Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

terça-feira, 23 de maio de 2017

Sente coceira quando corre? Veja o que pode ser.

 Isso não é tão incomum quanto parece. Quem sente esse desconforto, quando faz alguma atividade física pode sofrer de uma estranha alergia: Alergia a exercício, MAS calma, isso não significa que você deva parar com os exercícios. O nome correto que se dá a essa síndrome é Urticária Colinérgica.
Pesquisadores já tentaram explicar esses sintomas pelo colapso de capilares, isto é, os vasinhos estouram para permitir um maior fluxo periférico de sangue, e isso dá aquela vontade incontrolável de dar uma coçada, principalmente nas coxas. Mas se fosse explicado somente por isso, com a prática, os sintomas deveriam passar. Mas o mesmo não acontece. Atletas regulares sentem esses sintomas a vida toda!
A urticária colinérgica é desencadeada pelo aumento da temperatura corporal ou pelo estresse muscular e emocional. É causada pela liberação em excesso, ou mesmo pela falha na inibição da acetilcolina pela enzima colinesterase, resultando na liberação de histamina e outros mediadores pelos mastócitos para dentro da derme superficial. Sobre seus sintomas podemos citar coceira intensa, manchas vermelhas na pele e inchaço, mas frequentemente localizados no tronco e braços. Não há formação de feridas nem crostas. Geralmente, manifesta-se de 2 a 30 minutos após o início da atividade e dura em média 30 a 90 minutos. Porém podem agravar se não tratado os sintomas ou reduzido a atividade, trazendo de erupções na pele a uma reação anafilática potencialmente fatal, mas isso em casos extremos.
Não é preciso parar suas atividades por conta disso. Mas é necessário procurar orientação e acompanhamento médico, caso os sintomas não cessem com o passar do tempo. Já existe tratamento com medicamentos anti-histamínicos, mas que nem sempre é eficaz.
MAS ATENÇÃO:
Ainda há a possibilidade de uma vasodilatação causada pelo exercício, facilitar a distribuição de alérgenos que estavam latentes, para outras partes do corpo e acordar a alergia. A esse conjunto dá-se o nome de Anafilaxia Induzida pelo Exercício, e a urticária colinérgica é apenas um dos sintomas desta síndrome.
fonte adaptada: Diário de Biologia

Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Menos de 40% dos brasileiros praticam exercícios físicos, revela pesquisa do IBGE

 Menos de 40% dos brasileiros costumam praticar algum tipo de esporte ou atividade física, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2015 divulgados nesta quarta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Recorte feito com pessoas com 15 anos ou mais aponta que apenas 37,9% dos entrevistados não foram sedentários no ano anterior à pesquisa, entre setembro de 2014 e setembro de 2015. A porcentagem corresponde a 61,3 milhões dos 161,8 milhões de pessoas com a idade da amostra. O esporte mais praticado é o futebol, com 39,3% das respostas. Entre as atividades físicas, a caminhada é a mais praticada, por 49,1%.
Foram ouvidas 71.142 pessoas com 15 anos ou mais em todos os Estados e no Distrito Federal. A pergunta inicial da pesquisa questionava se a pessoa praticou algum esporte em seu tempo livre entre 27 de setembro de 2014 e 26 de setembro de 2015 (período de referência de 365 dias da pesquisa), e qual a modalidade.
Independentemente da resposta, os entrevistados também responderam se praticavam alguma atividade física que não consideravam como esporte, e também a modalidade. Em resumo, a pesquisa aponta uma prática maior entre os homens mais jovens e a população com maior escolaridade e maior renda. Isso se evidencia principalmente em relação às atividades classificadas como esporte.

Os principais motivos apontados para o sedentarismo são a falta de tempo, problemas de saúde e idade avançada.

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 7 de maio de 2017

Meia Maratona Ecológica de Curitiba 2017

Olá pessoal, mais um desafio concluído hoje (07/05/17), a Meia Maratona Ecológica de Curitiba, uma das provas de corrida de rua que mais cresce no Brasil, e neste ano obteve mais de 3.000 inscritos entre 5 km, 10 km e 21 km. Me inscrevi na meia maratona, de 21 km, com pouco tempo para treinar, pois os compromissos me consumiam quase todo o tempo durante a semana, atendimentos personalizados, aulas de bike, compromissos pessoais ( este último é o que menos me toma o tempo, kkk ); me sobrava apenas os domingos e feriados. Mas como diz o ditado, o importante é competir, consegui completar a prova com o tempo de 2:38, um tempo longe de ser bom, mas para pouco treino, foi o suficiente para digamos assim "me quebrar" !!! Em minha opinião o momento mais difícil foram as subidas (isso mesmo, eram várias, pelo menos 4) da Rua Martin Afonso, lá pelos 16 / 17 km. Já decidi que não mais participarei deste tipo de prova, mas já havia decidido isso antes, sempre ao final de cada meia-maratona que participei, kkkk. Postei algumas fotos do evento em Meia Maratona Ecológica de Curitiba 2017 . Obrigado pelo apoio de todos e abraços !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer