor do desempenho no final do ano e não querem perder o trabalho conquistado, mas precisam descansar o corpo, preparar e reunir energia para mais uma temporada que se iniciará em breve. As festas de final de ano representam uma ameaça para a queda de rendimento. Nessa época não tem como evitar os excessos. É preciso ter equilíbrio entre participar das festas e controlar o consumo de calorias, tenha em mente sempre o fator compensação, se exagerar em um dia, controle-se no outro.

O que fazer nos meses de janeiro e fevereiro.
Tente manter uma atividade física, porém sem o compromisso de horário. Para quem já é praticante é mais fácil, pois o corpo pede que se realize alguma atividade física (corrida, caminhada, alongamento, etc...). Nunca se esquecendo da hidratação, pois estaremos na época mais quente do ano.

Aproveite as festas sem comprometer os resultados.
Não se prive de momentos de relaxamento com a família, acordar um pouquinho mais tarde, tomar uma cervejinha, ou um sorvetinho. Dá para fazer tudo isso sem perder tanto o condicionamento físico adquirido ao longo da temporada. Quando começar novamente os treinos, em 2012, terá que se privar de muita coisa por causa dos objetivos para mais um ano de treino e muito suor. Pense nisso.

Um Ótimo Ano Novo, com muita saúde, paz e felicidade !!! É o que deseja de coração seu amigo

Paulo Vicente - Personal Trainer

Governo finaliza plano para prevenção e redução de obesidade.

O governo colocará em prática um plano de metas para conter a obesidade no País, considerada uma epidemia pelo Ministério da Saúde. Com lançamento previsto para janeiro, o projeto tem como objetivo principal reverter a curva de crescimento da doença, reduzindo drasticamente os índices entre as crianças de 5 a 9 anos e estacionando a evolução do problema entre adultos. Quase metade dos brasileiros com mais de 20 anos está acima do peso. Na cidade de São Paulo, os números são ainda mais altos.
O Plano Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social, em parceria com outros 17 ministérios. A ideia é estabelecer ações que ajudem a reduzir o excesso de peso no País nos próximos dez anos. “Mudar hábito alimentar não é uma coisa que se muda de uma hora para outra. Nossa proposta é lançar o plano já com ações operacionais no início de 2012”, diz Maya Takagi, secretária nacional de segurança alimentar e nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social.
É a situação das crianças que mais preocupa o governo. “Se mantivermos essa tendência de crescimento da obesidade entre as crianças, em 13 anos chegaremos a um nível inaceitável. Deter o avanço dessa epidemia é uma questão de saúde pública”, diz o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Pesquisa divulgada neste ano pela pasta indica que o porcentual de meninos de 5 a 9 anos com obesidade cresceu mais que cinco vezes entre1975 e 2009, passando de 2,9% para 16,6%. A meta, no plano para os próximos dez anos, é chegar ao patamar de 1998, de 8%. Mas, se a tendência atual for mantida, a taxa deve atingir 46,5% em 2022.
Para as meninas, a meta também é chegar ao índice de 1998, quando 5% das garotas de 5 a 9 anos estavam obesas. Entre elas, esse porcentual passou de 1,8% para 11,%8 de 1975 para 2009. Os números relativos à população adulta impressionam também. Em 1975, 18,5% dos homens adultos estavam com excesso de peso – em 2010, esse índice saltou para 50,1% no País e chegou a 51,1% na capital paulista. Entre as mulheres adultas, o índice de excesso de peso passou de 28,7% para 48% entre 1979 e 2010.
Para tentar reverter a situação, o governo estabeleceu três focos de ação, sendo o principal o aumento na oferta de alimentos saudáveis (frutas, hortaliças, grãos e peixes). A ideia é melhorar o programa de alimentação escolar, oferecer cardápios saudáveis em restaurantes populares e ampliar a comercialização das frutas e hortaliças mais consumidas no País. Outra vertente do plano é o investimento em educação alimentar, detalhando como a alimentação saudável deve ser trabalhada nas escolas.
O terceiro eixo é a promoção da prática de exercícios físicos, com incentivos para a construção de ciclovias e academias populares – um projeto lançado neste ano. São academias ao ar livre e com equipamentos públicos, em que um profissional orienta a população sobre as práticas. O objetivo é inaugurar 4 mil unidades em quatro anos. “Ter uma academia pública perto de casa aumenta em quatro vezes a prática de exercícios físicos”, garante Barbosa.

Paulo Vicente - Personal Trainer
http://www.personalpaulo.webnode.com/

fonte: http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/pais-tera-plano-de-combate-a-obesidade/

sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal a Todos !!!

Natal é a presença de Jesus em nossos corações,

não só representa a fé, mas a vida,

O nascimento do Filho de Deus!

A consciência de família, amor, paz, felicidade!

Que o sentido do Natal esteja sempre presente em nosso dia a dia

e que a esperança seja um objetivo concretizado…

Que a luz do Amor percorra cada lar

trazendo alegria aos nossos corações.

Que a Fraternidade Universal seja nossa meta e

que haja somente amor em meio a tempos difíceis,

assim encontraremos a Paz tão almejada!

O Natal do Amor é a fé e esperança renascida nos olhos de uma criança!

”Feliz Natal“

É o que desejo de coração para todos meus amigos.

Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Verão: Opções de exercícios e gasto calórico

Hoje estamos oficialmente no primeiro dia do verão, a estação mais esperada e quente do ano. A grande preocupação é eliminar peso, e para isso devemos queimar mais calorias do que consumimos diariamente, mas a maioria das pessoas tem dúvidas sobre o gasto calórico de cada atividade física.
Quanto se gasta numa caminhada, jogando vôlei, pedalando ou mesmo jogando frescobol?
O gasto calórico varia de uma pessoa para outra, dependendo do metabolismo de cada um (genética e biótipo físico), idade, sexo, tempo e intensidade de cada exercício. Sendo assim, o gasto calórico difere entre uma pessoa que pesa 50 kg e uma outra que pesa 90 kg, por exemplo. Para que tenha sucesso na eliminação de peso queimando calorias suficientes é essencial adotar uma dieta balanceada, de preferência orientada por um nutricionista, fazer a avaliação física com um profissional capacitado para verificar seu condicionamento físico e também avaliar a parte hormonal com um endocrinologista. O ideal é que estas avaliações sejam feitas em conjunto. Aproveitando o verão neste nosso país tropical nada melhor do que unir o útil ao agradável e praticar as atividades físicas ao ar livre, queimando calorias.
Veja a tabela com o gasto calórico aproximado de algumas atividades realizadas ao ar livre. O cálculo é baseado numa pessoa de cerca de 60 kg e por um tempo estimado de 30 minutos.
Exercícios de verão e gasto calórico
Aproveite a estação com atividades físicas ao ar livre, mas não se esqueça do protetor solar.

Paulo Vicente - Personal Trainer

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Preparando 2012

 
2012 já está batendo na porta.  Então, como todos os anos, chega um momemnto de refletir nas mudanças que podemos fazer para que possamos nos sentir bem.
Uma dieta balanceada,  atividade física regular e bom sono já dariam uma qualidade de vida muito boa. Mas há outras atitudes que poderiam ser implementadas dependendo da vida de cada um.
Se você fuma, seria bom parar. Se leva uma vida estressante, deveria ter algumas atitudes para controlar e minimizar os efeitos do estresse.
Para que você  começar a pensar em quais hábitos vai focar para melhorar sua qualidade de vida, aí vão algumas dicas:

1) Adote uma atividade física regular:
Para uma vida saudável, exercício físico é fundamental. Você fortalece o  sistema imunológico,  melhora a flexibilidade, reduz o risco de lesões,  aumenta a oxigenação pulmonar e cerebral e melhora resistência do sistema cardiovascular. Além das questões físicas, a  pratica regular dos exercícios físicos contribui para o aumento da auto estima e  do bom humor . Não precisa se matar na academia, basta uma horinha diária. Procure orientação de um profissional para iniciar seus exercícios e  mantenha esse hábito.

2) Alimentação saudável e equilibrada:
Uma  alimentação balanceada  e saudável contribui para a prevenção de várias doenças e pelo fortalecimento do sistema imunológico. Evita, também, a  obesidade e a tão odiada gordura localizada.

Inclua no seu dia-a-dia cereais, verduras, frutas, legumes, peixes, e outros alimentos considerados saudáveis. Reduza o consumo de gorduras saturadas, açúcares, enlatados  e adquira o hábito de tomar água durante todo o dia. Tenha sempre a mão uma garrafinha.

3) Tenha momentos de prazer:
Reuniões com família, amigos, devem ser cultivadas. Viaje, curta  a natureza, os animais, as plantas. Torça por seu time, por alguém. Leia um livro, vá ao cinema, ao teatro. Enfim, faça o que lhe der prazer, sinta-se bem com a atividade que escolher.

4) Controle  o stress:
Mantenha o estresse dentro do nível aceitável.  Sendo um mecanismo de defesa natural do organismo o estresse tem pontos positivos, nos mantém “ligados” . Um erro, entretanto é permitir que sejam constantes os momentos de alto estresse pois isso pode afetar seriamente a saúde de uma pessoa. Boas dicas para evitar isso são: dormir bem, evitar pensamentos negativos, meditar, respirar profundamente, sessões de  massagens, etc...

5) Mantenha a mente ativa:
A mente como qualquer parte de nosso corpo precisa de  exercícios.  Se você exercitar a mente, terá mais vitalidade mental e, consequentemente, viverá melhor. Leia muito, pratique estímulos mentais como jogos de mesa ou de estratégia ou alguma atividades artística  como pintura e música.

6) Hidrate o corpo:
O corpo precisa manter-se sempre hidratado tanto interna como externamente. A hidratação interna com o consumo de  água elimina as toxinas acumuladas e melhora a função renal.  A hidratação externa contribui para a qualidade da pele e retarda o envelhecimento.

7) Pare de fumar:
Isso é fundamental. Mesmo quem fuma sabe das consequencias negativas.  Além de nocivo para a qualidade de vida em geral,  pode provocar doenças respiratórias, envelhecimento precoce,  câncer. Elimine esse hábito, não há um só benefício real em mantê-lo.

8) Construa relacionamentos:
Mantenha sempre um clima cordial entre os familiares e amigos. Construa relacionamentos saudáveis com os companheiros de trabalho e seja cordial mesmo com estranhos na rua e em situações em geral.  Faça o bem e ajude as pessoas.

2012 tem tudo para ser melhor ainda, só depende de nós !!!! Abraços e bons treinos !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer
http://www.personalpaulo.webnode.com/

consulta em : http://www.eumesintobem.com.br/

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Como utilizar com segurança as academias de condomínios

As academias dentro dos condomínios não param de crescer. Atualmente, cerca de 90% dos novos empreendimentos deverão contar com uma academia de ginástica. Até mesmo os prédios mais antigos estão conseguindo se adaptar para ter esse espaço de bem-estar. No entanto, será que todas as pessoas estão preparadas para usar estes espaços? A preocupação com as academias em condomínios se deve ao fato de nestes locais existir um público heterogêneo, como adolescentes, adultos, pessoas na terceira idade ou mesmo com algum problema de saúde ou restrição médica. Além disso, no geral, os condomínios não possuem programa ou professor de educação física para dar a orientação necessária que envolve avaliação, prescrição e acompanhamento das atividades. Essa tendência das academias em condomínios é alimentada pelas dificuldades ligadas à falta de tempo das pessoas em se dirigir a uma academia convencional - em geral, as pessoas que não gostam de academia, não têm tempo ou colega com quem deixar os filhos. O único obstáculo que não dá para alterar é a "preguiça". Para quem não tem um personal trainer exclusivo, a disciplina exige muito mais comprometimento do atleta. Geralmente, essas academias em condomínios contam com esteiras, bicicletas, elípticos, estações de musculação, pesos livres e outros acessórios, como bancos, anilhas, barras, bolas, etc. Existem algumas que são compatíveis com uma academia convencional, mas a maioria tem uma estrutura menor, o que não é impeditivo para a realização de um bom trabalho que proporciona os resultados esperados. Todavia, para quem pretende começar a usar a academia dentro do seu condomínio, alguns cuidados básicos devem ser tomados.

1. Faça um bom check up médico:  O aval de um especialista é indispensável. Naturalmente, não pode ser um simples exame de rotina, mas, sim, um laudo detalhado com testes de esforço, nos quais serão observadas as alterações do coração e da pressão arterial de repouso, esforço e recuperação.

2. Use trajes adequados: Uma roupa inadequada pode limitar movimentos e causar acidentes. Por isso, não deixe de usar tênis e vestuário elástico.

3. Não se empolgue demais: A atividade física tem um caráter muito subjetivo. É bem comum as pessoas terem uma percepção de intensidade, mas o corpo responder de outra maneira. Isso acontece quando fazemos exercícios achando que a carga está muito leve e aumentamos o peso. Uma semana depois as dores no corpo evidenciam o erro. Por isso, para manter a segurança vá devagar e respeite seus limites.

4. Saiba usar a esteira: Toda esteira tem um dispositivo de segurança que deve ser fixado na camiseta do usuário. Se essa pessoa se afastar muito da zona de segurança o dispositivo será acionado e a esteira irá parar de funcionar automaticamente.

5. Evite treinar sozinho: Ao contrário de uma academia normal, que sempre tem gente, a do condomínio, às vezes, pode não ter. Por isso, por segurança procure treinar em horários que tenha pelo menos mais uma pessoa.
6. Se nunca treinou: Em casos de pessoas que nunca praticaram atividades físicas, não é recomendado se aventurar antes de consultar um personal trainer.
7. Hidratação: Observe se na academia há ou não bebedouro. Caso não haja, leve uma garrafa com água e se hidrate antes, durante e depois da atividade.

Paulo Vicente - Personal Trainer

fonte: Portal Minha Vida 7/12/2011

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A importância do descanso no treinamento físico

O descanso é o complemento fundamental para a atividade física, sem o qual os músculos não têm a chance de se recuperar. Uma das conseqüências mais comuns da falta de descanso é o supertreinamento, produto da fadiga muscular e do excessivo cansaço que o corpo sofre e que logicamente pode provocar uma rejeição à atividade física.

A melhor recomendação para se evitar este distúrbio é descansar o suficiente, dando aos músculos o repouso necessário. Além disso, você deve dormir de 6 a 8 horas por noite, lembrando que o corpo não descansa da mesma maneira quando você dorme durante o dia. Também é preciso começar um treinamento físico de forma gradual, respeitando o Principio da Adaptação, para em seguida aumentar o grau de dificuldade dos exercícios.

Finalmente, basta lembrar que "sem descanso o corpo não obtém benefícios"; e você jamais deve acreditar que descanso significa perda de tempo. Ao contrário, você estará investindo em energia e saúde.

Paulo Vicente - Personal Trainer
http://www.personalpaulo.webnode.com/

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Tabagismo e Exercícios Físicos

Além dos problemas inerentes à todos os indivíduos fumantes, os danos do tabaco pesam muito negativamente sobre as pessoas praticantes de exercícios físicos.
A Composição do Cigarro
Sabe-se que no cigarro existem mais de 4.700 substâncias tóxicas, dentre elas a nicotina que, por si só, é um veneno altamente perigoso. Assim sendo, vale a pena demonstrar como agem algumas dessas substâncias no organismo e de que maneira afetam diretamente a prática de exercícios físicos.
A primeira coisa a se ter em mente é que, ao mesmo tempo em que as toxinas do cigarro sobrecarregam o sistema circulatório, simultaneamente, diminuem a provisão de combustível (oxigênio) ao exercício. Essa alteração, sob efeito agudo, pode chegar até a diminuição de 15% do oxigênio que não será utilizado pelas vias metabólicas de geração de energia.
Dentre os principais efeitos agudos do ato de fumar que afetam consideravelmente a prática de exercícios, podemos citar os seguintes: aumento da freqüência cardíaca, exacerbação da asma, aumento do monóxido de carbono no plasma sanguíneo, e diminuição da capacidade respiratória.
No entanto, fixando-se ao mais importante, no que diz respeito à atividade física, analisemos os seguintes fatores: a começar pelo encurtamento (diminuição) da capacidade respiratória, esta é uma ação que torna a prática de exercícios mais dificultada. Tanto em exercícios de predominância aeróbia, como nos de predominância anaeróbia, a diminuição da capacidade respiratória altera consideravelmente os mecanismos para que as células musculares produzam energia. A disponibilidade de oxigênio é um componente chave no processo de treinamento e busca de resultados (performance). Assim que esta disponibilidade torna-se deficitária, o organismo passa a depender de processos de transformação de energia que não utilizem tanto oxigênio como, por exemplo, as vias anaeróbias. Este fato, contudo, passa a produzir metabólitos que acabam por extenuar o exercício muito antes do que o esperado. Este é um dos motivos pelo qual o cigarro diminui consideravelmente a resistência nos exercícios de endurance. Esta é uma conseqüência comum à pessoa fumante que, devido a este vício, tem diminuição da performance em exercícios físicos, exatamente pelo tabaco aumentar consideravelmente a freqüência cardíaca e elevar os níveis de monóxido de carbono no plasma sanguíneo. Com maior concentração de CO no sangue o transporte de oxigênio pelas hemácias diminui, o que afeta drasticamente o potencial das células gerarem energia por vias aeróbias. Isto traz como conseqüência o maior acúmulo de lactato dentro do músculo, induzindo à diminuição da performance conseqüente da fadiga. Sabe-se que, independentemente do tipo de exercício a ser realizado, a presença do oxigênio é sempre fundamental: nos exercícios de predominância aeróbia ele é o responsável pela geração (via combustão, “literalmente”) da maior parte da energia necessária à atividade. E, nos exercícios de predominância anaeróbia, ele é um dos principais responsáveis pela ressíntese de compostos energéticos, como a fósforo creatina, e algumas atividades vitais à célula. Na falta desse oxigênio, todo o sistema energético fica comprometido.
Os pulmões são diretamente afetados pelo cigarro, sendo um dos primeiros pontos de parada das toxinas contidas em sua fumaça. Ali, o monóxido de carbono (que possui afinidade superior ao oxigênio nas hemácias) é imediatamente transferido à corrente sanguínea. Ainda nos pulmões, algumas substâncias contidas na fumaça aderem às paredes dos alvéolos, potencializando o endurecimento da parede celular (enfisema) e prejudicando a oxigenação de todo o organismo.
Um dos venenos muito conhecidos presentes no cigarro é a nicotina. Ao ser consumida, a nicotina leva cerca de 8 segundos até chegar ao cérebro, levando cerca de 30 a 60 minutos até ser eliminada. No que diz respeito ao aumento da freqüência cardíaca, esta toxina é uma das responsáveis por essa alteração.
A nicotina, por exemplo, induz a glândula hipófise (no cérebro) a produzir doses adicionais dos hormônios adrenalina e nor-adrenalina por estímulo à glândula supra renal. Estas catecolaminas acabam por promover a contratilidade da musculatura lisa da camada média das artérias, aumentando a pressão arterial e causando taquicardia. Com esse aumento do ritmo cardíaco (taquicardia), o coração acaba sobrecarregando-se o que, definitivamente, não é satisfatório ao indivíduo que pratica exercícios máximos e submáximos. Além disso, algumas pesquisas com seres humanos comprovaram que a nicotina possui influência sobre os recursos hídricos do corpo, causando efeito anti-diurético. Isso afeta consideravelmente os praticantes de exercícios que visam alcançar definição muscular e baixo acúmulo de água no corpo.
Concluindo
A longo prazo, o cigarro é responsável por ataques cardíacos e problemas vasculares cerebrais, câncer de pulmão (além de câncer de laringe, cavidade oral, esôfago e tantos outros), doenças pulmonares obstrutivas (bronquite crônica e enfisema pulmonar). Com toda certeza, ao praticante de exercícios físicos, independentemente da atividade praticada, não existe nenhum benefício advindo do fumo que melhore a desempenho. Isso fica muito claro quando analisamos os efeitos de algumas substâncias contidas no cigarro quando estão em contato direto com os tecidos corporais, o que comprova que o cigarro é um veneno, uma arma mortal ao organismo como um todo.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Fonte:
- Uba Chupel, Matheus. Projeto “Pare, Pense, Escute: Drogas Não!”. Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. Três Barras-SC, 2009;
- Tesouros da Juventude: Edição 11, pg 3437

Saiba o que acelera e o que desacelera seu metabolismo

Agora no verão, saiba o que acelera e o que desacelera seu metabolismo:

O que acelera o seu metabolismo:

- Exercícios físicos: A prática regular de exercício físico aumenta o metabolismo em cerca de 25% e o mantém num ritmo mais rápido por ate 15 horas depois da sessão de ginástica.

- Você pode exagerar na água: Este líquido é um aliado precioso para manter o nosso organismo funcionando a todo vapor.

- Não pule refeições: Quando o corpo recebe uma determinada quantidade de alimento em intervalos de tempo definidos, ele se adapta a queimar aquilo que você consome. Fazer seis refeições por dia é o mais indicado.

- Aposte nos alimentos energéticos: Couve-de-bruxelas, espargos, espinafres, brócolis, lentilhas, alface romana, feijão, nozes, amendoins, cajus, amêndoas, sementes de girassol e abóbora, iogurtes magros, ovos, maçãs, frutos cítricos, cereais integrais, salmão, carne magra e de aves, chá verde, café e chocolate preto.

O que desacelera o seu metabolismo

- Dietas drásticas: Todas aquelas dietas muito rígidas, que implicam um consumo calórico muito baixo reduzem o ritmo metabólico. Ao sentir-se privado de alimentos/calorias, o corpo começa a fazer reservas energéticas e é por isso que quando estas dietas acabam, normalmente, volta-se a ganhar o peso que foi perdido ou até mais.

- Falta de qualidade de vida: As situações de stress ou as alterações hormonais podem contribuir para um metabolismo mais lento.

- Diferença dos sexos: Os hormônios e a menor massa muscular fazem com que o metabolismo feminino seja cerca de 10% mais lento do que o dos homens.

- Estatura: As pessoas mais altas e com mais massa muscular têm um sistema metabólico mais rápido.

 - Idade: À medida que envelhecemos, o ritmo do nosso metabolismo torna-se mais lento.

- Fatores hereditários: Quem tem tendência a engordar, precisa controlar o consumo de calorias desde cedo. Caso contrário, o organismo não consegue queimar tudo o que foi ingerido e o ganho de peso é inevitável.

Paulo Vicente - Personal Trainer

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cuidados na prática de exercícios no calor

A prática de exercícios em dias com temperatura elevada é visto sempre como um grande desafio. Os pesos parecem estar mais pesados, o tempo na esteira parece custar mais a passar e o ar que inspiramos é sempre quente e insuficiente. Como se não bastasse a ardência nos olhos quando o suor entra em contato com o globo ocular, acabam tornando um feliz dia de treinamento com os amigos na academia uma verdadeira maratona. O nosso organismo possui uma série de mecanismos fisiológicos que visam mantê-lo em condições ideais para seu perfeito funcionamento. Por exemplo, quando começamos a correr a freqüência cardíaca e respiratória são aumentadas a fim de suprir a necessidade de oxigênio para os tecidos, e manter com isso um equilíbrio dinâmico do metabolismo. Deste modo, os dias quentes impõem ações de mecanismos fisiológicos no intuito de manter nosso corpo com uma temperatura adequada, já que pequenas mudanças neste aspecto podem ser muito nocivas ao organismo. A pratica de exercícios acelera o metabolismo aumentando com isso a temperatura corporal. Ocorre que em dias quentes esta resposta do organismo aos exercícios torna-se mais difícil.  Algumas medidas devem ser tomadas para evitar os efeitos desagradáveis do calor.
A principal medida está relacionada à hidratação. Como vimos a água é a principal moeda de troca para manter o equilíbrio térmico do organismo, precisamos eliminar calor com a evaporação do suor e com isso perdemos muito líquido promovendo graus de desidratação que podem ser prejudiciais. Logo a reposição de água deve ser intensificada. Alguns autores recomendam a ingestão de 400 a 600 ml de água gelada 20 minutos antes de exercitar-se, além de ingestões durante o exercício.
Cabe ressaltar que a sensação de sede nem sempre esta associada à desidratação, portanto a ingestão de água deva ocorrer independente da sede. A orientação de um nutricionista sobre a ingestão de água, minerais e outros nutrientes que impeçam a desidratação pode ser determinante para um bom desempenho nos exercícios. Outro cuidado que deve ser tomado é com a vestimenta. As roupas para treinar em dias quentes devem ser curtas e folgadas, permitindo a circulação livre do ar próximo da pele e deste modo facilitando a evaporação mais rapidamente. A cor também é importante, pois roupas escuras absorvem mais os raios luminosos e o seu calor radiante, ao ponto que roupas claras refletem estes raios de calor.
É importante colocar que por um lado o estresse térmico repetido, ou seja, a prática de exercícios em dias quentes, promovem ajustes termorreguladores que resultam em maior capacidade de resistir ao calor, fazendo com que deste modo os indivíduos treinados no calor resistam mais facilmente às temperaturas altas que indivíduos sedentários. Logo, dias quentes não devem ser um empecilho para prática de exercícios, basta tomar os cuidados necessários como vimos para continuarmos o programa de treinamento usufruindo assim de todos benefícios que o exercício proporciona.

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 27 de novembro de 2011

Brasil lidera ranking de AVC na América Latina - Revista Isto É

por Antonio Carlos Prado e Laura Daudén


Em toda a América Latina, o Brasil é o país que apresenta o maior índice de morte por acidente vascular cerebral (AVC): anualmente, em média, 129.200 óbitos. Esse triste número integra o último dossiê da Conferência Latino-Americana da Sociedade Internacional de Farmacologia. Entre os vilões que elevam o risco de AVC estão tabagismo, sedentarismo, dietas muito ricas em açúcares, sódio e gorduras, além de pré-disposição genética. Os benefícios das atividades físicas são enormes e, dentre eles, está a melhora na qualidade de vida depois de um acidente vascular cerebral. Um planejamento motor associado a exercícios físicos melhora a plasticidade cerebral, que é a capacidade de reorganização de estruturas danificadas. Em geral, esses danos são causados por lesões entre as quais, o AVC (acidente vascular cerebral). Pesquisa realizada recentemente pelo Laboratório de Neuroimagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) analisou os efeitos que os exercícios físicos podem causar no sistema nervoso central. O estudo revelou resultados sobre as alterações estruturais que ocorrem em uma das áreas mais complexas do corpo humano pela prática de atividade física e justificaria a prática de esportes na reabilitação de pacientes portadores de doenças neurodegenerativas, Mal de Alzheimer ou Mal de Parkinson.

Paulo Vicente - Personal Trainer

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cãibra, o que pode causá-la e como previnir.

Muitas pessoas temem o aparecimento da cãibra durante a prática de exercícios físicos, mas ela não é uma conseqüência desencadeada apenas pela atividade física.
Pode aparecer também em gestantes, em dias frios quando os membros inferiores não estão aquecidos adequadamente, em pessoas com problemas vasculares, em movimentos repetitivos no trabalho e até mesmo como efeito colateral de algum remédio. A cãibra se caracteriza por espasmos intensos ou contração muscular súbita, involuntária e dolorosa de caráter transitório, definida por muitas pessoas como uma puxada no músculo seguida de uma dor muito forte.
Esta contração pode ocorrer em um determinado músculo ou grupo muscular, que se contrai vigorosamente de forma dolorosa. A dor parece ser proporcional ao número total de unidades ativas, ou seja, quanto maior for a massa muscular envolvida, maior será a dor.

O que pode causar a cãibra:
- Perda excessiva de água e sais, como sódio e potássio, através da transpiração;
- Acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo em conseqüência de grande esforço físico;
- Deficiência de fluxo sanguíneo, geralmente nos membros inferiores, causada por resfriamento, mudança brusca de temperatura ou problemas vasculares.

Como previnir:
- Mantenha uma dieta alimentar balanceada em sais e minerais;
- Beba de 250 ml a 350 ml de água ou isotônicos durante 1 hora de exercícios, de 20 em 20 minutos, mantendo-se hidratado;
- Coma bananas e laranjas, fontes de potássio;
- Alongue bem a musculatura antes e depois de qualquer atividade física;
- Repouso e boa adaptação à mudança de temperatura também ajudam a prevenir a cãibra;
- Se a cãibra aparecer, alongue o músculo ou grupo muscular afetado massageando-o com as mãos.

Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dicas para caminhada leve, Programa Atitude Nissei RIC TV, com participação de Paulo Vicente

Olá meus amigos, estou postando um vídeo sobre dicas de caminhada leve na areia. Uma participação minha no Programa Atitude Nissei, que foi transmitido no dia 13/11, pela RIC TV - Record.
Abraços e bons treinos !!!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Exercícios Fisicos auxiliam a passar no vestibular, diz estudo.

Em ano de vestibular não adianta se debruçar só sobre os exercícios das apostilas. Os exercícios físicos também podem fazer diferença no desempenho escolar, destacam os especialistas.
Para o neurologista especialista em Neuroeducação e Neurologia Infantil José Alexandre Bastos, os benefícios da atividade física para o cérebro são notados ao longo de toda a vida escolar, mas principalmente em épocas decisivas, como o temido vestibular. "É uma verdadeira maratona tanto pela duração quanto pelo número de provas a que os alunos são submetidos", destaca.
Os benefícios já foram até provados por uma pesquisa americana, que constatou que alunos em boa forma física tendem a se sair melhor nas provas do que os sedentários e obesos. "Exercícios físicos estimulam a liberação de neurotransmissores, como a endorfina e a dopamina, fundamentais para o bom funcionamento do cérebro e a sensação de bem-estar", explica Bastos.
Existem ainda mais benefícios para os estudantes. A atividade física promove uma descarga saudável de adrenalina no cérebro, deixando a pessoa mais atenta, com menos tendência à sonolência, além de ajudar a manter o índice de glicose no sangue, fundamental para a nutrição dos neurônios. Fazer exercícios regularmente também ajuda a espantar o estresse de tanto estudo, além de proteger o corpo contra dores e problemas posturais tão comuns nos adolescentes, principalmente por causa das longas horas de estudo.
Para isso, é preciso incorporar à rotina alongamentos antes e depois da atividade física e também durante o tempo dedicado ao estudo. Fazer musculação também pode ser uma boa alternativa já que é possível mexer com o corpo todo, desde que orientada por um profissional de educação física. Complemente com uma atividade aeróbica, como caminhada. A musculação também vai te dar mais resistência para permanecer sentado por muito tempo sem ter dores nas costas.
Respirar fundo diminui a tensão e é o primeiro passo para relaxar os músculos. Quando o músculo está tenso, menos oxigênio passa por ele. Quando respiramos fundo, uma quantidade maior de oxigênio chega ao músculo e permite o relaxamento.
Durante o estudo ou na hora da prova, respire profundamente entre cinco e dez vezes. Assim, uma quantidade maior de oxigênio vai chegar ao seu cérebro, te ajudando a relaxar e aliviar a tensão.

Boas Provas!!!



Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia Mundial do Diabetes - Saiba como os exercícios podem ajudar quem tem diabetes.

Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), em todo mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 5,8% da população a partir dos 18 anos tem diabetes tipo 2 , o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2 juntos, atingem 10 milhões de pessoas. Saiba como os exercícios podem auxiliar quem tem diabetes.
É comum pensar que pessoas com diabetes não devem praticar exercício físico por causa do risco disso provocar hipoglicemia. Porém, praticado com orientação profissional, o exercício físico pode ser bastante benéfico para quem tem diabetes. 
Além da supervisão de um profissional de educação física, a pessoa com diabetes também deve ter acompanhamento médico para monitorar os níveis de glicose e insulina no sangue.
A prática regular de exercício físico, em especial os aeróbicos, trás os seguintes benefícios ao diabético:
* Estimula a produção de insulina.
* Aumenta a sensibilidade celular à insulina.
* Eleva a capacidade de captação de glicose pelos músculos.
* Diminui a gordura corporal, a qual está relacionada à diabetes tipo II.
A prática de exercício físico, além de ajudar no controle da diabetes, também contribui na prevenção de complicações associadas à doença.
A pessoa com diabetes devem consultar seu médico antes de iniciar um programa de exercícios físicos. É preciso examinar o coração, pressão, olhos e pés da pessoa com diabetes para verificar se ela não tem problemas que possa tornar a prática de exercício físico insegura.


Paulo Vicente - Personal Trainer
http://www.personalpaulo.webnode.com/

fonte: http://www.copacabanarunners.net/diabetes-exercicio.html
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=180306

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

EFEITOS BENÉFICOS DOS EXERCÍCIOS APÓS A LIPO

Lipo sem exercícios pode ser perigosa, diz estudo

Fazer lipoaspiração sem praticar exercícios regulares no pós-operatório pode causar aumento da gordura visceral, localizada na região entre os órgãos. Esta gordura aumenta o risco de complicações cardiovasculares, de acordo com um estudo da Escola de Educação Física e Esporte da USP. 
Foram recrutadas 36 mulheres, com Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 30 para fazer lipoaspiração na região abdominal. O grupo foi dividido em "mulheres treinadas" e "mulheres sedentárias". Dois meses depois da cirurgia, o primeiro foi submetido à uma série de exercícios de força e aeróbicos, por três vezes semanais, durante quatro meses e o segundo permaneceu sem fazer atividades regulares.
As mulheres sedentárias ganharam 10% de gordura visceral. Já no grupo de mulheres treinadas, não houve aumento da gordura visceral. Uma possível explicação é o fato deste tipo de gordura ser metabolicamente ativa e mais responsivo ao aumento das concentrações de adrenalina que ocorrem durante o exercício físico. Além disso, as atividades preservaram o gasto energético das mulheres treinadas.
O peso foi recuperado em ambos os grupos. No caso das mulheres sedentárias, o peso retornou possivelmente pelo novo ganho de massa gorda.

Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Campanha para um Natal mais Feliz - Participe !!!

Grandes amigos, mais um Natal se aproxima, uma época em que podemos exercitar valores como a solidariedade. Algumas crianças passam o Natal sem ganhar nenhum brinquedo, por falta de condições. Não que este ato represente o Natal, mas se conseguirmos que uma destas crianças recebam um brinquedo, simples ou usado mas em bom estado, com certeza estaremos gerando um sentimento de amor nesta criança. Então tente observar algum posto de arrecadação e realize sua doação. Posso sugerir na academia Gava, rua Antônio Krainiski, 218; ou na academia Movimentos, Av. Anita Garibaldi, 1025, ou ainda entrem em contato comigo, que vou buscar a doação. Obrigado a todos e abraços de seu amigo,

Paulo Vicente - Personal Trainer
http://www.personalpaulo.webnode.com/

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Os Efeitos Benéficos do Sorriso

Sorrir faz tão bem para o corpo quanto praticar exercícios físicos

Médicos descreveram a risada alegre como uma atividade equivalente ao jogging. Para os especialistas, sorrir pode diminuir a pressão sanguínea, o estresse, além de estimular o sistema imunológico, exatamente como o que ocorre ao praticar exercícios moderados.
A experiência, realizada pela Universidade Loma Linda, na California, solicitou a 14 voluntários que assistissem comédias ao longo de 20 minutos. Segundo os especialistas que monitoraram os participantes durante a pesquisa, foi possível perceber nessas pessoas uma queda significativa nos hormônios que causam estresse, na pressão sanguínea e até nos índices de colesterol.
Os cientistas afirmaram ainda que o sorriso, bem como os exercícios físicos, têm a capacidade de “abrir o apetite.
Os resultados da experiência sugerem que a terapia do riso pode reduzir a incidência de doenças do coração e diabetes. As conclusões podem ajudar idosos que, por conta da idade, têm dificuldade em praticar exercícios físicos.
As emoções e os diferentes comportamentos têm um forte impacto no nosso corpo. A conclusão que a resposta do organismo ao riso repetitivo é semelhante ao efeito do exercício repetitivo.
Berk, médico responsável pelo estudo, que tem se dedicado aos efeitos da risada por mais de duas décadas, disse que a gargalhada produz uma sensação similar a sentida pelo corpo quando índices de endorfina são liberados após a prática de um exercício.
O cientista ainda afirma que sorrir é o melhor remédio para aliviar o estresse depois de um longo dia de trabalho. Ainda de acordo com o seu estudo, assistir meia hora de comédia por dia pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas.
A pesquisa americana foi apresentada durante a conferência Experimental Biology, que ocorre anualmente na California.

Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O diferencial "Personal Trainer", por que contratar.

Algumas razões que fazem com que se contratem um Personal Trainer:  Com o Personal Trainer você terá um treino único e individualizado, prescrito de acordo com seus objetivos e necessidades, respeitando seus limites. Aquele treino “receita de bolo” que vemos aos montes nas academias, não funciona, pois cada um é cada um e por isso o treino deve ser planejado e personalizado, buscando o objetivo do cliente.
O bom Personal Trainer não permitirá que você execute exercícios de forma errada, o que irá evitar possíveis lesões. Não basta realizar exercícios eficientes para a musculatura, sem se preocupar também com todas as estruturas envolvidas no movimento: articulação, tendões, ligamentos e cápsula articular. Deve ser feito um planejamento, respeitando a aptidão física do aluno e seguindo um processo pedagógico progressivo. Isso garantirá o sucesso do treinamento, preservando a saúde e a integridade física do aluno.
Além disso, com o Personal Trainer a disciplina, a motivação e o compromisso do aluno aumentam substancialmente. O que por sua vez garante que o aluno alcance os resultados desejados com maior rapidez e consistência, eficiência e segurança.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Saiba como evitar que o ciclo menstrual atrapalhe os exercícios

Sintomas como inchaço, dores e alteração do humor podem ser amenizados por exercícios leves e por uma alimentação balanceada


Alguns sintomas típicos do período menstrual, como inchaço, dores e alterações de humor, podem prejudicar o rendimento físico das mulheres. É evidente que para as atletas de verdade, a situação é ainda pior, pois o desânimo pode afetar a sua rotina de treinos diários, porém, qualquer mulher pode sentir menos vontade de praticar exercícios físicos quando a menstruação se aproxima. Toda mulher está sujeita a variações hormonais inerentes ao ciclo menstrual. Mas podemos tentar fazer com que a prática e o desempenho não sejam prejudicados por isso. Segundo especialistas, um dos segredos para combater o desconforto gerado pela fase menstrual está nos contraceptivos hormonais. Eles podem minimizar os sintomas de  tensão pré-menstrual (TPM) e a quantidade de fluxo. Ele permite ainda, no caso das atletas, o planejamento do ciclo de acordo com o calendário de treinos e competições.
Uma alimentação balanceada também desempenha papel importante e pode auxiliar à prática de atividades físicas. Nutrientes como cálcio, magnésio e vitamina B6 podem minimizar a TPM.
O cálcio é comum no leite, iogurte, queijo e seus derivados. Já carnes, cereais integrais, banana e batata são fontes naturais de vitamina B6. O chocolate é também rico em magnésio, o que traz aquela sensação de "calmaria" por causa da serotonina .
No entanto, a ingestão de chocolate deve ser feita com restrição, por ter alto valor calórico e ser rico em gordura. Outros nutrientes indicados são os ácidos graxos essenciais encontrados nas castanhas do Pará, nozes, amêndoas. Além desses, beber água, chás de ervas e alimentos diuréticos podem ajudar quando a sensação de peso e inchaço aparece. Os exercícios podem ser reduzidos ou atenuados, de forma a trazer um certo "prazer" em sua execução. Alongamentos, trabalhos aeróbicos leves e exercícios localizados com pouca carga são indicados.

Paulo Vicente - Personal Trainer

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Música gera motivação para praticar exercícios, diz estudo.

Música faz diferença na hora de obter resultados


Para quem acha que a música não influencia nos resultados do exercício físico e seus benefícios, é hora de pensar novamente.

Um recente estudo, conduzido pelo Instituto de Pesquisa de Esporte e Ciências do Exercício, da John Moores University (Liverpool/Inglaterra), investigou o efeito do ritmo da música no desempenho do exercício. Os participantes se exercitaram em uma bicicleta estacionária (bike indoor) ouvindo música e, sem o conhecimento deles, o ritmo da música era aumentado ou diminuído em 10%.

O estudo apontou que, quando o ritmo era mais lento (diminuído 10%) os participantes pedaralam mais lentamente, assim como dimunuiam sua frequência cardíaca e intensidade no geral. Em contrapartida, quando o ritmo era mais acelerado (aumentado 10%), a frequência cardíaca aumentava, além da velocidade, cadência e potência.

A pesquisa também levantou que 36% dos participantes gostaram mais de permanecer em exercício quando a música estava em um ritmo mais acelerado.

A música é o condutor natural da aula, eleva a motivação e o prazer em se exercitar.

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 23 de outubro de 2011

Coluna "DE BEM COM A VIDA" da BandnewsFM sobre suplementos

Matéria da coluna "De Bem com a Vida" da Bandnews FM

Os suplementos usados por aqueles que pretendem perder peso, ou ficarem "sarados" para o verão, devem ser usados somente sob acompanhamento nutricional. Quem consumir livremente pode estar causando mal a própria saúde. Ouça algumas dicas do Personal Trainer Paulo Vicente  em matéria da coluna "De Bem com a Vida" da BandnewsFM.


Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Certificação Internacional Schwinn Cycling

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL SCHWINN®CYCLING (NÍVEL BRONZE)
Dias da semana e horário: Sábado das 9h às 18h e Domingo 9h às 17hCarga Horária: 15 horas/aulaVagas Limitadas: até 25 participantes
Datas:
Uberlândia: 05 e 06 de NovembroLocal: Academia Personal & CiaEndereço: Rua Rafael Marino Neto, 600 – Jardim Karaíba – Uberlândia MG
Belo Horizonte:19 e 20 de NovembroLocal: Academia Cia Athletica BHEndereço: Avenida Olegário Maciel, 1600 - Lourdes - Shopping DiamondMall - Belo Horizonte, MG
Curitiba: 26 e 27 de NovembroLocal: Power Gym AcademiaEndereço: Av. Anita Garibaldi, 2180. Ahú
Curitiba-Paraná

Salvador: 03 e 04 de DezembroLocal: Villa Forma AcademiaEndereço: Avenida Cardial da Silva, 2435 Rio Vermelho – Salvador B.A
São Paulo: 10 e 11 de Dezembro
Local: A confirmar




CONTEÚDO
CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL SCHWINN®CYCLING
Faça parte do renomado e reconhecido programa de ciclismo indoor que combina 100 anos de tradição da bicicleta mais famosa do mundo, conteúdo técnico de alta qualidade e uma rede mundial de instrutores.

O Schwinn®Cycling é baseado em 5 elementos:
1.Pirâmide de treinamento:Instrutor/Coach
2.Princípios do Ciclismo e Pesquisa atualizada:Técnicas Outdoor/Segurança
3.Controle de Cadência e Intensidade:Treinarmais forte e com mais inteligência
4.Quadro de montagem de aulas: Ferramenta para montar aula dinâmicas, inteligentes e criativas
5. Aula prática acessível a todos os níveis de alunos: Não coreografado
Objetivo: Este nível foi criado para instrutores sem qualquer experiência em ciclismo indoor que desejam aprender as ferramentas básicas em teoria e prática para ministrar aulas com segurança, eficiência e diversão e que queiram ingressar no Programa de Educação Continuada Schwinn®Cycling. A certificação nível bronze é alcançada após completar este curso de 15hs com sucesso.Conteúdo: O Instrutor Master da Schwinn abordará tópicos como ciclismo indoor seguro e eficaz, treinamento de frequência cardíaca, análise musical, habilidades de treinamento e desenvolvimento de aulas para atender objetivos específicos. Este curso também aborda anatomia, fisiologia, biomecânica aplicada e equilíbrio do corpo/mente e exame escrito. Os participantes aprendem ainda a história do Authentic Cycling e RIDE RIGHT ™ e o que torna o programa Schwinn® tão único!
Benefícios do Nível Bronze:
• Permite ingressar no Programa de Educação Continuada Schwinn®Cycling
• Apostila com o conteúdo no dia do curso
• Certificado internacional e cartão de instrutor Nível bronze após completar com sucesso o curso de certificação de 2 dias e pelo exame escrito durante o curso, os participantes receberão um certificado e um cartão de instrutor de Nível Bronze pelo correio
• Desconto de 10% na aquisição de roupas e acessórios Schwinn®Cycling
• Inclusão do seu nome como instrutor nível bronze no site Schwinn®Cycling


Paulo Vicente - Personal Trainer
http://www.personalpaulo.webnode.com/