Terceira Idade – Exercício físico garante longevidade
Embora não seja possível evitar o envelhecimento, o exercício regular minimiza os efeitos da idade, aumenta a expectativa de vida e limita o desenvolvimento de algumas doenças crônicas. Claro que quando falamos sobre não ser possível evitar o envelhecimento tratamos dos aspectos físicos, pois sabemos que muitos vovôs e vovós dão um “banho” de otimismo e alto astral em muitos jovens.
A novidade para quem curte as delícias da melhor idade é que uma pesquisa recente demonstrou que a pratica de atividade física constante feita com acompanhamento médico reduz em cerca de 40% o risco de problemas neurológicos em quem gasta uma média de 400 calorias por semana caminhando.
Além de contribuir com a resistência do cérebro a danos melhora a capacidade de aprendizagem e desempenho mental. No estudo, feito pelo American College of Sports Medicine o risco de incapacidade para realizar tarefas diárias diminuiu em 7% para praticantes de atividade física regulares. Exercícios aeróbicos e musculação também são importantes porque ajudam a fortalecer a musculatura.
Abraços - Paulo Vicente.