Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

domingo, 26 de março de 2017

GRUPO EDUCAÇÃO FÍSICA DA NOSTALGIA - Participe !!!

Olá pessoal, como minha história na Educação Física é bem antiga (kkkkk, velho), levando em conta minha fase de atleta de competição em fisiculturismo, levantamento de peso, luta de braço, jiu jitsu, corrida, luta olímpica; e também na fase profissional como professor de musculação, ginástica localizada, ginástica com bola suíça, bike indoor, defesa pessoal e personal trainer; possuo materiais que gostaria muito de compartilhar com meus alunos e com meus colegas, mas nem sempre é possível, pois estes materiais estão apenas em fotos de papel, troféus ou mesmo somente lembranças de uma época que adorei ter vivido e participado ativamente, até os dias de hoje. Então com as possibilidades da internet, convido meus amigos e amigas desta época maravilhosa da Educação Física a compartilharem também estes momentos únicos através do grupo que criei no Facebook. O nome do grupo é EDUCAÇÃO FÍSICA DA NOSTALGIA EDUCAÇÃO FÍSICA DA NOSTALGIA!!! E já coloquei algumas fotos e comentários para iniciar as atividades do grupo !!! Então se você possui alguma foto antiga de algum campeonato que você tenha participado, alguma academia ou ginásio que não existe mais, algum treino, compartilhe aqui no grupo e vamos eternizar estes momentos para todos !!! Outro detalhe, você não precisa ser da área de Educação Física ok, se você foi atleta ou competidor, participe também !!! Abraços a todos !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 23 de março de 2017

ESTE É O ARTHUR !!! E ELE PRECISA DA NOSSA AJUDA !!!

 Olá galera, o esquema é o seguinte: Este é o Arthur, filho de uma amiga minha, que está lutando com todas as suas forças para salvar seu filho !!! Ele sofre de uma doença rara, uma atrofia muscular espinhal TIPO 1, que é degenerativa !!! Mas existe um tratamento realizado em Roma, na Itália que pode salvá-lo !!! Só que o tempo é restrito, esta campanha já está rolando faz tempo, mas agora faltam apenas 24 dias para que o Arthur tenha condições financeiras para ir a Roma e se salvar. QUALQUER DOAÇÃO É VÁLIDA !!! Vejam bem meus amigos não se trata de valores, e sim do tempo que você pode dispor para ajudar alguém !!! O depósito pode ser feito nas agências dos bancos que está na foto, ou como transferência mesmo, volto a falar QUALQUER VALOR é válido !!! Então já que estamos falando de TEMPO, peço que você reserve 10' do seu dia, de qualquer dia, para que você possa realizar esta ação !!! Vai valer muuuuuuito a pena !!! Visite a página do Facebook  Arthur (mas visitem mesmo !!!) para você entender melhor do que estou falando. Falta pouco para que o Arthur se salve, e se possível peço ainda que compartilhem está atitude !!! Abraços a todos !!!  

Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 20 de março de 2017

Professora Canadense, eleita a Melhor Professora do Mundo, criou um "centro fitness" para seus alunos !!!

 A canadense Maggie McDonnell foi anunciada neste domingo (19) como vencedora do Global Teacher Prize, considerado o Prêmio Nobel da Educação. Ela vive e trabalha em Salluit, uma aldeia indígena esquimó em uma região profunda do Ártico canadense, que é uma das áreas mais remotas do mundo, acessível somente por via aérea.
A premiação, que foi realizada em Dubai, é uma das maiores do planeta e destaca a importância da profissão de educador e simboliza o fato de que professores em todo o mundo merecem ser reconhecidos e celebrados. O vencedor ganha um prêmio no valor de US$ 1 milhão.
     Tivemos um brasileiro na disputa. Wemerson da Silva Nogueira, de 26 anos, que trabalha no Espírito Santo, ficou entre os 10 finalistas da iniciativa. Em uma escola municipal na cidade de Nova Venécia, ele elaborou uma estratégia para resgatar estudantes envolvidos com a criminalidade e reduzir o abandono escolar.
     Maggie cresceu na zona rural da província canadense de Nova Escócia e, depois de concluir o bacharelado, trabalhou por cinco anos como voluntária na África Subsaariana, principalmente no campo da prevenção da Aids. Depois de concluir seu mestrado, voltou-se ao trabalho com indígenas do Canadá e, nos últimos seis anos, ensina em Salluit.
     Apenas 1.300 pessoas vivem na comunidade onde Maggie dá aulas. Segundo uma biografia divulgada pelo Global Teacher Prize, todos os moradores são beneficiados pelo trabalho da professora.
     Não há estradas para chegar ao lugar e, no inverno, as temperaturas podem chegar a -25º C. Por causa das condições severas, há elevada rotação de professores, o que é um obstáculo para a educação no Ártico. Muitos educadores deixam seu posto no meio do ano, e muitos são licenciados por estresse.
     O trabalho de Maggie tem como objetivo motivar o retorno dos jovens à escola. Para isso, ela criou um programa que envolve os alunos em projetos que os interessam, como a criação de um centro fitness, uma cozinha comunitária e uma loja de produtos usados. Esses talentos e interesses são usados para abordar questões na comunidade e gerar reconhecimento ao trabalho dos alunos, elevando sua confiança.
    Maggie também acolhe jovens temporariamente, inclusive alguns de seus alunos. "Em três ocasiões distintas, tive alunos que me agradeceram por salvar suas vidas. Todos eles passaram por momentos difíceis quando perderam amigos e familiares para o suicídio, ou experimentaram outros traumas", diz a professora, em um texto divulgado pela premiação.

