Pesquisa mostra que população brasileira está praticando mais exercícios. Enquanto cresce o número de adeptos da musculação, futebol perde força. As academias nunca estiveram tão lotadas — e não é apenas porque o verão se aproxima.
O Ministério da Saúde constatou que a musculação foi a atividade física que mais cresceu entre homens e mulheres no país nos últimos anos. E a tendência não é sazonal, nem se restringe ao puxar de halteres: atualmente, 33,8% da população pratica atividade física regularmente — um aumento de 12,6% quando comparado a 2009 —, refletindo a vontade cada vez maior do brasileiro de se exercitar e ter uma vida mais saudável.
Além disso, a musculação vem ganhando espaço, a ponto de se aproximar da paixão nacional. É o que apontam os dados mais recentes do estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgados nesta sexta pelo governo federal. Jogar bola ainda é a prática preferida do público masculino, mas perdeu muitos adeptos: o índice caiu quase 10% desde 2006.
Quem há alguns anos marcava presença nas quadras ou campos, hoje prefere se dividir entre as esteiras e os aparelhos de ginástica.
— Eu jogava vôlei com frequência dos 15 aos 21 anos, mas exercício mesmo hoje eu faço na academia — afirma Guilherme Godoy, 26 anos. A camiseta do Interque antes o identificava como um dos jogadores no time de amigos agora é uniforme de academia — ilustrando bem como o futebol, para ele, passou a ser mais atividade de lazer que física.
E Guilherme não está sozinho: depois de ouvir 53 mil pessoas nas 26 capitais e no Distrito Federal, o Ministério da Saúde constatou essa mudança de hábitos. Considerando os dois gêneros, o percentual de entrevistados que disseram praticar musculação cresceu 50% entre 2006 e 2013, enquanto o índice dos que jogam bola caiu 28%.
Comodidade está entre motivos que mais atraem
Não é só por questões estéticas que a procura pela musculação tem aumentado. A comodidade de ter uma academia perto de casa ou do trabalho e a possibilidade de se programar para fazer os exercícios a qualquer momento do dia — e até da noite — contribuem para essa atividade ser agora a segunda mais praticada pelos brasileiros, atrás apenas da caminhada.
— Antigamente quem vinha na academia procurava a hipertrofia (aumento dos músculos), e agora o mais comum é encontrarmos pessoas preocupadas com a saúde.
A disponibilidade de horários, a proximidade, o apoio profissional acessível e o convívio social estão entre os principais motivadores desse aumento. Foi atrás de benefícios como esses que pessoas resolvem aderir à academia.
— É algo que tu te programas para fazer, e pode vir a praticamente qualquer hora. Não se encontra essa facilidade em qualquer esporte.
Paulo Vicente - Personal Trainer
Nenhum comentário:
Postar um comentário