Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

quarta-feira, 11 de maio de 2011

EXERCÍCIOS NO FRIO FAZ BEM !!!

Atividades físicas no frio faz bem.

Fim do verão. É outono, lá vem o inverno, e com ele o frio. As academias que estavam cheias desde janeiro, preparam-se para passar uma fase de baixa procura, com um público seleto. Um público que gosta da prática e que não se importa com a baixa temperatura. Os parques e praças que também estavam bem cheios, reduzem o numero de freqüentadores sensivelmente.

Ficam as perguntas: Faz mal praticar atividade física no frio? Quais são os benefícios? Quais as desvantagens? Os riscos de lesões aumentam? E como preveni-las?

Bem, todas as perguntas são muito pertinentes e as respostas são simples. Para a primeira, a resposta é direta: não faz mal praticar atividades físicas no frio, e os benefícios são praticamente os mesmos das épocas mais quentes do ano: redução ou manutenção do peso corporal, melhora da captação de oxigênio pelas células, prevenção da osteoporose, auxílio no tratamento da hipertensão, aumento da força e da resistência muscular, melhora da captação da glicose pelas células (o que significa um bom auxilio para o tratamento de diabetes), entre outros.

Quanto as desvantagens, ficam os registros da probabilidade de maior contração muscular, muitas vezes involuntária, causada pelo frio. A incidência de vasoconstrição também pode aumentar devido ao frio ou pela contração muscular ocasionando câimbras ou contraturas, dores musculares e alterações na pressão arterial. Também existe a possibilidade de ressecamento das vias respiratórias, e, para isso, é recomendável uma boa hidratação. No frio, perdemos tanto liquido quanto no calor, pois apesar de termos menos sudorese, tendemos a urinar em maiores volumes.

Pequenos cuidados ao praticar atividade física no inverno

Faça o aquecimento com alongamentos gerais, mas dê preferência àqueles grupos musculares que estarão diretamente envolvidos com seu exercício. Exemplo: Se for caminhar alongue mais os membros inferiores, se for nadar ombros e pescoço além de também alongar os membros inferiores. Quanto ao ritmo, inicie sempre mais lento ou mais ameno e vá acelerando ou aumentando a intensidade aos poucos, até atingir o seu ritmo mais forte. Alongar ao final também é importante.

Tente usar roupas quentes, mas adequadas para a pratica, e não se esqueça que depois de alguns minutos, a subida da temperatura de seu corpo deve acontecer devido a alguns fatores internos, e com isso roupas pesadas ou não apropriadas poderão lhe trazer grande desconforto e até possíveis impedimentos na execução de movimentos.

Abraços e ótimos treinos. Paulo Vicente - Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário