Com a aproximação do segundo turno das eleições em Curitiba, e uma disputa acirrada, veja quais são as propostas dos candidatos à Prefeitura da cidade segundo alguns sites com relação a bicicletas / ciclovias e parques, duas grandes ferramentas de trabalho para nós, educadores físicos !!!
Ney Leprevost:
Parques inteligentes – Os parques e praças serão dotados de wi-fi livre, iluminação pública eficiente, segurança com a presença da Guarda Municipal, comércio de Food Trucks. As academias ao ar livre serão remodeladas, as ciclovias terão piso permeável e os espaços contarão com ações de cultura e de esporte. O objetivo é fazer das praças e parques de Curitiba locais de convivência da população.
Ney ainda diz que a utilização de bicicletas para o deslocamento das pessoas será priorizada, com campanhas e programas de educação para o convívio no trânsito e investimentos em infraestrutura. Vamos desafogar a Linha Verde construindo viadutos e trincheiras para a transposição da via, acabar com a indústria da multa, investir mais em conscientização e realizar parceiras públicas privadas para construção de estacionamento subterrâneo e vertical.
Rafael Greca:
Um dos assuntos que deu o que falar no primeiro turno das eleições em Curitiba, a mobilidade urbana continua sendo preocupação nesta nova fase da disputa. O candidato Rafael Greca (PMN), que criticou diversas vezes a gestão do atual prefeito Gustavo Fruet (PDT), diz estar comprometido com os ciclistas da cidade, mas afirma que eventuais novas ciclovias serão feitas “de maneira a não infernizar a vida de quem dirige automóveis e ônibus”.
No plano de governo, o candidato do PMN diz que vai “dar continuidade a ações que incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte”. No site da campanha, o candidato divulgou um vídeo (assista abaixo) com diretrizes propostas em uma carta compromisso apresentada pela Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu), que foi assinada por Greca.
Entre as prioridades estão investimentos em infraestrutura e ampliação da segurança. Greca promete ampliar a infraestrutura para bicicletas, construir cruzamentos mais seguros e revitalizar passeios e calçadões.
“Fazer ciclovia é mais do que espalhar tinta colorida pelo chão. Eu espero fazer ciclovias e ciclofaixas que não ofereçam ciclistas em sacrifício, com grande segurança”, afirma o candidato. Questionado sobre onde serão construídas as novas ciclovias, o candidato foi vago. “Vão ser feitas dentro do desenho da cidade de maneira a não infernizar a vida de quem dirige automóveis e ônibus”, afirmou.
O candidato critica a adoção das ciclofaixas criadas em ruas como a Sete de Setembro, Avenida Paraná e João Gualberto, que permitem a circulação compartilhada de veículos e ciclistas nas chamadas vias calmas. Ele não esclarece, porém, se pretende acabar com os espaços compartilhados. “A Sete de Setembro tem que ser requalificada, ela é muito ruim. Não vou contar [se vou manter a ciclofaixa] porque o Ney Leprevost (PSD) copia”, disse.
Paulo Vicente - Personal Trainer
Nenhum comentário:
Postar um comentário