Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

domingo, 25 de agosto de 2013

Benefícios da atividade física para quem tem diabetes

Exercício reduz a gordura nos órgãos e melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos.

Sabidamente o exercício físico feito de maneira regular e bem orientado é hoje o principal fator na prevenção de diversas doenças como obesidade, hipertensão arterial, infarto do miocárdio, osteoporose e diabetes. 

 Mesmo para aqueles que já desenvolveram tais doenças, a atividade física em algum momento da evolução do paciente vai fazer parte do tratamento.
Especificamente em relação ao diabetes, o exercício físico melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos, reduzindo muitas vezes as doses dos medicamentos utilizados e ajudando a prevenir problemas associados ao diabetes, como alterações na retina, vasos sanguíneos, nervos, rins e coração.
 Num trabalho recente realizado no Centro Médico Universitário de Leiden, na Holanda, foi comprovada, através de ressonância magnética, uma redução da gordura ao redor de órgãos como coração, fígado e rins em 12 pacientes com diabetes tipo 2 (quando não há necessidade do uso de insulina para o controle da doença) secundária ao exercício físico. A redução deste tipo de gordura está associada a uma menor ocorrência de complicações do diabetes como o infarto do miocárdio. É importante que o diabético converse com seu endocrinologista sobre os exercícios que já realiza ou pretende iniciar, pois muitas vezes serão necessários ajustes na dosagem de insulina e dos medicamentos orais comumente utilizados.
Recomendações gerais
 Se considerarmos o exercício físico como um "medicamento" a ser utilizado pelo diabético, ele terá uma "dose ideal" para cada pessoa. Genericamente recomenda-se que sejam realizados exercícios de 30 a 60 minutos por dia, cinco a seis vezes por semana, de intensidade leve a moderada. Esta intensidade normalmente é determinada através de uma consulta médica especializada e de um teste ergométrico (eletrocardiograma de esforço) para que sejam determinados limites adequados para cada indivíduo.
 Dá-se preferência aos exercícios aeróbicos, aqueles que podem ser mantidos por um período de tempo relativamente longo e que movimentam grandes grupos musculares como os encontrados nas coxas, pernas e braços. São exemplos destes exercícios a caminhada, corrida, natação, hidroginástica e ciclismo. Esses exercícios além de melhorarem o aproveitamento da glicose reduzem a chamada gordura visceral que é aquela encontrada ao redor de órgãos como coração, fígado e rins.
fonte: http://www.fitnessbrasil.com.br/novo_site/news_detalhe.asp?Id=1272&utm_source=Fitness+Brasil&utm_campaign=2ddfdc4e63-Fitletter_479_8_21_2013&utm_medium=email&utm_term=0_a8d5b17b25-2ddfdc4e63-24746493

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sábado, 24 de agosto de 2013

CURSO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS (TAF)

Grandes amigos concurseiros !!! Agora estou com uma parceria com a BEE RH, uma Empresa de Recursos Humanos que possui cursos profissionalizantes, entre eles o meu. O curso de TAF (Teste de Aptidão Física), específico para concursos públicos. Neste curso será abordado a importância de se começar a treinar ANTES do resultado do teste teórico. O nosso corpo necessita de tempo para adaptações necessárias para a execução dos exercícios solicitados para o teste físico. Lembrando que este teste físico tem caráter ELIMINATÓRIO. Questões como: Como começo treinar?, Quais as técnicas?, Preciso de personal?, Quanto tempo antes?, serão respondidas neste curso, com uma linguagem fácil e direta. Então, quem quiser se preparar um pouco mais para os concursos, entre em contato com a BEE RH pelo telefone 3222-1956. Aguardo vocês !!!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Veja o que Christian Barbosa, Administrador do Tempo, tem a dizer sobre Exercícios Físicos


A maratona diária em que vivemos não é uma atividade esportiva, mas uma corrida contra o tempo que tem como objetivo tentar fazer o máximo de tarefas possíveis, pessoais ou profissionais, em apenas 24 horas. Trabalho, estudos, compromissos, família. Muitas vezes esquecemos que cuidar da nossa saúde é vital para darmos continuidade a essa rotina dinâmica, e, para tanto, a falta de tempo não é mais desculpa. Não acredita?
Estudo realizado por um grupo na Universidade McMaster, Canadá, revelou que é possível ter importantes ganhos mesmo com poucos minutos de atividade física diária. Isso significa que, se administrarmos de forma eficiente o nosso dia, além de mantermos o ritmo de cumprimento das atividades voltadas para a carreira, também podemos dedicar um tempo para nosso bem estar. Segundo a pesquisa, realizar dez séries de apenas um minuto de bicicleta, com um minuto de descanso entre elas, três vezes por semana, são tão eficientes na melhoria da musculatura quanto à prática de muitas horas de exercícios convencionais de longa duração. São menos de 30 minutos para manter-se em forma. Ótimo, não? Se você pretende mudar seu dia a dia e iniciar uma vida mais saudável, existem algumas tarefas que podem ser realizadas e organizadas para otimizar seu tempo no trabalho e conquistar esse momento para suas atividades físicas. Seguem algumas sugestões de como alcançar essa melhoria:
Se possível, procure um especialista: antes de tudo, ocupe um espaço da sua agenda para procurar um preparador físico e verificar se você está apto a praticar exercícios. Se isso não for possível, inicie seu treinamento com atividades leves como, por exemplo, uma simples caminhada. Afinal, não adianta administrar bem o seu tempo se, quando iniciar o treinamento, você sofrer alguma lesão.
Planejamento antecipado: pegue a sua agenda e visualize a situação da próxima semana para alocar as prioridades, seguindo a ordem ao longo dos dias. Não se esqueça de incluir neste planejamento um tempo para dedicar aos exercícios físicos. Priorize para cada dia da semana apenas aquilo que será feito, as possibilidades devem ficar de lado.
Ache um parceiro: no começo, ir sozinho para fazer exercícios pode ser realmente desestimulante. A dica é encontrar alguém que compartilhe da mesma necessidade para um apoiar o outro. Incluir relacionamentos importantes nessa atividade é também uma ótima forma de utilizar seu tempo para realizar prospecções pessoais e profissionais. 

Compromisso com você mesmo: para dar certo a realização das atividades físicas diárias, você precisa estar bastante comprometido com você mesmo. No começo, provavelmente precisará rever sua agenda e a forma como tem se organizado. Mas, o importante é começar, depois você irá se mais fácil adaptar-se à nova rotina. O período da manhã pode ser a melhor opção: ao iniciar a prática de exercícios físicos, muitas pessoas acabam escolhendo os horários vagos entre trabalho e universidade, ou o pós-trabalho. Não se esqueça que o período da manhã também é uma ótima opção! Acordar mais cedo lhe dá ânimo para aguentar o dia, além de culminar em aumento de produtividade pela sua maior disposição. Isso sem contar que esse período costuma ser mais fresco do que à tarde.
Escolha um exercício que lhe agrade: se você odeia caminhar, não opte utilizar o seu tempo em uma esteira, você desistirá logo dos treinamentos. O grande segredo para as realizações darem certo é se sacrificar um pouco para fazer aquilo que realmente gosta. Pode ser abdominal, levantamento de peso, bicicleta, correr, praticar dança aeróbica, ou todos os exercícios mesclados. A escolha é sua.
Sair da inércia é difícil, principalmente por estarmos acostumados com essa correria da vida moderna. Mas, lembre-se que praticar exercícios pode, além de trazer uma sensação de disposição para seguir os dias, aumentar a sua produtividade diária profissional e estimular a atenção na realização de suas atividades. Não é somente estética, exercícios físicos também são sinônimos de saúde e qualidade de vida.

Christian Barbosa é cientista de computação e o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade. Abriu sua primeira empresa aos 15 anos e foi um dos profissionais mais jovens do mundo a receber o certificado da Microsoft.
fonte:http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/sem-categoria/sem-desculpas-existe-tempo-para-os-exercicios-fisicos

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

domingo, 18 de agosto de 2013

SALTO EM EXTENSÃO - CONCURSO PÚBLICO

 Pessoal, realizo preparação para concursos há anos, e realizando uma busca na internet, para poder passar para meus clientes, não encontrei algo que se aprofundasse sobre técnicas de salto em extensão. Uma prova amplamente solicitada em concursos públicos. Então resolvi escrever a minha. As técnicas são subjetivas, ou seja, dependem de cada pessoa. O condicionamento atual da pessoa, se ela já é praticante de exercícios ou não, se está acima do peso ou não.
Vamos começar pelo caso mais trabalhoso de todos, ou seja, a pessoa se encontra sedentária e acima do peso: Primeiro passo, faça uma reeducação alimentar, comece a realizar exercícios de fortalecimento e se estiver acima do peso, foque na perda de peso, pois é o seu peso que você ”arremessará” no salto. O trabalho de fortalecimento deverá priorizar os exercícios e grupos musculares exigidos para o salto. Pernas em geral, posterior de coxa, quadríceps, panturrilhas, além de fortalecer abdômen e lombares. O movimento dos braços é de fundamental importância, por isso deve-se trabalhar ombros, costas e peitorais também, a articulação superior mais exigida será a articulação dos ombros. Lembrando que este fortalecimento deverá ser progressivo e intenso, mas respeitando o intervalo de recuperação muscular para evitar lesões. Por isso NÃO DEIXE para treinar após a aprovação do teste teórico, comece antes, independentemente se você está aprovado na prova teórica ou não. O corpo precisa de tempo para se adaptar e se fortalecer, e isto não ocorre em um dia, uma semana ou um mês. Comece antes, e caso não seja aprovado no teste teórico, o máximo que pode acontecer é você ganhar SAÚDE !!!!
Com relação a execução do salto em si, do movimento propriamente dito. Primeiramente estabeleça as marcas, aproximadamente 1,60m para mulheres e aproximadamente 2,00m para homens. Quando iniciar o movimento do salto, flexione os joelhos até sentir que poderá utilizar o máximo de força muscular das pernas. Este ângulo pode variar entre 90 graus ou um pouco menos. Projete seu corpo para frente, como se ele estivesse caindo, aproximando sua face do chão. O movimento dos braços é importantíssimo, pois ele realizará um pêndulo que lhe auxiliará na projeção frontal. Utilize as técnicas das pernas, aproximação do chão e braços juntos. Treine este movimento por 2 ou 3 vezes na semana, por cerca de 20 minutos (+ ou – 15 saltos), e dedique-se aos treinos de fortalecimento também.
Siga estas dicas e ótimos treinos !!!


Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Higienização das mãos, Ambientes arejados e cuidados ao tossir - Evite a gripe

Secretaria da Saúde do Paraná confirma gripe como causa da morte de atleta no Oeste do Estado

Após análises laboratoriais, a Secretaria da Saúde do Paraná confirmou que a gripe foi a causa da morte de uma atleta de 14 anos, em Toledo, na Região Oeste do Estado. O laudo foi emitido pelo Laboratório Central do Estado apontou que havia a presença do vírus Influenza B, causador da gripe, nas amostras colhidas da jovem. Equipes da Secretaria estadual da Saúde vão continuar a investigando o caso. Segundo um relatório preliminar, a paciente apresentava sintomas gripais antes mesmo de chegar em Toledo, e pode ter adquirido a doença em Castro, cidade onde morava. Outras três amostras de colegas do mesmo time da atleta também foram positivas para Influenza B. As quatro meninas participavam do Campeonato Paranaense de Basquetebol Sub-15 Feminino, que seria realizado entre os dias 31 do mês passado e domingo, no município de Toledo. Após a morte da jovem e do registro de outras atletas com sintomas gripais, a competição foi suspensa conforme uma orientação da 20ª Regional de Saúde.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, o fato reforça a orientação para que as pessoas procurem atendimento médico assim que apresentem os primeiros sintomas.   A preocupação com a contaminação pelo vírus H1N1, causador da gripe A, voltou a mudar o comportamento das pessoas. O uso de álcool em gel nas mãos, uma das recomendações de higienização para prevenir a doença, voltou a crescer neste período de frio, quando ocorre a maior incidência da doença.
Em locais com circulação de pessoas os responsáveis pelos espaços também têm incentivado a higienização das mãos com álcool em gel. 

Os cuidados que as pessoas devem tomar para evitar a contaminação do vírus. A população deve manter a higienização, principalmente da mão, além de manter os ambientes arejados. Também é importante reforçar a alimentação e a ingestão de líquido. Já que apresentar algum sintoma de gripe, além de procurar um médico, deve ter cuidado para não contaminar os ambientes. Ao tossir ou espirar, proteja o nariz e a boca com a mão ou um lenço e faça a higienização imediatamente. Se a pessoa não tiver esse cuidado, pode disseminar o vírus da gripe, não só o H1N1, no meio ambiente e contaminar outras pessoas.

Paulo Vicente - Personal Trainer

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Candidatas passam mal após carregarem sacos de cimento de 50 kg

Grandes amigos, trabalho muito com preparação para concursos públicos, mas creio que esta não é a melhor fórmula de avaliação. Vejam o vídeo e tirem suas conclusões, abraços !!!

SÃO PAULO - Candidatas a uma vaga de ajudante geral em um concurso público na cidade de Tambaú, no interior de São Paulo, passaram por um teste prático que surpreendeu os participantes nesse final de semana. A prova exigiu que os candidatos carregassem sacos de cimento de 50 quilos por um trecho de 60 metros.
O mesmo peso foi imposto para homens e mulheres. Muitas candidatas não conseguiram levar os sacos pesados e outras passaram mal.
O edital do concurso previa que o aprovado para a função deve ajudar a armazenar materiais como cimento e cal. Segundo cópia do edital divulgada pela prefeitura, havia um aviso aos interessados sobre o que seria a prova prática. A prefeitura atribuiu os incidentes à falha na leitura do documento pelos candidatos.
“Com relação à prova prática, foi informado aos convocados na última semana como seria a prova”, diz nota do governo municipal.
O Ministério Público em Tambaú também avaliou que o procedimento foi regular uma vez que a exigência constava em edital e é permitida por lei.

fonte:
http://oglobo.globo.com/pais/candidatas-de-concurso-passam-mal-apos-carregar-sacos-de-50-kg-9471260

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

domingo, 11 de agosto de 2013

Serviço de aluguel de bicicletas é inaugurado em Curitiba

A locação de bicicletas começou a funcionar nesta sexta-feira, em Curitiba, com dois bicicletários integrados, no Centro Cívico e no Jardim Botânico. “As pessoas estão bastante interessadas. A imensa maioria busca para o uso esporádico, a passeio”, afirmou um dos idealizadores do projeto, Lucas Pereira Nery.
Inicialmente, os pontos têm 21 bicicletas, no total. Elas podem ser alugadas em um bicicletário e devolvidas no outro. Rafael Milani Medeiros, um dos sócios da Bicicletaria.net, explicou que é uma frota piloto, com uma escala inicial reduzida. “Mais de 300 cidades do mundo começaram assim. Queremos mostrar a viabilidade do sistema. Estamos atrás de patrocinadores. Assim que tivermos patrocínio, o custo será reduzido”, relatou Medeiros.
O diferencial, segundo Medeiros, é o atendimento que os bicicletários proporcionam para as “bicicletas privadas”. Os pontos oferecem conserto e estacionamento para bicicletas, além de venda de equipamentos para ciclismo. O valor do estacionamento é de R$ 1,00 a hora, R$ 4,00 a diária e R$ 60,00 a mensalidade.
Para alugar uma bicicleta, é necessário fazer um cadastro e pagar uma taxa de inscrição de R$ 15,00 – com essa taxa o usuário já pode utilizar a bicicleta por três horas. O cadastro deve ser feito no site da empresa ou nos bicicletários. A partir de então, o custo do aluguel por uma hora é de R$ 5,00. Ainda é preciso disponibilizar uma caução de R$ 500,00 para caso de extravio. Esse valor é pré-autorizado para ser descontado no cartão de crédito do usuário. Após a devolução da bicicleta, a caução é cancelada. O pagamento só pode ser feito com cartão de crédito.
Nery disse que com o patrocínio, além da redução do custo da locação, será possível oferecer um aluguel mensal. “A intenção é expandir os pontos e as bicicletas. Estamos em negociação e aguardando fechamento com patrocinadores”, contou. Ele ainda explicou que os patrocinadores poderão expor a marca nas bicicletas e nos espaços publicitários dos bicicletários. A empresa conta com um terceiro sócio, Luiz Eduardo Scheinkmanm.
“Estamos bastante otimistas. A gente acredita que até o fim do ano teremos três pontos e 90 bicicletas. Também já estamos pensando na Copa do Mundo de 2014 – tanto em posicionamento dos biciletários quanto no tamanho da frota”, afirmou Nery. O terceiro bicicletário será no São Lourenço.


O cadastro foi liberado há dez dias na internet e 400 pessoas já se cadastraram. “A tendência agora é aumentar”, intuiu Medeiros. Para ele, o conceito da empresa é “transporte de bicicleta com conforto e segurança”. Para isso, a empresa oferece uma infraestrutura completa para o usuário. “Queremos incentivar as pessoas a usarem a bicicleta no meio urbano”.
Em fevereiro, um mapa temático será lançado e distribuído gratuitamente. O mapa irá apontar as ciclovias, as vias menos perigosas, os pontos culturais, os pontos turísticos, restaurantes, bares, oficinas e os “amigos da bicicleta”, que são estabelecimentos que oferecem benefícios para os ciclistas. “Agora vamos lançar em português. Mas, depois, faremos as versões em inglês e espanhol”, contou Nery.
O lançamento do serviço de locação de bicicletas foi realizado na quinta-feira (31) e contou com a presença de autoridades, como o prefeito e a vice-prefeita de Curitiba, Gustavo Fruet e Mirian Gonçalves. Depois do lançamento oficial, 150 ciclistas participaram da volta inaugural, que foi feita na ciclovia. “A volta foi para mostrar a ‘zona de reabilitação’ e a infraestrutura associada”, explicou Medeiros.
fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/02/servico-de-aluguel-de-bicicletas-e-inaugurado-em-curitiba.html

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

Atividade Física em Clima Seco

Grande parte do país experimentou entre os meses de julho de agosto de 2013, os mais baixos índices de umidade relativa do ar, que é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta), com a quantidade máxima que poderia haver numa mesma temperatura (ponto de saturação). Tal medida cria um índice que pode significar estado de emergência.
Os níveis mais baixos registrados nos últimos tempos, chegaram a refletir condições semelhantes ao clima dos desertos, o que significa dobrar os cuidados com a saúde, principalmente pessoas que praticam atividades físicas ao ar livre, caso dos corredores, interferindo na escolha de horários e diretamente no reforço da hidratação. A alimentação também é outro fator relevante nessas condições, vigiada para auxiliar na prevenção de possíveis complicações de desidratação e problemas respiratórios.


O clima seco pode prejudicar o quadro respiratório dos indivíduos, principalmente dos praticantes de atividade física que costumam se exercitar ao ar livre, portanto devemos tomar alguns cuidados nessa época do ano para não ter.
Para minimizar surpresas desagradáveis, causadas justamente pelo desconforto respiratório e pela desidratação, diretamente ligados ao clima, observamos quatro dicas importantes para reduzir esses sintomas de desconforto e irritação.

1)Consumir bastante líquidos - Quando sentimos a boca seca, já é um sinal que o corpo está em processo de desidratação, portanto estando quente ou frio úmido ou seco, não espere para ingerir líquidos. Os mais recomendados além da água são: Sucos de frutas que contenham muita água, como melancia, melão, abacaxi além da água de coco que é um excelente hidratante natural!

2)Uso de Umidificadores – São excelentes para aumentar a umidade do ar devido a liberação de gotículas de água que são lançadas ao ar, mas temos que tomar cuidado, pois o uso prolongado pode umidificar de mais locais com tapetes, carpetes e almofadas causando a proliferação de fungos, portanto devemos deixá-los ligados por 2 horas antes de dormir e desligá-los posteriormente.

3)Alimentação leve – Evitar o consumo excessivo de condimentos, sal, molhos gordurosos, pois são alimentos causadores de desidratação. Portanto opte por uma conduta alimentar mais saudável, utilizando mais frutas, alimentos que exijam preparações mais simples como assadas e grelhadas.

4)Atividade Física – Procure fazer exercícios em horários em que a umidade seja mais elevada, entre 06:00 e 09:00 horas da manhã e após as 18:00 horas da tarde. Muito importante fazer uma boa hidratação 30 minutos antes de começar a atividade física, durante e depois. Opte por água e bebidas esportivas dependendo da duração da atividade.

Cuidados a Serem Tomados

Entre 20 e 30% - Estado de Atenção
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas.
Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água,
Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% - Estado de Alerta
Observar as recomendações do estado de atenção.
Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas.
Evitar aglomerações em ambientes fechados.
Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% - Estado de emergência
Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta.
Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de Educação Física.
Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados.
Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quartos.

fonte: http://www.ativo.com/Canais/Pages/corridanoarseco.aspx

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sábado, 10 de agosto de 2013

PRÉ-INDICAÇÃO AO PRÊMIO EXCELÊNCIA E QUALIDADE 2013

Vejam que bacana que recebi:


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LIDERANÇA
´´Incentivando os que se Destacam Perante a Sociedade´´

PRÊMIO EXCELÊNCIA E  QUALIDADE BRASIL 2013

São Paulo, 02 de agosto 2013.

Vossa Senhoria 
Prof. Paulo Vicente
MELHORES DO ANO – Categoria – “Personal Trainer Paraná ´´

Foi indicado a receber  a  Comenda :
- PRÊMIO EXCELÊNCIA E QUALIDADE BRASIL 2013 Troféu Design exclusivo e Personalizado;
- MEDALHA Honra ao Mérito que é uma condecoração luxuosa entregue ao Presidente ou Diretor ou como a empresa solicitar;
- CERTIFICADO Placa inoxidável aveludada contendo o logotipo da empresa e  personalizada;    
Tal honraria  que será concedida às pessoas que se destacarem em suas respectivas áreas de atuação  e destina-se a homenagear  Personalidades, Organizações e Empresários e Autoridades Civis e Militares de grande relevância para o Estado de São Paulo e o Brasil ,  a ser condecorado e homenageado na solenidade de honraria a ser realizado no Hall Monumental da Assembleia   Legislativa de SP, Palácio Nove de Julho. 
O PRÊMIO EXCELÊNCIA E QUALIDADE BRASIL 2013  trata-se do maior evento previsto este ano por sua amplitude de honrarias serão entregues (3) distintas em 50 Categorias no Hall Monumental da Assembléia Legislativa de SP, Palácio Nove de Julho  que vão desde Personalidades Políticas, Culturais e Artísticas, Entidades públicas e privadas, Empresas e Profissionais.
A Braslider foi criada para homenagear quem mais se destaca ao longo do ano visando reconhecer com este importante galardão o trabalho das empresas e empresários que mais se destacaram em sua categoria e garantindo assim um melhor posicionamento a aquelas empresas participantes nos mercados em que atuam.  Nossos principais objetivos estão concentrados no incentivo a qualidade, em todos os seus aspectos, promovendo o reconhecimento e estímulo para que toda empresa continue praticando a qualidade e intensificando sua busca ou manutenção de qualificação total, é sem dúvida um conjunto de ações empreendedoras que contribuem de forma positiva propiciando a cada um dos participantes o fomento a qualidade de seus produtos e serviços.
A indicação  deu-se em virtude de sua competência, honestidade e transparência junto à sociedade, exemplo digno de ser seguido por todas as pessoas de boa fé, honestos e de caráter, voltados em prol de uma sociedade mais igualitária, justa e perfeita.

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

8 de Agosto: Dia Nacional de Combate ao Colesterol


No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, nada é mais apropriado do que lembrar a gravidade do problema: segundo uma pesquisa internacional divulgada em outubro do ano passado, dois terços da população de dez países da América Latina, Europa e Ásia não sabem que as doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo.Esse mesmo estudo, feito pelo instituto Adelphi International Research junto a 1.547 pacientes e 700 médicos, apontou que, no Brasil, 80% das pessoas não sabem que o colesterol alto pode causar ataques cardíacos. O Ministério da Saúde estima que as doenças cardiovasculares causam em média 800 mil mortes por ano no Brasil. Além de proteger o coração, enrijecer os músculos e aumentar o condicionamento físico, os exercícios também colaboram para o controle do colesterol. E as boas notícias não param por aí: enquanto diminuem os níveis de LDL - o colesterol ruim - os exercícios ajudam a elevar o HDL, o colesterol bom.
Essa alteração nos índices de colesterol, provocada pela atividade física, ocorre porque, durante o exercício, a circulação sanguínea é aumentada, ativando o fluxo de sangue nas veias e artérias. Isso evita que as gorduras – os triglicérides e o LDL – se instalem e se acumulem nas paredes das artérias.
Ao evitar o acúmulo de gordura, o coração fica protegido de um dos fatores de risco mais perigosos para doenças cardiovasculares: a aterosclerose.
Os exercícios também alteram a produção de enzimas que controlam os níveis de colesterol no sangue, segundo o Projeto Anti-Sedentarismo do Einstein. Então, para quem quer deixar o sedentarismo de vez, aí está mais um bom motivo.

Qual o melhor exercício?
Desde a década de 1970, pesquisadores da Universidade de Stanford estudam a relação entre a atividade física e a redução do colesterol. E comprovaram que os níveis de colesterol dos praticantes de corrida eram melhores, se comparados aos dos sedentários. Isso porque a corrida é um exercício aeróbio, benéfico para sistema cardiorespiratório.
Não há um exercício melhor que o outro, tudo depende de quem vai praticar. A melhor escolha é sempre por uma atividade física que proporcione prazer. Muitas vezes optar por exercícios da moda ou que pareçam mais eficazes pode não ter o mesmo efeito do que uma simples caminhada, desde que a pessoa sinta-se bem durante a prática.
Começar pela caminhada é uma boa pedida para quem é sedentário. Essa atividade não requer grande nível de condicionamento físico, tampouco equipamentos ou acessórios sofisticados. Outra vantagem é que da caminhada é possível evoluir para esportes que exijam mais preparo, como a corrida.

Paulo Vicente – Personal Trainer

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CAFÉ DA MANHÃ - A PRINCIPAL REFEIÇÃO

A alimentação adequada é resultado do que é ingerido durante todo o dia. Assim, a soma dos alimentos que compõem as refeições irá fornecer - ou não - nutrientes na quantidade recomendada para que o organismo funcione adequadamente. 

Os alimentos devem ser distribuídos em, pelo menos, cinco refeições por dia para que possa haver variedade alimentar e, com isso, maior quantidade de nutrientes, além de evitar a concentração de substâncias em poucas refeições o que prejudicaria a absorção das mesmas.
Entre essas refeições que compõem a alimentação, qual é o papel e importância do café da manhã?
Entre a última refeição do dia e a primeira (desjejum), há um longo período de jejum. Isso significa que o organismo, depois de esgotada a principal fonte de energia, a glicose, passa a utilizar o glicogênio estocado, principalmente, no fígado. Durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor, mas ele mantém as funções básicas como respirar, o funcionamento cardíaco, circulação, entre outros. Todas essas funções precisam de energia para serem realizadas.
Pela manhã, ao acordar, é necessário fornecer energia para que sejam realizadas as tarefas do dia. Isso significa, que o café da manhã fornecerá, entre outros nutrientes, carboidratos para que possam ser realizados os trabalhos do dia a dia, influindo no rendimento diário.
Para quem deseja emagrecer, é bom ficar atento! Realizar o café da manhã está associado à diminuição da fome nas refeições seguintes o que reduz o risco de comer excessivamente no meio do dia. Além disso, pessoas que costumam fazer o desjejum logo que acordam têm mais chances de manter ou controlar o peso.
Os carboidratos não são os únicos nutrientes fornecidos, principalmente, pelos alimentos que compõem o café da manhã. Veja na tabela abaixo mais motivos para torná-lo uma das principais, senão a principal, refeições do dia.

A combinação desses alimentos fornecem uma refeição importante para iniciar o dia. Não se deve pular nenhuma refeição, principalmente o café da manhã que deve ser feito logo após acordar.
fonte: http://maisequilibrio.terra.com.br/cafe-da-manha-a-principal-refeicao-do-dia-2-1-1-327.html

Paulo Vicente – Personal Trainer