Um pouco mais de conhecimentos relacionados ao Esporte sempre será bem vindo em meu trabalho. Um assunto que pouco se fala, mas está presente em muitos ambientes de treinamento, é a questão do assédio, que não necessariamente será sexual, mas também o moral, na forma de constrangimento e humilhações. Neste sentido, o Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE) é uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB), realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), sua Área de Educação, e tem o objetivo de difundir amplamente o tema do assédio e abuso no esporte, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a legislação vigente.
O conteúdo do Curso PEAAE foi inspirado no curso Safeguarding Athletes from Harassment and Abuse do Comitê Olímpico Internacional (COI); na Política de Prevenção e enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e Abuso Sexual do Comitê Olímpico do Brasil (COB); e no trabalho da Organização das Nações Unidas – ONU Mulheres, e do seu Programa Uma Vitória Leva à Outra.
Objetivos
O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) possui três objetivos com a realização do Curso PEAAE:
1) Difundir amplamente o tema do assédio e do abuso no esporte, conscientizando toda a comunidade esportiva sobre a importância deste tema;
2) Mostrar como o assédio e o abuso podem se manifestar no meio esportivo e algumas formas de reconhecer seus sinais; e
3) Informar sobre as ações de prevenção, canais de denúncia, enfrentamento e acolhimento a vítimas.
Paulo Vicente - Personal Trainer