Há alguns anos atrás envelhecer significava parar de ter uma vida ativa. Acreditava-se também que a chegada na terceira idade significava não ser mais capaz de realizar muitas atividades. Na prática verifica-se que este conceito era totalmente errado, e a vida pode ser muito mais ativa com a chegada aos 60 anos !!!
Hoje considerada a melhor idade ter mais de 60 anos significa ser capaz de trabalhar, dançar, namorar, cuidar dos netos e claro, ver televisão, jogar a bocha e tudo mais que já fazia parte da rotina. A realidade atual prova que a atividade física orientada é muito eficiente na manutenção e melhoria da saúde e auto-estima nesta fase da vida.
Neste âmbito o treinamento funcional entra com força total. Além dos ganhos no controle lipídico e da diabetes, melhora o raciocínio e o desempenho motor (coordenação e equilíbrio), reduz o risco de doenças do coração e ósseas como a osteoporose e aumenta a longevidade melhorando a capacidade pulmonar e a força muscular. Podemos ainda elencar o controle emocional e a socialização como papéis fundamentais aos que praticam exercícios.
A prescrição de exercícios deve ser desenvolvida considerando a condição individual da saúde (incluindo medicações), perfil do fator de risco, características comportamentais, objetivos pessoais e preferências de exercícios. Outros cuidados devem ser tomados quanto ao tipo, intensidade, duração e freqüência do exercício em virtude da ampla variação dos níveis de saúde e aptidão física dos idosos.
O mais indicado são os exercícios aeróbicos e dinâmicos (50 – 74% da freqüência cardíaca máxima) que privilegiem os grandes grupamentos musculares, ou seja, treinamento funcional para todos! Neste método é possível desenvolver a capacidade cardiorrespiratória e ao mesmo tempo melhorar a força muscular e a amplitude articular, fundamentais para o envelhecimento saudável.
A freqüência de três a sete vezes por semana é indicada pela Organização Mundial da Saúde. Contudo, três treinos na semana já vão garantir ótimos resultados. Para aqueles que iniciarão agora as práticas de exercício recomenda-se cerca de 30 minutos, para posteriormente passar para a fase de manutenção na qual o tempo pode variar de 45 a 60 minutos. Procure um profissional de Educação Física para planejar o seu treinamento e comece já a ter uma vida mais saudável já.
Paulo Vicente - Personal Trainer
Nenhum comentário:
Postar um comentário