Paulo Vicente - Personal Trainer


20 de março - Dia Internacional da Felicidade - Veja como os exercícios podem te ajudar a ser mais feliz

 Hoje, no Dia Internacional da Felicidade, criado na ONU em 2012, veja as dicas para “ser mais feliz” com exercícios físicos. Certamente, existem muitos benefícios do exercício físico regular na redução da pressão sanguínea, melhora da força e resistência, aumento da confiança e autoestima. Ainda, a atividade física provoca uma ótima sensação de bem-estar.
Muitas pessoas esquecem ou ignoram os benefícios a curto e em longo prazo do exercício. Duas substâncias químicas envolvidas neste estado de bem-estar são o cortisol e as endorfinas.
O cortisol é um hormônio que quando produzido pelo corpo em excesso, como em situação de estresse, raiva, ansiedade e medo, provoca efeitos nocivos como diminuição da produção de testosterona, ação lenta da utilização da insulina, que atrapalha no transporte da glicose para as células musculares, evitando assim a reserva de glicogênio muscular. O cortisol age no cérebro provocando morte neuronal, etc. Nessas situações, o exercício físico ajuda a diminuir os níveis de cortisol.
As endorfinas, por sua vez, são substâncias que produzidas e liberadas no cérebro provocam sensação de bem-estar e o exercício físico libera essas endorfinas. Por exemplo: estudos mostram que uma única sessão de exercícios, com duração de 20 ou 30 minutos numa intensidade baixa ou moderada, leva à diminuição do desconforto da dor.
O exercício físico também induz a liberação de outras substâncias no cérebro, chamadas de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, auxiliando na redução do estresse e ansiedade.
Além disso, estudos indicam que o exercício pode ser tão efetivo quanto os antidepressivos no tratamento da depressão. O exercício aeróbio regular por 30 minutos, praticado pelo menos três vezes por semana, pode ajudar pessoas com depressão moderada, que relatam melhora no humor. Mesmo curtos períodos de exercício, como uma breve caminhada, também podem desencadear um efeito positivo imediato.

Se o exercício físico for realizado acompanhado de um amigo, com mesmo nível de condicionamento físico, pode ser ainda melhor, uma vez que a interação social ajuda na melhora da depressão. Assim, a melhora da saúde, da aparência física e a auto-imagem positiva levam a um melhor controle sobre suas atitudes e seu corpo. Isto pode fazer com que você se sinta mais confiante e seguro em outras áreas de sua vida aumentando sua autoestima, o que faz você mais feliz.

Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 18 de março de 2017

Panturrilha em pé ou sentado, qual a diferença ?

          Sempre houve a dúvida, de qual exercício proporcionava maior exigência das panturrilhas, se na posição em pé, ou sentada, ou seja, com as pernas estendidas ou flexionadas. Também, qual exercício ajuda mais um atleta de corrida. A região conhecida como panturrilha é formada por um grupo muscular chamado tríceps sural – tríceps pois têm três músculos. São eles: o gastrocnêmio (com dois ventres) e o sóleo. Nos movimentos cotidianos ou nas prática de esportes eles trabalham juntos, sendo solicitados mais ou menos conforme varia o ângulo do movimento, mas quando vamos treinar esses músculos na sala de musculação é preciso variar a posição para que sejam treinados de forma semelhante, uma vez que variando o ângulo de flexão do joelho muda a solicitação do músculo.

Panturrilha sentado ou em pé: diferenças
A diferença não está se trabalhamos em pé ou sentados, mas se estamos com os joelhos flexionados ou estendidos. Veja que no leg press estamos sentados, mas os joelhos estão estendidos.
  • Joelhos flexionados: sóleo
  • Joelhos estendidos: gastrocnêmio
                 Isso se refere ao músculo com maior ação naquela posição e acontece desta forma pois eles têm uma característica anatômica bem diferente: o sóleo é mono-articular e o gastrocnêmio é biarticular.
          Para entender o que isso significa pense no seguinte: só conseguimos movimentar os segmentos do corpo, fazendo a flexão ou extensão, porque os músculos cruzam as articulações. Eles agem como se fossem uma cordinha que “puxa” aquele segmento em determinada direção, permitindo o movimento do mesmo.
             Quando o músculo cruza apenas uma articulação ele é mono-articular, quando cruza duas articulações é biarticular. A imagem abaixo mostra a anatomia da panturrilha, e os músculos dos quais estamos falando. Observe que o gastrocnêmio cruza duas articulações, joelho e tornozelo, e o sóleo cruza apenas a articulação do tornozelo. 
             Sendo assim dependendo da posição um músculo acaba sendo mais solicitado do que o outro. Neste caso quando estamos com o joelho estendidos o gastrocnêmio trabalha mais do que o sóleo. Quando estamos com os joelhos flexionados o sóleo trabalha mais que o gastrocnêmio. Por isso a importância, na sala de musculação, de trabalhar nas duas posições para buscar a melhora na capacidade de produzir força de ambos, uma vez que no dia a dia a solicitação pode variar bastante, principalmente em função do tipo de atividades desenvolvida. Na corrida também é aconselhável trabalhar integralmente os músculos, nas duas posições.

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 12 de março de 2017

AULAS SOLIDÁRIAS JÁ TEM DATA DEFINIDA !!!

Olá pessoal, está chegando a hora de mais uma AULA SOLIDÁRIA. O dia já está definido, será em 08/04 com horários as 10:00 e as 11:00. Mas o que é a AULA SOLIDÁRIA ?? São aulas onde o principal objetivo é a arrecadação de doações, e nesta edição as doações poderão ser de praticamente "qualquer coisa" que possa ser utilizado por crianças (chocolates, roupas podendo ser usadas mas em bom estado, brinquedos podendo ser usados mas em bom estado). E tudo que for arrecadado será doado para uma Instituição Assistencial (já definida). 

Outros detalhes sobre as AULAS SOLIDÁRIAS:
- Pode participar qualquer pessoa, basta querer.
- Não precisa ser aluno da academia.
- Não paga nada.
- Pode trazer convidados.
- Caso você queira realizar a doação, mas não poderá participar da aula, não tem problema, basta entrar em contato comigo, ou deixar sua doação na recepção da academia (se não der para deixar na academia, me avisa que eu dou um jeito de pegar !!!).
- MAS NÃO SE ESQUEÇA DE DEIXAR SEU NOME E DE SEUS CONVIDADOS NA RECEPÇÃO, POIS TEMOS SOMENTE 14 VAGAS POR AULA !!!

Outros detalhes importantes: 
- As aulas serão na Academia Gava (www.gavafitness.com.br). 
- Teremos sorteios de brindes aos participantes.
- Não se esqueça da água !!!!!
- Somente marque seu nome de você realmente for participar !!!

Então meus amigos, programem-se para aulas com muita energia positiva e aguardo vocês, a bike vai pegar fogo !!! Até lá !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

terça-feira, 7 de março de 2017

Total Bike 2017

Olá pessoal, mais uma vez apresentei o Curso Total Bike aqui em Curitiba, mesmo sem ter tido tempo para divulgação em redes sociais, concluí o curso com um bom número de inscritos. Todos eles buscando a melhor forma de ministrarem aulas de bike indoor !! Creio que o objetivo foi atingido, visto pela dedicação dos inscritos e comentários posteriores. A princípio neste ano, encerro os cursos, pois estarei trabalhando em mais 3 cursos sobre bike indoor, então para 2018 teremos grandes novidades !!! Mais uma vez o curso foi enriquecido com a parceria da MAXTITANIUM e da EAT4FIT (www.eat4fit.com.br). Você pode curtir as fotos deste curso em Total Bike 2017 !!! Abraços e ótimas pedaladas !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer