Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

domingo, 30 de novembro de 2014

Musculação cresce em praticantes no Brasil

Pesquisa mostra que população brasileira está praticando mais exercícios. Enquanto cresce o número de adeptos da musculação, futebol perde força. As academias nunca estiveram tão lotadas — e não é apenas porque o verão se aproxima. 
O Ministério da Saúde constatou que a musculação foi a atividade física que mais cresceu entre homens e mulheres no país nos últimos anos. E a tendência não é sazonal, nem se restringe ao puxar de halteres: atualmente, 33,8% da população pratica atividade física regularmente — um aumento de 12,6% quando comparado a 2009 —, refletindo a vontade cada vez maior do brasileiro de se exercitar e ter uma vida mais saudável. 
Além disso, a musculação vem ganhando espaço, a ponto de se aproximar da paixão nacional. É o que apontam os dados mais recentes do estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgados nesta sexta pelo governo federal. Jogar bola ainda é a prática preferida do público masculino, mas perdeu muitos adeptos: o índice caiu quase 10% desde 2006. 
Quem há alguns anos marcava presença nas quadras ou campos, hoje prefere se dividir entre as esteiras e os aparelhos de ginástica.
— Eu jogava vôlei com frequência dos 15 aos 21 anos, mas exercício mesmo hoje eu faço na academia — afirma Guilherme Godoy, 26 anos. A camiseta do Interque antes o identificava como um dos jogadores no time de amigos agora é uniforme de academia — ilustrando bem como o futebol, para ele, passou a ser mais atividade de lazer que física.
E Guilherme não está sozinho: depois de ouvir 53 mil pessoas nas 26 capitais e no Distrito Federal, o Ministério da Saúde constatou essa mudança de hábitos. Considerando os dois gêneros, o percentual de entrevistados que disseram praticar musculação cresceu 50% entre 2006 e 2013, enquanto o índice dos que jogam bola caiu 28%.

Comodidade está entre motivos que mais atraem

Não é só por questões estéticas que a procura pela musculação tem aumentado. A comodidade de ter uma academia perto de casa ou do trabalho e a possibilidade de se programar para fazer os exercícios a qualquer momento do dia — e até da noite — contribuem para essa atividade ser agora a segunda mais praticada pelos brasileiros, atrás apenas da caminhada. 
— Antigamente quem vinha na academia procurava a hipertrofia (aumento dos músculos), e agora o mais comum é encontrarmos pessoas preocupadas com a saúde.
A disponibilidade de horários, a proximidade, o apoio profissional acessível e o convívio social estão entre os principais motivadores desse aumento. Foi atrás de benefícios como esses que pessoas resolvem aderir à academia.
— É algo que tu te programas para fazer, e pode vir a praticamente qualquer hora. Não se encontra essa facilidade em qualquer esporte.

Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 29 de novembro de 2014

Calendário de corridas até o final do ano

Olá pessoal, especialmente aos corredores. Para quem quer participar de alguma prova de rua em Curitiba (ou fora), ainda dá tempo !!! Olha o calendário até o final do ano !!! Algumas sugestões :


Então vamos aos treinos !!!!

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Confira os bloqueios de ruas devido à Maratona de Curitiba - É neste domingo !!!

A realização Maratona de Curitiba, evento realizado por empresa de esportes, irá causar diversos desvios e bloqueios de trânsito no domingo (16), além de alterações nas rotas dos ônibus do transporte coletivo da cidade.
Está prevista a participação de 5 mil atletas, sendo 1,5 mil na prova da maratona (42km), 2,5 mil na corrida de 10 quilômetros e 1 mil na caminhada. Diversas vias serão interditadas entre 6h50 e 13h30 da provas.

A maratona terá largadas às 7 horas (feminino), 7h10 (pessoas com deficiência) e 7h15 (masculino). O horário limite para completar a prova é 13h30. O percurso se inicia na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente à Assembleia Legislativa, e segue pela Av. Cândido de Abreu, ruas Inácio Lustosa, Mateus Leme, Brasilino Moura, Francisco Scremin, Albano Reis, Mal. Hermes, Ivo Leão e Ernani Santiago de Oliveira, Av. Cândido de Abreu, Rua Barão do Serro Azul, Trav. Nestor de Castro, Al. Augusto Stelfeld, Rua Des. Motta, Av. Visc. de Guarapuava, Rua Cândido Xavier, avenidas Sete de Setembro e Pres. Arthur Bernardes, ruas Francisco Frischmann, Dr. João Tobias Pinto Rebelo, Isaac Guelmann, Antonio Gasparin, Mal. Saldanha Mazza e Des. Ernani Guarita Cartaxo, Av. Winston Churchill, ruas Ipiranga, Francisco Raitani e Irmãs Paulinas, Av. Brasília, ruas Eduardo Carlos Pereira, Guilherme Pugsley e Brasílio Itiberê, Av. Mal. Floriano Peixoto, ruas Major Fabriciano do Rego Barros, Ten. Francisco Ferreira de Souza e Pres. Pádua Fleury, Av. Mal. Floriano Peixoto, ruas Aluizio Finzetto, Francisco Nunes, Cel. Zacarias e Cons. Laurindo, Av. Dr. Dário Lopes dos Santos, ruas Hildebrando de Araújo e Eng. Leão Sounis, Av. Pref. Omar Sabbag, Viaduto do Capanema, ruas Ubaldino do Amaral, Sete de Abril, Sen. Souza Naves e Alm. Tamandaré, Av. Visc. de Guarapuava, ruas Dr. Faivre, Cons. Araújo, Pres. Carlos Cavalcanti e Barão do Serro Azul e Av. Cândido de Abreu.

A corrida de 10 quilômetros e a caminhada terão largada única às 7h45. O tempo limite para completar a corrida será às 9h15; na caminhada, o tempo limite será às 8h30.
A largada da corrida de 10 quilômetros acontece na Praça Nossa Senhora Salete, em frente à Assembleia Lesgislativa, e segue pela Av. Cândido de Abreu, ruas Inácio Lustosa, Mateus Leme, Brasilino Moura, Francisco Scremin, Albano Reis, Mal. Hermes, Ivo Leão e Ernani Santiago de Oliveira, Av. Cândido de Abreu, Rua Barão do Serro Azul, Trav. Nestor de Castro, Al. Augusto Stelfeld, retornando antes do cruzamento com a Al. Cabral em direção ao Centro Cívico, pela Rua Augusto Stelfeld, Trav. Nestor de Castro, Rua Barão do Serro Azul, Av. Cândido de Abreu e Praça Nossa Senhora de Salete.

A largada da caminhada acontece na Praça Nossa Senhora Salete, em frente à Assembleia Lesgislativa, e segue pela Av. Cândido de Abreu, ruas Inácio Lustosa, Mateus Leme e Prof. Benedito Nicolau dos Santos e Praça Nossa Senhora de Salete.
O acesso sem interferências com a Maratona se dará apenas em viadutos ou trincheiras.

Os motoristas devem observar com atenção aos locais:
Sentido Bairro/Centro:
· Rua Trajano Reis e Dr. Muricy, viaduto sobre a Trav. Nestor de Castro;
· Av. Visconde de Guarapuava, viaduto sob a Rua Ubaldino do Amaral;
· Viaduto do Colorado, ligação da Av. Com. Franco e Rua Mariano Torres;
· Av. Pres. Affonso Camargo – viaduto sob a Rua Ubaldino do Amaral;
Para não ter interferências no trajeto, recomenda-se que os motoristas oriundos da região sul da cidade utilizem a Linha Verde até a Av. Salgado Filho, seguindo pelas ruas Imaculada Conceição e Brasílio Itiberê, Viaduto do Colorado, e Rua Mariano Torres para chegar à região central.

Sentido Centro/Bairro:
· Av. Sete de Setembro, viaduto sob a Rua Ubaldino do Amaral;
· Viaduto do Colorado, ligação da Av. Com. Franco e R. Mariano Torres;
· Viaduto do Capanema, ligação da Ubaldino do Amaral e Av. Prefeito Omar Sabbag;
· Av. Pres. Affonso Camargo – viaduto sob a Rua Ubaldino do Amaral.

Localização das Vias, período de Interdição e desvios
– Largada e chegada na Pça. Sra. Salete – bloqueio das 0h às 15h.
– Avenida Cândido de Abreu – Bloqueio total das pistas centrais das 6h50 às 13h15; via local liberada no sentido bairro até o acesso a Rua Comendador Fontana (via rápida sentido Sta. Cândida). Para os veículos que necessitem cruzar a via sentido dos bairros Mercês e Bigorrilho, a partir das 9h, o desvio recomendado é pela Rua Deputado Mário de Barros até as ruas Mateus Leme ou Nilo Peçanha; o desvio sentido Centro pode ser realizado pelas ruas Nilo Peçanha e Trajano Reis e Al. Dr. Muricy, acessando as demais vias do anel central.
– Rua Inácio Lustosa – Bloqueio total das 6h50 às 13h15, entre as Ruas Cândido de Abreu e Mateus Leme; após este horário, a via estará liberada parcialmente para trânsito local.
– Rua Mateus Leme – Bloqueio total das 6h50 às 8h20, entre as Ruas Inácio Lustosa e Brasilino Moura; após este horário, a via estará liberada parcialmente para trânsito local, mas sem acesso a região do Centro Cívico – desvio pelas Ruas Trajano Reis, Nilo Peçanha, João Gava e Prof. Nilo Brandão.
– Rua Brasilino Moura – Bloqueio parcial sentido bairro Ahú, desde a esquina das Ruas Carlos Cornelsen e Nilo Peçanha até a Rua Francisco Scremin, das 6h50 às 8h15; após este horário, a via estará totalmente liberada e passa a ser uma opção de desvio para acesso ao Centro, evitando a passagem pelo bairro Centro Cívico que estará totalmente bloqueado até o final da corrida. São duas opções de desvio: pelas ruas Nilo Peçanha, Albino Silva, Des. Benvindo Valente e Trajano Reis e Al. Dr. Muricy; ou pelas ruas Eça de Queiroz, Anita Garibaldi, São Pedro, Prof. Arthur Loyola, Almirante Tamandaré e Av. Visconde de Guarapuava.
– Rua Francisco Scremin – Bloqueio total das 6h50 às 8h25; após este horário, a via estará liberada parcialmente para trânsito local. É recomendado que o motorista utilize a Rua Brasilino Moura como opção de saída e entrada da região.
– Rua Albano Reis – Bloqueio total das 6h50 às 8h25; após este horário, a via estará liberada parcialmente para trânsito local. É recomendado que o motorista utilize a Rua Brasilino Moura como opção de saída e entrada da região.
– Rua Marechal Hermes – Bloqueio total das 6h50 às 8h35; após este horário, a via estará liberada parcialmente para trânsito local. É recomendado que o motorista utilize a Rua Dep. Mário de Barros como opção de saída e entrada da região, com duas opções de desvio: pelas Ruas Nilo Peçanha, Albino Silva, Des. Benvindo Valente e Trajano Reis e Al. Dr. Muricy; ou pelas ruas Alberto Bolliger, Barão de Guaraúna, Amâncio Moro e Ubaldino do Amaral, podendo acessar a entrada do lado esquerdo da Av. Visconde de Guarapuava ou seguir direto pelo Viaduto do Capanema.
– Rua Ivo Leão – Bloqueio total das 6h50 às 8h30; após este horário, a via estará liberada parcialmente para saída das garagens dos prédios até o término da prova, às 13h.
– Rua Ernani Santiago de Oliveira – Bloqueio total das 6h50 às 8h0; após este horário, a via estará liberada parcialmente para saída das garagens dos prédios até o término da prova, às 13h.
– Rua Barão do Serro Azul – Bloqueio total das 6h50 às 9h20; a partir deste horário, a via estará compartilhada com os corredores até às 13 horas, no trecho entre as ruas Pres. Carlos Cavalcanti e Inácio Lustosa – a opção de acesso ao Centro é pelas ruas Inácio Lustosa, Trajano Reis e Dr. Muricy.
– Travessa Nestor de Castro – Bloqueio total das 7h15 às 9h; a opção de acesso ao centro é pelas ruas Inácio Lustosa, Trajano Reis e Dr. Muricy.
– Alameda Augusto Stelfeld – Bloqueio total das 7h15 às 9h; a opção de acesso ao centro é pelas ruas Inácio Lustosa e Trajano Reis e Al. Dr. Muricy. Para acesso ao bairro Bigorrilho, o motorista deverá seguir direto pela Rua Inácio Lustosa até a Rua Padre Agostinho.
– Rua Des. Motta – Bloqueio parcial das 7h20 às 8h30, no trecho entre a Rua Augusto Stelfeld e Av. Sete de Setembro; a opção de acesso ao bairro Batel é pela Rua Francisco Rocha.
– Av. Visconde de Guarapuava – Bloqueio total da pista do lado direito das 7h25 às 8h45, no trecho entre as ruas Des. Motta e Cândido Xavier; a opção de desvio é utilizar a pista do lado esquerdo da via.
– Rua Cândido Xavier – Bloqueio total da pista das 7h30 às 8h45, no trecho entre as avenidas Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro; a opção de desvio é pela Rua Castro Alves (via rápida sentido Pinheirinho).
– Av. Sete de Setembro – Bloqueio parcial da pista sentido bairro das 7h30 às 8h55, entre a Rua Cândido Xavier e Av. Pres. Arthur Bernardes. Para o motorista acessar os bairros Seminário, Santa Quitéria e Campo Comprido, o desvio recomendado é pela Av. Do Batel e ruas Bispo Dom José e Nossa Sra. Aparecida.
– Av. Presidente Arthur Bernardes – Bloqueio parcial da pista sentido bairro Portão das 7h35 às 9h15; na pista sentido bairro Campina do Siqueira, a única interferência acontece no cruzamento com a Av. Sete de Setembro, onde haverá atletas passando das 7h35 às 8h5. No local, haverá a orientação de agentes de trânsito, para intercalar a travessia dos veículos nos espaços onde haja condição de segurança.
– Rua Francisco Frischmann (via rápida Sentido Pinheirinho) – Bloqueio parcial da pista das 7h45 às 9h15.
– Rua Dr. João Tobias Pinto Rebelo (via rápida Sentido Pinheirinho) – Bloqueio parcial da pista, das 7h45 às 9h25.
– Ruas Isaac Guelmann e Antonio Gasparin (via rápida Sentido Pinheirinho) – Bloqueio parcial da pista das 7h50 às 9h40.
– Mal. Saldanha Mazza (via rápida Sentido Pinheirinho) – Bloqueio parcial da pista das 7h50 às 9h55.
– Rua Desembargador Ernani Guarita Cartaxo – Bloqueio total da pista das7h50 às 9h55.
– Av. Winston Churchill – Pista lenta sentido centro com bloqueio total entre as Ruas Ouro Verde e Santa Mônica das 7h às 10h30; no local, será montada estrutura auxiliar para os atletas.
– Rua Ipiranga – Bloqueio total entre a Av. Winston Churchill e a Rua Francisco Raitani das 7h às 10h30; no local, será montada estrutura auxiliar para os atletas.
– Rua Francisco Raitani (via rápida Sentido Centro) – Bloqueio parcial da pista das 8h às 10h; para acessar o Centro sem interferências com a corrida é recomendado ao motorista utilizar a Linha Verde até a Av. Senador Salgado Filho, seguindo pelas ruas Imaculada Conceição e Brasílio Itiberê e o Viaduto do Colorado, chegando à área central pela Rua Mariano Torres.
– Rua Irmãs Paulinas (via rápida Sentido Centro) – Bloqueio parcial da pista das 8h às 10h10.
– Av. Brasília( via rápida Sentido Centro) – Bloqueio parcial da pista,das 8h05 às 10h10.
– Rua Eduardo Carlos Pereira (via rápida Sentido Centro) – Bloqueio parcial da pista das 8h05 às 10h25.
– Rua Guilherme Pugsley (via rápida Sentido Centro) – Bloqueio parcial da pista das 8h10 às 10h50.
– Rua Brasílio Itiberê – Bloqueio parcial da pista das 8h15 às 11h10; neste período, é recomendado que os motoristas evitem ruas importantes que cruzam pela via, pois deverá haver lentidão de trânsito.
– Av. Marechal Floriano Peixoto – Pista lenta sentido bairro com bloqueio total entre as ruas Engenheiros Rebouças e Pres. Pádua Fleury das 8h20 às 11h45; pista lenta sentido centro com bloqueio total entre as ruas São Bento e Aluizio Finzetto das 8h35 às 11h55; também estarão bloqueados os acessos da avenida para a Linha Verde. Para acessar o bairro Boqueirão, o motorista deverá utilizar as ruas Ten. Francisco Ferreira de Souza ou Oliveira Viana; para acessar o Centro sem interferências com a corrida é recomendada a utilização da Linha Verde até a Av. Senador Salgado Filho, seguindo pelas ruas Imaculada Conceição e Brasílio Itiberê e o Viaduto do Colorado, chegando à área central pela Rua Mariano Torres.
– Rua Major Fabriciano do Rego Barros – Bloqueio total da pista entre Av. Mal. Floriano Peixoto e a Rua Ten. Francisco Ferreira de Souza das 8h30 às 11h45.
– Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza – Bloqueio parcial da pista das 8h35 às 11h45.
– Rua Presidente Pádua Fleury – Bloqueio total da pista entre a Rua Ten. Francisco Ferreira de Souza e Av. Mal. Floriano Peixoto das 8h35 às 11h45.
– Rua Aluizio Finzetto – Bloqueio total da pista, a partir da Linha Verde, entre a Av. Marechal Floriano Peixoto e a Rua Francisco Nunes, das 8h40 às 12h10.
– Rua Francisco Nunes – Bloqueio parcial da pista entre as ruas Aluizio Finzetto e Coronel Zacarias das 8h40 às 12h15.
– Rua Coronel Zacarias – Bloqueio total da pista entre as ruas Francisco Nunes e Cons. Laurindo das 8h45 às 12h20.
– Rua Conselheiro Laurindo – Bloqueio parcial da pista entre as Rua Coronel Zacarias e Av. Getúlio Vargas/Dário Lopes dos Santos das 8h45 às 12h25. A passagem dos atletas da maratona ocasionará lentidão no cruzamento com as ruas Chile, Brasílio Itiberê e Eng. Rebouças. Desvio recomendado para os motoristas vindos dos bairros Jardim Botânico e Guabirotuba pelas ruas Imaculada Conceição e Brasílio Itiberê e o Viaduto do Colorado, chegando à área central pela Rua Mariano Torres, e Av. Visc. de Guarapuava para seguir em direção ao bairro Água Verde. O desvio para acessar o Jardim Botânico e os bairros Cajurú, Tarumã e Cristo Rei poderá ser feito pela Av. Pres. Affonso Camargo ou pela Av. Sete de Setembro.
– Av. Dr. Dário Lopes dos Santos – Bloqueio total da pista entre as ruas Conselheiro Laurindo e São Januário das 8h45 às 12h40, inclusive com bloqueio do acesso pela Rua Schiller. O desvio para acessar o Jardim Botânico e os bairros Cajurú, Tarumã e Cristo Rei poderá ser feito pela Av. Pres. Affonso Camargo, Av. São José, ruas Oyapock e Gov. Agamenon Magalhães, acessando novamente a Av. Dr. Dário Lopes dos Santos a partir do Jardim Botânico.
– Rua Hildebrando de Araújo – Bloqueio total da pista entre a Av. Dr. Dário Lopes dos Santos e Rua Eng. Rebouças das 8h45min às 12h40.
– Rua Eng. Leão Sounis – Bloqueio total da pista entre a Rua Hildebrando de Araújo e Av. Pref. Omar Sabbag das 8h45 às 12h40.
– Av. Pref. Omar Sabbag e Viaduto do Capanema sentido Centro – Bloqueio total da pista entre as ruas Eng. Rebouças e Ubaldino do Amaral das 8h45 às 12h50. Desvio recomendado pela Rua Alberto Twardowiski (próximo ao semáforo do Jardim Botânico, à esquerda) e Av. Comendador Franco sentido Centro, passando sobre o Viaduto do Colorado até a Rua Mariano Torres.
– Rua Ubaldino do Amaral – Bloqueio total da pista sentido Alto da XV entre o Viaduto do Capanema e a Rua Sete de Abril das 8h45 às 12h50.
– Rua Sete de Abril - Bloqueio parcial da pista entre a Rua Ubaldino do Amaral e Av. Sen. Souza Naves das 8h50 às 12h50.
– Av. Senador Souza Naves – Bloqueio parcial da pista entre as ruas Sete de Abril e Alm. Tamandaré das 8h50 às 12h50.
– Rua Almirante Tamandaré – Bloqueio parcial da pista entre as avenidas Sen. Souza Naves e Visc. de Guarapuava das 8h50 às 12h50.
– Av. Visconde de Guarapuava – Bloqueio parcial da pista direita entre as ruas Alm. Tamandaré e Dr. Faivre das 8h55 às 12h55.
– Rua Dr. Faivre – Bloqueio total da pista entre a Ave. Visc. de Guarapuava e Rua Cons. Araújo das 8h55min às 12h55. Para os veículos que necessitem cruzar a via sentido Centro, o desvio recomendado é pela Rua Ubaldino do Amaral e Av. Visc. de Guarapuava, acessando as demais vias do anel central; para os veículos que necessitem cruzar a via sentido bairro, o desvio recomendado é pelas avenidas Sete de Setembro e Pres. Affonso Camargo.
– Rua Conselheiro Araújo – Bloqueio total da pista entre as ruas Dr. Faivre e Luiz Leão das 8h55 às 13h.
– Rua Presidente Carlos Cavalcanti – Bloqueio total da pista entre as ruas Luiz Leão e Barão do Serro Azul das 9h às 13h10.
– Rua Barão do Serro Azul – Bloqueio parcial da pista; os atletas irão correr no lado esquerdo da pista, que estará dividida com cones para segurança de atletas e condutores entre as ruas Pres. Carlos Cavalcanti e Inácio Lustosa das 9h às 13h15.
Uma ótima prova a todos !!!!

