Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Suplementos Alimentares - Usar ou não usar ???

A dúvida sobre o uso ou não de suplementos para a prática esportiva é muito comum. Com uma variedade de substâncias e marcas no mercado, o consumidor fica perdido na hora de escolher. Além disto, existem dúvidas sobre a eficácia do produto e os riscos para a saúde.
Os suplementos alimentares são produtos destinados a complementar a dieta normal, tanto em calorias como também em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, juntas ou separadas, dependendo das necessidades de cada pessoa. Os suplementos para atletas visam atender às necessidades de atletas de grande performance, praticantes de atividades físicas competitivas ou não, pessoas que querem aumentar ou perder peso, ou que necessitam de uma suplementação específica para melhorar o estado de saúde. Não podemos esquecer que os suplementos não substituem a dieta normal, eles entram como coadjuvantes para suprir as necessidades nutricionais de atletas e esportistas que, só pela alimentação, podem não conseguir atingir suas necessidades.
Os suplementos para atletas são indicados para todas as modalidades, entretanto a necessidade do seu uso deve ser sempre avaliada, a fim de evitar danos à saúde. No caso de praticantes de exercícios de resistência, como a corrida e o ciclismo, o suplemento deve ser à base de carboidrato. Esse carboidrato terá a função de evitar a hipoglicemia, pois caso não tenha o carboidrato no momento necessário, o corpo utilizará a proteína do músculo para manter a glicemia durante o exercício. Isso irá favorecer a perda de massa muscular durante a atividade. Além de manter a glicemia, o carboidrato utilizado na hora certa poderá fornecer energia para o músculo trabalhar, adiando a fadiga.
Já os suplementos de proteína favorecem o ganho de massa muscular quando utilizados após um treino de força. E, para os corredores, o uso de proteína pós-treino, associada ao carboidrato, favorece a recuperação muscular e a reposição do glicogênio muscular. Entretanto, o consumo de proteína deve ser orientado e calculado, pois, em excesso, ela pode causar danos renais e hepáticos.
Atualmente existem no mercado suplementos em pó, em barra e até em gel. Esses suplementos são: whey protein, isopure, albumina, creatina, BCAA, dentre outros. As proteínas isoladas possuem uma maior relação proteína/porção que as proteínas concentradas. Assim, na hora de escolher um suplemento protéico, dê prioridade para os que contêm proteína isolada.
Entretanto devemos sempre avaliar necessidade de utilização dos suplementos alimentares, pois através da dieta conseguimos atingir, na maioria das vezes, a necessidade de todos os nutrientes, consulte sempre um nutricionista.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário