Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

domingo, 28 de outubro de 2012

Avanço - Um ótimo exercício para glúteos e posterior de coxa

Este é mais um exercício que busco sempre incluir em séries de meus alunos, por se tratar de um exercício importante para o trabalho de glúteos e posterior de coxa. A vantagem deste exercício é que se pode aplicá-lo desde fases iniciais de treinamento, utilizando a bola suíça, até fases de treinamento avançado, com barra livre sobre os ombros.
Durante a execução do exercício, é fundamental para sua máxima eficiência permanecer com o quadril sempre alinhado com a barra, principalmente na fase positiva do movimento, ou seja, quando se empurra a barra para cima. É nesta fase que a tendência de deslocamento posterior do quadril é maior, acarretando estresse desnecessário à região lombar, visto que a trajetória da barra é fixa. O esforço deve estar sempre concentrado na perna que se encontra à frente e nunca na outra perna, posicionada atrás e no mesmo nível da perna da frente. Iniciar descendo em um movimento único até que o joelho da perna de trás se aproxime do chão. Quando não houver o equipamento disponível  (agachamento guiado ou “Smith”), o exercício pode ser executado com o corpo livre e com a ajuda de uma anilha ou halter, ou ainda utilizando-se da bola suíça.  Este, talvez, seja um dos exercícios mais poderosos para desenvolver a região glútea, se executado corretamente. Algo comum de acontecer é avançar o passo  exatamente à frente do outro, ocasionando desequilíbrio, bastando apenas conservar o espaço natural entre uma perna e outra para corrigir esse problema.
Um exercício fundamental nas séries de hipertrofia, mas sempre com extremo cuidado em sua execução. Sempre busque a orientação de um professor de Educação Física.
 
Paulo Vicente - Personal Trainer

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

É normal bocejar durante uma sessão de exercícios?

Olá amigos, este post vai para aqueles(as) alunos que, no meio do treino, insistem em bocejar. Brincadeiras a parte, saiba que é um ato perfeitamente normal, bocejar durante uma sessão de exercícios. O ato de bocejar não está totalmente esclarecido para os estudiosos. Ainda não se tem certeza do porque nós bocejamos. O que existe são algumas constatações e hipóteses que tentam elucidar o assunto.
Uma das hipóteses diz que o bocejo ocorre quando o organismo está em um momento de baixo metabolismo, provocado por uma queda de oxigenação no interior dos alvéolos - pequenas estruturas localizadas dentro dos pulmões - cuja função é espalhar o oxigênio pelo sangue e retirar o dióxido de carbono. Para evitar esta baixa oxigenação, o organismo tenta aumentar a entrada de ar nos pulmões através do bocejo. Isto explicaria, em parte, porque algumas pessoas bocejam quando fazem um treino muito puxado na musculação.
Estudos mais recentes mostram que existe uma forte associação do bocejo com o sono. Bocejar é uma maneira que nosso organismo tem de driblar o sono, pois ao bocejar a pessoa estimula a circulação sanguínea e diminui a temperatura corporal, o que colabora para aumentar o estado de atenção.
Quando praticamos musculação e fazemos um treino mais puxado, ocorre um aumento na produção de serotonina, que é o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, relaxar e induzir o sono. O bocejar durante o treino seria uma maneira reflexa que nosso corpo tem de nos deixar mais “ligado”.
Na realidade, ainda não existe um consenso sobre o porquê bocejamos, mas ele é contagiante!
"Provavelmente você tenha bocejado durante a leitura deste texto. Não se preocupe, pois é perfeitamente normal!"
 
Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 21 de outubro de 2012

CORRIDA DA GRACIOSA

Hoje 21-10-12, Corrida da Serra da Graciosa completada. 20 Km Serra acima, só subindo. Muita superação para os 700 inscritos. Corredores determinados a completarem este difícil desafio, corredores de São Paulo, Rio de Janeiro, além de Curitiba e litoral. Poucas horas de sono, pois além de expectativa e ansiedade pré prova, ainda contei com o horário de verão, que me tirou uma hora de sono. Mas a recompensa do visual fantástico, da superação e da motivação estão além do cansaço. Creio que depois desta loucura, ainda tenho algum tempo com a carcaça inteira (ou quase) !!! Agora é recuperar o corpo para iniciar a semana, de novo, em horário novo, mais com uma experiência a mais para compartilhar com os amigos. Confira as fotos no site http://personalpaulo.webnode.com/galeria-de-fotos/photogallerycbm_320381/80/ , ou no facebook http://www.facebook.com/media/set/?set=a.4766487489683.2183749.1520295401&type=3 . Abraços e bons treinos !!!
 
Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 20 de outubro de 2012

Prática de Exercícios Físicos após Cirurgia Plástica


Muita gente tem a curiosidade em saber, quando após a cirurgia plástica estará liberado para exercícios físicos. A grande maioria já tem o hábito de frequentar academia ou sabe da importância de fazer alguma atividade física para manter os resultados da cirurgia plástica.
Cada procedimento exige cuidados diferentes, assim como o retorno aos exercícios físicos  exigem planejamento. No pós-operatório imediato, o corpo estará se adaptando e ao mesmo tempo, se recuperando da cirurgia, que na maioria das vezes, é de grande porte. O prazo de recuperação e para início de atividades fisicas variam de acordo com o tipo da cirurgia plástica . As recomendações médicas devem ser respeitadas, para que se evitem traumas e intercorrências desnecessárias. E lembre-se: quanto maior o repouso, mais o seu corpo se recuperará.

1- Qual a importância de malhar depois de fazer uma cirurgia plástica?
É fundamental, principalmente em cirurgias ligadas ao contorno corporal, como a lipoescultura ou lipoaspiração. Como os músculos estão abaixo da gordura e da pele, se eles estiverem tonificados, o resultado será melhor. Estar em boa forma física antes da cirurgia ajuda nos resultados e os exercícios físicos, depois, ajudam a tonificar a musculatura, o que otimiza os efeitos sobre a região submetida à cirurgia plástica. Músculos tonificados por meio de exercícios físicos melhoram o contorno corporal e a barriga fica mais reta.

2 – Quanto tempo depois da cirurgia a pessoa pode começar a se exercitar?
Enquanto tem pontos na região operada, o paciente não pode fazer exercícios físicos. Os pontos são retirados de 7 a 14 dias após a cirurgia plástica. Dessa forma, em média, a volta às atividades físicas pode acontecer depois de duas semanas.
No ritmo adequado, a atividade física ajuda até a diminuir o inchaço mais rapidamente.
Após um mês da cirurgia, a pessoa já pode se exercitar normalmente, com o mesmo ritmo de antes. Vale destacar que o aumento da intensidade da atividade física deve ser gradual e sempre com o acompanhamento de um profissional.

Existem, entretanto, algumas situações específicas que devem ser consideradas:

1) Quem passou por uma cirurgia para implante de prótese de mama, tem que aguardar pelo menos dois meses para realizar exercícios de braço, como aqueles realizados nos aparelhos de musculação. A mulher também deverá utilizar, desde o início, tops que ofereçam melhor suporte, para evitar que os seios balancem.

2) Já quem fez rinoplastia deve evitar exercícios físicos que podem causar traumas durante os dois primeiros meses após a operação.
Se a pessoa não respeitar o tempo de retorno às atividades físicas, pode ocorrer sangramento, dor e inchaço, comprometendo o resultado da operação.

3) É fundamental a prática dos exercícios, porque eles ajudam na manutenção dos resultados da cirurgia, além de melhorar o contorno muscular. A cirurgia plástica não faz milagres, ela integra um plano de bem-estar, que inclui atividade física e dieta alimentar equilibrada. Quando a pessoa não realiza esse plano, a tendência é que a pessoa volte engordar.
A atividade física, após a cirurgia plástica, é benéfica em três aspectos: 1) melhora o tônus muscular; 2) mantém o gasto calórico e 3) ajuda na redução do inchaço.

4)  Quais os cuidados gerais que a paciente deve ter para malhar depois de uma cirurgia?
Por exemplo: não fazer exercícios com peso nas duas primeiras semanas para não correr o risco de “estourar” os pontos; não malhar mais do que 1 hora por dia e cinco vezes por semanas sob o risco de…
A prática do exercício físico deve ser progressiva, a intensidade tem que ir de leve à mais intensa gradualmente. Toda esta prática tem que ser orientada por um profissional de Educação Física.
No caso da pessoa que recebeu prótese mamária, como comentamos, o ideal é usar um suporte resistente ou dois tops para dar sustentação à mama. Isso impede que os seios fiquem balançando, o que pode ocasionar flacidez de pele e deixar a região caída. No caso de lipoaspiração, o uso da cinta não é necessário durante os exercícios. Mas, deve ser colocada depois.
Mesmo as pessoas que gostam de ir à academia diariamente, podem manter esse hábito, mas respeitando o aumento gradual do ritmo. Após quatro semanas da cirurgia, ela pode malhar normalmente.
Fonte: Livro Cirurgia Plástica – Manual do Paciente

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Adapte-se ao Horário de Verão - Começa dia 21/10

O horário de verão começa à 0 hora deste domingo (dia 21 de outubro) e termina no dia 17 de fevereiro de 2013. Mas será que o relógio movido uma hora para a frente pode trazer algum efeito à saúde?
Para algumas pessoas a mudança traz quadros de mal-estar, dificuldade para dormir, sonolência diurna, alterações de humor e até mesmo de hábitos alimentares. Para outros, significa apenas um dia aparentemente mais longo. Essas diferentes reações são decorrentes da mudança do relógio biológico e de alterações hormonais. Os diversos ritmos do nosso organismo, como o ciclo vigília-sono e o ritmo de temperatura, estão sincronizados. É o chamado relógio biológico ou relógio interior. Por isso, quando há uma mudança brusca de horário, o organismo tende a se reajustar. Como cada ritmo tem uma velocidade própria de equalização, a relação de fase entre eles é alterada com a mudança do horário. É a chamada desordem temporal interna, que pode ocasionar sintomas que podem perdurar poucos dias ou se prolongar por semanas, só terminando quando a ordem temporal interna é restabelecida.
Nosso relógio interior pode funcionar de maneira matutina ou vespertina, influenciando diretamente na adaptação ao horário de verão. As pessoas que acordam de manhã bem dispostas e dormem cedo, ou dormem muito pouco são chamadas de matutinas. Já as que têm dificuldade de acordar cedo e funcionam bem à noite são as vespertinas.
Os matutinos são os que têm mais chances de sofrer com o novo horário, já que eles costumam dormir pouco diariamente e irão se privar ainda mais do sono. A diferença de perfis é ainda influenciada pela secreção de um hormônio, o cortisol, que dá a sensação de vivacidade.
No caso de idosos com problemas graves de saúde, a mudança no padrão do sono pode ainda aumentar a pressão arterial, mas isso acontece geralmente em casos extremos.
Para adaptar melhor o relógio biológico, orienta-se a dormir pelo menos dez minutos mais cedo a cada dia, durante dez dias antes da mudança de horário. A adaptação lenta e gradual segue o mesmo ritmo do relógio biológico, sem causar reações no organismo. Mas evite fazer exercícios três horas antes de dormir, ingerir cafeína e comida pesada.
Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Doação de Medula Óssea - Hospital Nossa Senhora das Graças - VEJAM O VÍDEO

Amigos, tive acesso a um vídeo hoje postado pelo Hospital Nossa Senhora das Graças, incentivando a doação de medula óssea. O vídeo é simples, mas seu conteúdo é profundo, emocionante e nos faz crer que o espírito de solidariedade vem crescendo nas pessoas. Abaixo estou colocando algumas condições para que a pessoa se torne doadora de medula, e logo após o vídeo. Vejam que show !!!!
 
Passo a passo para se tornar um doador

- Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias.

- Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5ml para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

- Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.

- Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

- Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de UMA EM CEM MIL!

- Por isso, são organizados Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

- Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

- A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.

- É muito importante que sejam mantidos atualizados os dados cadastrais para facilitar e agilizar a chamada do doador no momento exato. O formulário online está passando por atualização e em breve voltará a ser disponibilizado.
 
 
Estes dados foram extraídos do site http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=64 do Instituto Nacional do câncer.
 
Ótimos treinos !!!
Paulo Vicente - Personal Trainer

terça-feira, 16 de outubro de 2012

16 de outubro - DIA MUNDIAL DA COLUNA - Saiba como prevenir dores.

16 de outubro – Dia Mundial da Coluna: Saiba como prevenir e tratar as dores que já atingem mais da metade da população brasileira!

80% dos brasileiros sofrerão desse mal pelo menos uma vez na vida. O problema é uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil. É a partir dos 40 anos que você começa a perceber com mais freqüência os efeitos de uma vida inteira de erros de postura, uma herança de maus hábitos na hora de usar o computador, segurar o telefone com o ombro ou até mesmo de se sentar para realizar uma tarefa ou descansar. As dores começam a ser diárias, você já não acha uma posição confortável e vira um viciado dos relaxantes musculares. É hora de procurar um médico e buscar o tratamento adequado. A dor nas costas é a segunda causa mais freqüente de visitas a consultórios médicos e de faltas no trabalho. Só perde para a enxaqueca. Oitenta por cento dos brasileiros vão se queixar de dor nas costas em algum momento da vida, de acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Na maioria das vezes, para resolver o problema não é preciso tomar medidas radicais. O melhor remédio é mudar hábitos simples. É preciso fazer um trabalho em cima da postura, consertar hábitos errados, reforçar a musculatura e controlar o peso. A prática de exercícios é fundamental, para fortalecer a musculatura do tronco. Fazer caminhadas e alongar o corpo ao longo do dia são medidas simples que dão resultados rápidos quando os primeiros sintomas aparecem, se você se conscientizar que o alongamento é parte da tarefa que você precisa realizar, já terá adotado uma importante medida para prevenir a dor nas costas. Lembrando que o alongamento deve ser feito antes, durante e depois da tarefa. O sobrepeso é um fator agravante, que ajuda a piorar os sintomas e dificulta o tratamento, é como se o indivíduo estivesse carregando uma carga desnecessária, excedente que, certamente, causa complicações e pode levar a problemas crônicos como a artrose.
Conheça os inimigos da sua coluna:
• Postura inadequada durante as atividades físicas.
• Uso de calçados inapropriados, como tênis errado para o tipo da pisada.
• Sedentarismo.
• Ganho de peso
• Ergonomia inadequada, no trabalho (mesa e cadeira) e em casa (cozinha, colchão, sofá).
• Bolsas e mochilas muito pesadas.
• Colchão e travesseiro inadequados.
• Uso de notebook no colo.
• Banco de carro fundo, embreagem ou pedais muito duros.
• Movimentos repetitivos ou posturas que se mantêm por longos períodos, assim como a sobrecarga da região lombar.

 fonte: http://agitosp.wordpress.com/2012/10/16/16-de-outubro-dia-mundial-da-coluna-saiba-como-prevenir-e-tratar-as-dores/

A atividade física é recomendada, porém procure um profissional capacitado !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ministério reduz idade mínima para cirurgia bariátrica no SUS

Para marcar o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, o Ministério da Saúde reduz a idade mínima para as pessoas que precisam de uma cirurgia bariátrica. Uma das principais mudanças é a redução de 18 para 16 anos a idade mínima para realizar o procedimento, em casos em que há risco de vida do paciente. Além dessa medida, também está prevista a inclusão de exames e de outras técnicas cirúrgicas. A iniciativa foi tomada com base em estudos que apontam o aumento crescente da obesidade entre os adolescentes, como a Pesquisa de Orçamento Familiar de 2009 (POF), que verificou que na faixa de 10 a 19 anos, 21,7% dos brasileiros apresentam excesso de peso – em 1970, este índice estava em 3,7%. Permanece a orientação de utilizar a cirurgia bariátrica, no Sistema Único de Saúde (SUS), como último recurso para perda de peso. Antes de fazer a cirurgia, o paciente entre 16 e 65 anos deve passar por avaliação clínica e cirúrgica e ter acompanhamento com equipe multidisciplinar durante dois anos. Nesse período, o paciente é submetido a uma dieta e, se os resultados não forem positivos em relação a esse e outros métodos convencionais, a cirurgia é recomendada.
O Ministério da Saúde continuará fortalecendo as ações primárias e de prevenção da obesidade por meio do incentivo à mudança dos hábitos de vida da população: principalmente, alimentação adequada e prática de exercícios físicos regulares.
O índice de obesidade infantil e na adolescência está aumentando com o passar dos anos. A recomendação por atividades físicas orientadas pode evitar a cirurgia bariátrica. Sempre considero que recursos naturais, que estimulem potencialidades físicas que visem manutenção da saúde e qualidade de vida são melhores que recursos cirúrgicos, salvo que envolvam risco a vida. Os dados acima são preocupantes, mas podem ser revertidos, ou amenizados através de consciência sobre alimentação e exercícios. 
fonte: http://blogsaudebrasil.com.br/2012/10/12/ministerio-reduz-idade-minima-para-cirurgia-bariatrica-no-sus/

Paulo Vicente – Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

NESSE DIA DAS CRIANÇAS, ATENÇÃO COM A POSTURA DOS PEQUENOS

Cuidar da postura das crianças e adolescentes não é uma tarefa fácil. Quem nunca falou para uma criança "senta direito!", "estica as costas!"? Muitas vezes essas frases tornam-se chatas por serem repetitivas, mas o esforço vale a pena, pois se desde a infância pudermos proteger nossas articulações poderemos evitar sérios problemas no futuro.

Numa época onde se vê grandes mudanças do comportamento humano em relação à saúde, vemos a necessidade de chamar atenção para a postura com a realização de simples atividades diárias, tanto das crianças como daqueles que as cuidam.

Em certos momentos, quando for possível, as crianças devem andar descalças, pois o pé possui diversos receptores que informam ao corpo a posição no espaço, o que lá na frente renderá um bom equilíbrio para o indivíduo.

Não deixe as crianças sentarem fazendo uma rotação interna do quadril e rotação interna de joelho (quando a perna, em relação ao quadril, se dirige para fora) . Isso prejudica as duas articulações (quadril e joelho), pois promove uma força resultante que pode danificar a cartilagem dos mesmos. Além disso a posição da coluna é importante para que não se desenvolvam problemas posturais futuros. Sempre fique atento quando a criança estiver diante do computador ou vídeo-game.

A criança deve sentar-se sobre os ísquios (ossinhos do bumbum), com as costas retas, bumbum próximo ao encosto da cadeira.
Fonte: Bbel
 
Paulo Vicente - Personal Trainer

FINALISTA - TOP 100 - TOPBLOG 2012

Amigos, muito feliz !!!! Meu blog foi selecionado entre os TOP 100 do TOPBLOG 2012 - Brasil. Na categoria saúde, entre mais de 1000 blogs inscritos !!! Este BLOG tem o principal objetivo de informar pessoas sobre qualidade de vida, treinos, dicas, mercado de trabalho, enfim, tudo que se refere a atividade física e saúde. Agradeço a todos os votos computados, e o selo com a marca TOP 100 já pode ser visualizado no endereço http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=MostraBlog&url=http%3A%2F%2Fwww.personalpaulo.blogspot.com.br%2F . Os votos ainda podem ser computados, basta acessar a página e clicar no selo "Vote aqui" do TOPBLOG, no lado direito, os votos podem ser feitos via e-mail, facebook e twitter. Caso queira ficar informado das dicas clique também em  "participar deste site". Mais uma vez agradeço a todos os votos computados !!! Abraços a todos!!!
 
Paulo Vicente - Personal Trainer
 

domingo, 7 de outubro de 2012

Seminário sobre Arritmias

Olá amigos, nos dias 5 e 6 deste mês, aconteceu no auditório do Hospital Constantini, um seminário que participei sobre Arritmias - Atualização Clínica. Assuntos de muita importância para profissionais da saúde,  novidades em ressuscitação cardiopulmonar, marcapasso, desfibrilador, entre outros assuntos. As palestras de alto nível, com profissionais gabaritados garantiram a qualidade do evento. Toda a estrutura apresentada para o evento foi outro diferencial, desde a recepção com um ótimo coffee break, audio-visual, e material apresentado. Abraços a todos e ótimos treinos. 
 
Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

1o de outubro - Dia Internacional do Idoso - Atividade Física na Terceira Idade

Hoje 1º de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Idoso, sendo que a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. O surgimento da data foi em razão de uma Assembléia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria em 1982. Para envelhecer bem é necessário que a pessoa pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamento com outras pessoas e pratique atividades produtivas. Praticar exercício físico na terceira idade só traz benefícios à saúde, tanto físicos, quando psicológicos e sociais. Isso porque o exercício contribui para o aumento na qualidade de vida da pessoa, além de melhorar o funcionamento do coração, reduzir o colesterol e manter a pressão arterial controlada.
Além disso, a prática de exercícios físicos também estimula o metabolismo e a redução calórica. Isso ajuda também a aumentar a massa muscular, fundamental para idosos, evitando o desenvolvimento de diversas doenças.
Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME) e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), praticar exercício físico na terceira idade também previne diversas incapacidades, como perda de memória e perda dos movimentos. Procure a orientação de um médico e de um profissional de Educação Física. Abraços.
 
Paulo Vicente - Personal Trainer