Paulo Vicente – Personal Trainer


domingo, 9 de novembro de 2014

TREINOS NOVOS NESTE MÊS !!!

Olá amigos, este post tem o objetivo de "alertar" meus alunos(as) com relação aos treinos de final de ano. Eu sei que estamos em novembro, mas também sei que para terminar o ano é uma questão de piscar de olhos !!! Então meus amigos, lógico que sempre respeitando os limites e objetivos de cada um, os treinos se intensificarão neste mês !!! Treinos mais puxados e exigindo mais e mais de cada um !!! Preparem os "xingamentos" e mensagens "carinhosas" no celular. Mas muita calma nesta hora, sempre exigindo o que cada um consegue (talvez um pouquinho mais, rsrsrsr). O preparo psicológico também é importante, então sempre mantenham o foco, e nesta semana apresentarei as novas séries de exercícios individualmente. Para isto, podem ter certeza que levei em consideração o ano de esforço e dedicação de cada um(a), horários difíceis, excesso de trabalho, estudos, algumas doenças da estação, mas enfim o ano foi muito, mas muito proveitoso. Então antes de começarmos os treinos amanhã, recebam de coração meus parabéns pelo ano de dedicação, e quem estará começando amanhã (tenho 3 alunas que iniciarão os treinos amanhã!!!), também já estará incluído(a) nos treinos de fim de ano !!! Meus amigos, abraços a todos e aguardo vocês nesta semana com nossa "reta final de 2014" !!!! Ótimos treinos !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 8 de novembro de 2014

Aumenta procura dos brasileiros por academias de ginástica, mostra pesquisa

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde indica que 33,8% dos brasileiros praticam algum tipo de atividade física regularmente — um aumento de 12,6% nos últimos cinco anos. O estudo Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) aponta ainda que a prática de exercícios em academias foi a que mais cresceu no país, superando o futebol. 

Para Ricardo Munir Nahas, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, o fato de os brasileiros estarem praticando mais musculação é uma boa notícia, no entanto, por outro lado, pode ser que eles estejam deixando um esporte que consideram mais prazeroso.

— Tem seu lado bom, porque as pessoas começam a quantificar o treinamento, a academia permite isso, que você tenha mais noção do volume semanal de treino que você vai fazer. Por outro lado é ruim que as pessoas deixem seu lazer que é tão enraizado na cultura do brasileiro.

De acordo com os dados, o percentual de entrevistados que disseram praticar musculação cresceu 50% entre 2006 e 2013, enquanto o índice dos que jogam bola caiu 28% no mesmo período. A pesquisa mostra que 18,97% dos adultos optam atualmente pelas academias, contra 14,87% que dizem praticar futebol. Para Deborah Malta, diretora de Vigilância e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, isso mostra que as pessoas estão levando mais a sério a prática de atividade física.

Entre os homens, o futebol continua sendo o esporte preferido — 26,75% da população masculina relatou recorrer à prática. Mas, mesmo nesse grupo, o índice caiu: oito anos atrás, mais de 35% diziam jogar bola regularmente. Em segundo lugar, aparecem as caminhadas e a musculação.

Apesar da crescente participação da musculação entre as atividades praticadas no país, a pesquisa revela que a caminhada permanece como o exercício mais frequente entre os brasileiros. Do total de entrevistados que pratica algum tipo de atividade, 33,79% disseram fazer caminhadas. Em 2006, o índice era 10% maior. O público feminino é o mais fiel na prática desse exercício, com 43,98% das que se exercitam adeptas da caminhada, seguido pela musculação e pela ginástica.

— Todas as evidências mostram que os benefícios da atividade física independem do tipo de exercício. O que você tem que ter é regularidade na prática”, defende Déborah. Pelas considerações da OMS (Organização Mundial da Saúde), entende-se como atividade física suficiente no tempo livre a prática de, pelo menos, 150 minutos semanais de exercícios de intensidade leve ou moderada ou de, pelo menos, 75 minutos semanais de atividade física de intensidade vigorosa.

O estudo foi realizado pelo ministério em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo e ouviu 53 mil pessoas nas 26 capitais e no Distrito Federal.

A OMS estima que pessoas sedentárias aumentam entre entre 20% e 30% o risco de mortalidade, em especial por doenças crônicas. A atividade física regular reduz o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, diabetes, câncer de mama e de cólon, além de depressão.

Paulo Vicente - Personal Trainer

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Academia transforma exercícios em eletrecidade

Uma academia ao ar livre para fazer ginástica, manter-se saudável e...gerar energia! The Great Outdoor Gym Company é uma empresa sediada no Reino Unido que criou e instalou uma série de academias ao ar livre que geram eletricidade. 
A ideia de academia ao ar livre nasceu de Matt, um professor de educação física e jogador profissional de basquete, que queria ajudar sua comunidade a manter-se mais ativa, oferecendo instalações de alta qualidade ao alcance de todos. "Eu sinto que temos a oportunidade real de transformarmos parques e campos de futebol locais em áreas de saúde e bem-estar para toda a comunidade, para resolver problemas de saúde através da prevenção, em vez de tratamento".

Desde o início, a equipe de Tgo, pioneira em academias ao ar livre, as produzem de forma regular e projetadas para dar proteção aos usuários, garantindo que os equipamentos sejam seguros. Além disso, a empresa tem muita atenção com o meio ambiente , pois, para cada peça sua vendida, se planta uma arvore, e sua linha Green Energy Gym, da qual estamos falando, é hoje um sucesso no Reino Unido, onde a empresa instala muitas academias, inclusive em escolas, como a escola Sir George Monoux College, que acaba de ganhar o Prêmio Ashden School, que promove a energia limpa nas escolas e faculdades. 

Mas como é que funciona a academia? Simples: a energia mecânica do equipamento é convertida e transformada em energia limpa, sem nenhum custo. Todo o sistema é visível nos aparelhos, que mostram em uma tela, a energia gerada pelos usuários. A energia produzida é utilizada para iluminar a área durante a noite ou para carregar telefones celulares, mas também poderia alimentar as casas nas proximidades, ou ser introduzida na rede.

Paulo Vicente - Personal Trainer