Confira alguns erros que acontecem nas academias e podem prejudicar seu treino.
1- Não se alimentar adequadamente - Para tentar emagrecer mais rápido a pessoa deixa de obter a energia necessária para realizar o treino completo. Ela perde eficiência e, consequentemente, tem um gasto calórico menor. Além do risco de ter queda de pressão e precisar interromper o exercício. Alimentar-se corretamente é indispensável para completar a atividade, gerando a queima de calorias e perda de peso maiores.
2- Realização de exercícios extenuantes - Neste caso com a intenção de aceleração da perda de peso. No indivíduo que realiza uma atividade extenuante, a perda de peso é menor durante o período de treinamento. No entanto, quem faz exercícios com regulagem adequada consegue obter uma perda progressiva maior, pois passa a gastar calorias durante e depois do exercício.
3 - Má postura no aparelho - O erro deve ser atribuído ao educador físico que não percebe a falha do aluno. No exercício com mau posicionamento, além da perda de eficiência, o aluno passa a correr um risco maior de lesões graves, podendo afetar o joelho, quadril e ombro. Os erros mais comuns acontecem no exercício de agachamento, sobrecarregando a coluna ao invés do músculo (quadríceps e glúteo). Vale ressaltar que não é o peso que determina o resultado. Um peso adequado e posição correta na execução do exercício são mais satisfatórios., porém uma lesão pode afastá-lo dos treinos por longos períodos.
4 - Pouca hidratação - Não se hidratar corretamente durante o treinamento aeróbico ou anaeróbico é um erro comum. A hidratação adequada proporciona a termorregulação do organismo e colabora para o bem estar do aluno durante o exercício. A ausência de hidratação gera aumento da temperatura do corpo e, consequentemente, faz com que a atividade provoque mais sofrimento para o organismo. O melhor líquido para hidratar é a água. A média de consumo varia de acordo com a atividade, sendo ideal a ingestão de, aproximadamente, 200 ml por hora.
5 - Falta de comprometimento - A frequência alternada e, muitas vezes, falha, sem periodicidade, faz com que o resultado não seja atingido e deixe o aluno insatisfeito. Assim, ele não tem mais estímulo para frequentar a academia.
6 - Suplementos - Acreditar que o suplemento vai resolver todos os problemas. O suplemento é bom se for consumido em períodos adequados e em que se faça necessário seu uso. Não existem milagres. Somente com o comprometimento e esforço para realizar os treinamentos, o aluno alcançará seus objetivos.
7- Falta do alongamento - Há uma ausência do treinamento da flexibilidade, por meio do alongamento. Um bom treinamento acontece com bons exercícios de alongamento. Sem eles, o aluno poderá sofrer tensões musculares e, consequentemente, dores. A falta de alongamento também pode acarretar em má postura no dia a dia.
Paulo Vicente - Personal Trainer