Você sabia que sua “labirintite” pode não ser labirintite? Isso mesmo, na maioria dos casos (cerca de 70%), as sensações de vertigem e tonturas são causadas pela VPPB – Vertigem Posicional Paroxística Benigna, que NÃO é a mesma coisa que Labirintite, inclusive o tratamento é diferente.
A Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) é uma das causas mais comuns de tontura. Ocorre pelo deslocamento de fragmentos de cristais de carbonato de cálcio, chamados de otólitos, que ficam dentro do labirinto e que possuem como função auxiliar no equilíbrio. O deslocamento desses cristais causa uma crise de tontura rotatória com rápida duração (segundos), podendo estar associada a náuseas e vômitos, desencadeada por movimentos bruscos da cabeça como, por exemplo, ao deitar ou ao girar/levantar da cama e olhar para cima ou para baixo. O tratamento consiste em manobras para reposicionar os cristais dentro do labirinto. O stress pode estar relacionado a uma das causas.
Sintomas de VPPB
Pacientes com VPPB apresentam episódios recorrentes de vertigem rotatória que duram um minuto ou menos, de curta duração e forte intensidade desencadeados por movimentos rápidos da cabeça, como olhar para cima em pé ou sentado, deitar ou levantar da cama.
Na posição ortostática, ataques desencadeados por movimentos bruscos podem levar a quedas, ou em casos menos intensos o paciente pode referir tendência à queda para trás. A vertigem pode estar associada a náuseas e vômitos.
Diagnóstico da vertigem posicional paroxística benigna (VPPB)
O diagnóstico é estabelecido por anamnese e exame neurológico. O exame neurológico é normal, com exceção da manobra de Dix-Hallpike.
Essa manobra é realizada da seguinte maneira: o paciente é colocado na posição sentada e sua cabeça é rodada em 45° para o lado comprometido. Em seguida, ele é rapidamente colocado em decúbito dorsal, e a cabeça fica levemente pendurada e rodada para o lado examinado.
Labirintite
Já a Labirintite é uma doença causada por uma inflamação da orelha interna, geralmente relacionada a infecções, gerando sintomas de tontura rotatória muito intensa associada à perda de audição e saída de secreção pelo ouvido.
Quando uma pessoa sofre de labirintite, ela pode sentir tonturas e vertigens em sessões que podem se estender por minutos ou até mesmo horas, naquilo que é chamado de crise de labirintite.
Essa é uma condição que afeta tradicionalmente indivíduos depois dos 40 anos, podendo acontecer em pessoas mais novas geralmente associada a outros quadros médicas.
O que pode causar a Labirintite
Não existe uma causa definida para a labirintite, sendo que uma série de fatores e condições médicas podem desencadear as sensações de vertigem características da labirintite.
Pessoas com labirintite emocional, por exemplo, podem apresentar os sintomas mencionados acima por estarem passando por períodos de depressão, com forte nível de ansiedade, além de Síndrome do Pânico. A labirintite pode ser causada também por outras condições como a gripe, a otite e a enxaqueca.
Até mesmo sintomas físicos, como a falta de alimentação, o consumo de café e de açúcar em excesso e as altas taxas de ácido úrico podem desencadear a labirintite.
Paulo Vicente - Personal Trainer