Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sábado, 30 de novembro de 2013

CURSO BOLA SUÍÇA EM DEZEMBRO

             Grandes amigos, no próximo dia 14/12 estarei encerrando a agenda de cursos deste ano. Estarei realizando um curso de Bola Suíça com vagas limitadíssimas, as inscrições serão realizadas até dia 07/12. Peço que aqueles que tenham interesse em terminar o ano com um certificado a mais no curriculum entrem em contato o mais breve possível solicitando a ficha de inscrição. Com relação ao curso, segue uma breve explanação, abraços.

O que é o TOTAL BALL SYSTEM
                        Quando se fala em treinamento com Bola Suíça, logo se imagina alguns exercícios de alongamento, ou ainda exercícios funcionais (equilíbrio), ou alguns tipos de abdominais. Ainda pode-se observar alguns tipos de exercícios localizados sobre a Bola. Mas a grande realidade é que não se observou ainda, mesmo com ampla divulgação de estudos sobre exercícios funcionais, uma aula que reúna todas as aplicabilidades da Bola Suíça.
                        Porém deve-se lembrar que a Bola Suíça é um instrumento de esforço, equilíbrio e apoio. Tendo este conceito em mente foi criado o Total Ball System, que abrange todas as funcionalidades da Bola Suíça em uma aula super divertida, eficiente, funcional, relaxante, periodizada e com risco zero de lesão. Com este novo sistema, pode-se criar diversos tipos de exercícios, levando seu cliente a uma motivação extra a cada aula, pois se vê diante de uma superação a cada treino.
                        Uma aula que pode ser praticada por pessoas de várias idades e níveis de treinamento, pois o objetivo principal é a qualidade de vida e melhora das funcionalidades gerais.
                        O Total Ball System além de estar em acordo com todos os princípios científicos de treinamento, não se limita apenas a uma aula de equilíbrio, ou alongamento, ou utilizar a Bola como um agregado nas aulas de local. Devido a eficiência e segurança dos exercícios realizados com a Bola Suíça, ela é peça principal na realização da aula, e a ela se agrega outros recursos, como halteres, elásticos e caneleiras.
                        Sendo assim uma aula funcional, eficiente, segura, TOTAL.

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

domingo, 24 de novembro de 2013

Prevenção é a melhor arma na saúde do homem

Grandes amigos, uma matéria sobre os cuidados com a saúde masculina, que saiu na Revista Exame. Uma das recomendações é a atividade física.
São Paulo - Pesquisa do Centro de Referência da Saúde do Homem, de São Paulo, apontou que 60% dos homens só vão ao médico já com a doença avançada e quando necessitam de intervenção cirúrgica para tratá-las. 

No Hospital San Paolo - centro hospitalar de média complexidade localizado na zona norte de São Paulo, não é diferente. Dos atendimentos realizados no pronto socorro apenas 35% dos pacientes são homens. E normalmente eles são trazidos pelas esposas, filhas, mães ou em último caso pelo resgate.
Esse comportamento acontece por dois motivos, medo e fator cultural e que é de extrema importância que os homens mudem essa atitude, começando a ir ao médico, passando por consultas e exames. Entre os especialistas indicados estão clínico geral, cardiologista, urologista, oftalmologista, otorrinolaringologista, ortopedista e dermatologista.
Os homens devem começar a ir ao médico e a fazer os exames periódicos anualmente após os 18 anos. Até os 40 é importante fazer check up clínico e cardiológico anual, e após os 40, check up geral com os especialistas citados a cima.
O levantamento mostrou que a maioria dos pacientes desconhece suas condições de saúde e ignoraram sintomas iniciais das doenças mais comuns, adiando a busca por ajuda especializada.
As doenças mais comuns entre os homens acima de 40 anos são as cardiovasculares e o câncer. Boa parte delas é difícil de identificar os sintomas. Muitas são assintomáticos ou os sintomas são leves. Por isso é muito importante fazer a prevenção e os exames periódicos.
Além de estar em dia com os exames e as visitas ao médico, os homens devem e podem cuidar da sua saúde com uma alimentação saudável, evitando o sobrepeso e a obesidade, e mantendo uma atividade física regular que dure no mínimo trinta minutos, cinco vezes por semana. Não fumar, não usar drogas e nem consumir bebida alcoólicas também são recomendações do especialista para quem quer garantir mais qualidade de vida e longevidade.
fonte: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/saude/noticias/os-principais-cuidados-com-a-saude-dos-homens?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=22%2F11%2F2013+-+INFORMATIVO+INSPIRAR+63

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

MULHERES E A CORRIDA

É cada vez mais visível o aumento do número de mulheres correndo pelas ruas, parques e praças, participando de provas de corrida pelo Brasil e pelo mundo. Maioria nos EUA desde 2005, em 2012 somaram 56% do total de concluintes em corridas de rua e mais de 60% nas meias maratonas. Em São Paulo, um dos poucos lugares no país onde a estatística é oficial, somaram 32,6% do total de concluintes em 2012 e cresceram 23% em relação a 2011, contra 12% do crescimento no público masculino.
Foram entrevistadas via internet 122 mulheres corredoras de diversos estados do país, a maioria que treina ou já havia treinado em alguma equipe de corrida, e embora o formato da pesquisa não possa considerá-la científica, chegamos a algumas conclusões interessantes.
Observa-se que apenas 6,6% das corredoras entrevistas tem idade abaixo de 24 anos, ao passo que nos EUA nesta faixa etária somam 11%. Isto significa que no Brasil é necessário realizar um trabalho de incentivo a prática da corrida entre as jovens.
As mulheres da faixa etária entre 30 e 35 anos são maioria no país, totalizando 24,5%. Nos EUA este número é 31%. 

Observa-se uma crescente a cada cinco anos, porém com um ápice entre 2006 e 2010, somando 36,7%. Na pesquisa, 62% das entrevistadas começaram a correr na década de 2000, demonstrando ser o ‘boom’ da corrida feminina no país!
De 2011 para 2013 o crescimento foi menor, mas ainda assim 14,3% é um percentual bem significativo.
Na pesquisa, 36% das entrevistas afirmaram preferir a distância de meia maratona, seguida por maratona com 24% e a prova de dez quilômetros em terceiro lugar com 22%. Complementando a corrida, 83% das mulheres praticam também musculação e 53% outras modalidades, além da Ginástica e do Pilates, atividade relativamente recente, mas que já apresenta procura significativa.
Quando perguntado se preferiam correr sozinhas ou em grupo, 54% das mulheres disseram preferir correr sozinhas e 46% em grupo. Correr sozinha não significa correr sem a orientação de um treinador, mas realizar a corrida de forma individual, sem ter alguém ao lado.
Provas em asfalto continuam sendo o tipo de evento preferido, porém muitas já citaram as corridas de montanha, que também é uma atividade recente e em ascensão em nosso país. O resultado mostra que 60% consideram o local do evento o item mais importante para decisão da participação, enquanto 16,67% acham que o valor da inscrição é um fator decisivo. Cerca de 12,50% se preocupam com a quantidade de inscritos, 6,72% consideram o kit da prova a prioridade e apenas 4% a medalha.
Finalizando, pedimos às entrevistadas que respondessem qual a principal motivação que tinham para correr. Por que praticam corrida?
Concluiu-se que 53,7% das entrevistadas correm com o objetivo principal de ter uma saúde melhor, seguidas por as que correm por terapia e em terceiro lugar, as que correm visando performance. Surpreendentemente, o fator estética só foi considerado o motivo principal da corrida de 5% das entrevistadas.
Cada vez mais vítimas do grande stress do dia-a-dia, as mulheres querem saúde e sabiamente tem buscado a corrida como um importante aliado na busca por ela!
fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/esportes/canais-esportes/outras-modalidades/26539-por-que-as-mulheres-correm

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sábado, 16 de novembro de 2013

EXERCÍCIOS DE NOITE NÃO IMPEDE O SONO

Muitas pessoas não arriscam praticar atividade física pouco antes do horário de dormir por receio de ficarem aceleradas, e assim, ter o sono prejudicado.
Mas, e quando a única horinha que restou vaga no dia foi justamente aquela bem pertinho de ir para a cama? Segundo uma pesquisa norte-americana, realizada pela National Sleep Foundation, para alguns ocorre justamente ao contrário. A partir de questionários, a instituição verificou que grande parte afirma que dorme melhor quando pratica exercícios, e isso independentemente da hora do dia em que a atividade foi feita.

A pesquisa consultou cerca de mil pessoas, e mais da metade delas, contou que dorme melhor nos dias em que pratica exercícios, mesmo que seja perto da hora de dormir. Somente 3% dos entrevistados disseram que dormem pior se fazem atividade física próximo ao horário do sono.

Outra pesquisa, desta vez da Universidade da Califórnia, observou homens saudáveis que fizeram exercícios na bicicleta estacionária durante três horas, terminando apenas meia hora antes de irem dormir. Nenhum deles teve problemas com o sono. Por isso, se você só tem tempo para a prática de atividade física à noite, tente fazer seus exercícios nesse período. A chance de você dormir bem é grande e, de quebra, vai ter uma vida mais saudável.

fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/fitness/canais-fitness/academias/26312-atividade-fisica-durante-a-noite-nao-impede-o-sono

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

terça-feira, 12 de novembro de 2013

MUSCULAÇÃO E CORRIDA NO MESMO DIA, PODE?

Programe sessões de fortalecimento para membros inferiores antes de corridas leves e de curta duração. E faça musculação para a parte do tronco junto a corridas mais intensas.

Você pode sim planejar a musculação para os mesmos dias da corrida desde que dose bem a intensidade e o tipo dos exercícios. Não há problema em correr e, em seguida, trabalhar membros superiores, abdômen e lombar. Ou então treinar membros inferiores na musculação e partir para a corrida depois, desde que ela não seja intensa nem muito longa, ressaltando que é necessário ficar atento à alimentação e suplementos, para repor a energia de acordo com o tempo de duração das atividades.

Reserve um tempo para a musculação e nunca programe o fortalecimento de pernas junto a sessões mais fortes de corrida, pois isso poderá acarretar um desgaste excessivo. Uma periodização é o ideal para cada caso, pois para periodizar temos que levar em conta vários fatores, como condicionamento atual do atleta, dias da semana treinados, alimentação, objetivos, etc...

Sempre busque orientação de um profissional qualificado e registrado, abraços.

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sábado, 9 de novembro de 2013

Aula Bike Indoor - Academia M Sports

Mais uma aula de bike indoor para surpreender a turma. Muita energia neste sábado pela manhã. E o mais importante, mais uma aula com uma arrecadação de doações. Quem participou doou para o Pequeno Cotolengo uma lata de leite em pó. Outros alunos já tinham levado sua doação na sexta. Desde 1965, o Pequeno Cotolengo Paranaense desenvolve suas atividades na linha da promoção humana, acolhendo pessoas de zero a 60 anos com deficiências múltiplas, abandonadas por suas famílias, ou vindas de famílias em situação de risco. 

Proporciona aos seus 230 assistidos programas de alfabetização na Escola de Educação Especial (desenvolvimento pedagógico, estimulação visual e sensorial, aulas de artesanato, etc.), atendimento de fisioterapia, hidroterapia e equoterapia (com cavalos), terapia ocupacional, fonoaudiologia e odontologia, alimentação controlada por nutricionistas, atendentes e auxiliares de enfermagem, entre outros.
Nos últimos anos, foram realizados investimentos com prioridade no atendimento especializado aos moradores. Entretanto, manter cada um tem um custo alto, e para conservar os programas e toda a estrutura, o Pequeno Cotolengo depende basicamente de doações vindas da comunidade e de empresas. Realiza o Tradicional Churrasco mensal e outros eventos periódicos com o apoio de voluntários, além de convênios e parcerias firmados com órgãos públicos, universidades, empresas e com a comunidade.
Muito obrigado pela participação de todos. Confiram as fotos em https://www.facebook.com/personal.paulo/media_set?set=a.10202463685863009.1073741837.1520295401&type=1

Abraços, 
Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CURSO BOLA SUÍÇA EM MANAUS

Grandes amigos, tive a oportunidade de estar em Manaus neste final de semana (02/11/13) para ministrar o CURSO DE BOLA SUÍÇA, para acadêmicos de Educação Física da UFAM (Universidade Federal do Amazonas), que trabalham no PROAMDE (Programa de Atividades Motoras para Deficientes). Um exemplo de trabalho realizado por esta equipe, atendendo pessoas que precisam melhora sua qualidade de vida. Um trabalho a ser seguido por outras instituições. O curso foi excelente, uma recepção maravilhosa e hospitaleira, tanto pela equipe do PROAMDE quanto pela cidade de Manaus, que tem seus atrativos particulares, como o tacacá, que tive a felicidade de provar, muito bom, pretendo um dia provar novamente!!! 
O curso foi realizado em duas partes, pela manhã, com a teoria sobre a bola suíça e suas aplicabilidades. E a tarde com a parte prática do curso, muito empenho dos alunos acadêmicos e das professoras.
Realmente foi muito gratificante poder compartilhar um pouco de conhecimento com pessoas comprometidas com sua profissão. Confiram as fotos em:

https://www.facebook.com/personal.paulo/media_set?set=a.10202396982515467.1073741835.1520295401&type=1

Abraços e ótimos treinos a todos !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

PROAMDE - Programa de Atividades Motoras para Deficientes - Conheça um pouco mais.

Grandes amigos, este post tem como objetivo apresentar o trabalho do PROAMDE, e de sua equipe altamente qualificada. Um trabalho muito digno que deve seguido exemplo.

O Programa de Atividades Motoras para Deficientes – PROAMDE é um programa extensão institucionalizado da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas, que visa oportunizar o desenvolvimento das potencialidades remanescentes de pessoas com deficiência através de atividades de Educação Física e Esportes gratuitos.

Além disso, o programa possibilita uma ótima oportunidade para os acadêmicos do Ensino Superior, incentivando a pesquisa e a investigação, capacitando-os para melhor trabalhar com essa clientela e favorecendo a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.

O PROAMDE desenvolve suas atividades em dois pólos:
1) Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) atendendo pessoas com lesão medular;
2) Faculdade de Educação Física da Universidade Fereral do Amazonas (FEF-UFAM) realizando atividades de Educação Física e esportivas para crianças, adolescentes e adultos com deficiência.

Conheça mais um pouco visitando o site oficial :
http://www.proamde.ufam.edu.br/

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com