Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

quinta-feira, 25 de abril de 2013

RELAÇÃO ENTRE O SONO E O AUMENTO DE PESO

A RELAÇÃO ENTRE SONO E GANHO DE PESO
Algumas informações relevantes sobre o aumento de peso e noites mal dormidas.

Quais relações conseguimos estabelecer entre sono e obesidade?
Durante a noite produzimos a leptina, um inibidor natural de apetite. Quando a pessoa não dorme, cai a produção deste hormônio. Já os níveis de grelina (que estimula o apetite) aumentam. Essas alterações nos hormônios favorecem o ganho de peso.

Qual a relação entre uma má noite de sono e ansiedade? E o que isso tem a ver com a obesidade?
Em certas situações é até normal a ansiedade, porém passa a ser um problema quando sentimos sem saber o motivo ou de maneira exagerada frente a situações normais da vida. Pode existir uma relação de ansiedade com insônia, ou seja, ansiedade levando à insônia e a noites mal dormidas. O ansioso geralmente demora para dormir e quando consegue pode apresentar muitos despertares no decorrer da noite. A ansiedade acaba aparecendo na hora de dormir, pela expectativa de que consiga adormecer. Quando a pessoa está em estado de ansiedade costuma procurar alguma forma de aliviar a tensão, em muitos casos comendo em demasia. Além da própria falta de sono, que pode fazer com que a pessoa levante da cama e procure algo para comer. 


Qual a relação entre uma boa noite de sono, a glicemia e a obesidade?
Na fase profunda do sono liberamos a insulina, que equilibra o nível de glicose.
Não dormir direito pode elevar a quantidade de cortisol, que descompensa a glicemia. O efeito é mais açúcar e mais chances de desenvolver a diabetes.

O corpo gasta energia enquanto dorme?
Uma noite bem dormida proporciona a perda de calorias. Essa perda está associada ao peso e idade da pessoa.

A digestão pode ser feita durante o sono? Como deve ser a alimentação antes de dormir?
Durante o sono, o funcionamento de vários órgãos é alterado, o metabolismo fica mais lento. A recomendação é fazer uma refeição mais leve no jantar, evitar alimentos gordurosos. Não precisa cortar jantar, já que o corpo também queima calorias durante o sono e precisa de nutrientes para manter as funções vitais à noite.

Dormir bem aumenta a disposição para praticar exercícios físicos? Por que?
Dormir bem aumenta a disposição diária, para atividades no trabalho, escola, inclusive para a prática de exercícios físicos. Durante o sono o corpo se regenera e regenera fazendo a síntese de proteínas e que por este motivo o cansaço acumulado ao longo do dia desaparece.

Dormir demais também engorda?
O ideal é dormir o tempo necessário para o descanso, nem mais nem menos. Dormir demais pode contribuir para o aumento de peso, já que durante o sono gastamos menos calorias. E dormir pouco pode inibir a produção da leptina e aumentar da grelina.

É preciso encontrar um tempo adequado de sono?
Sim. Cada pessoa tem seu tempo ideal de sono, que varia conforme a idade. A maior parte da população adulta precisa de sete a oito horas por dia. Crianças com dez anos dormem entre 9 e onze horas e os adolescentes cerca de nove. Os recém-nascidos dormem de 16 a 18 horas por dia, com variações para cada bebê. À medida que o tempo vai passando, as pessoas realmente dormem menos.
fonte: http://www.institutodosono.com.br/dicas.asp

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário