James McMillan desenvolveu o conceito Halliwick desde 1950, como um método de natação para pessoas com necessidades especiais. Ele baseou o conceito no seu conhecimento sobre fluidos mecânicos e somou isso a conceitos teóricos e observações realizadas, com as reações do corpo humano no ambiente aquático. Essa combinação de fluidos mecânicos com respostas neurobiológicas do corpo conduziram para uma seqüência de aprendizado sensório-motor, chamado de Programa de Dez Pontos. Esta seqüência conduz uma pessoa da adaptação na água para uma progressão básica de natação.
Um tópico central no programa é a realização do controle das rotações em torno dos vários eixos do corpo. Essas rotações ocorrem devido ao chamado "efeito metacêntrico", isto é, a relação entre as forças gravitacionais e o empuxo. Essa relação é alterada por mudanças no formato e/ou densidade que ocorre em um corpo com alterações. Os dez pontos têm quatro fases: Ajuste Mental, Restauração do Equilíbrio, Inibição e Facilitação, mostrando a filosofia do processo/orientado do conceito.
Ajuste Mental: Ajustamento Mental (acostumar-se com o ambiente) e o Desprendimento (independência do paciente); O Comando de voz deve ser curto e preciso e orientação quanto à ação a ser realizada pelo paciente.
Restauração do Equilíbrio: Controle da rotação sagital, transversal, longitudinal e combinada.
Inibição: Inversão mental, equilíbrio estático e deslizamento turbulento.
Facilitação: Progressão simples e movimento básico de natação.
fonte: https://www.poolterapia.com.br/index.php/tecnicas/halliwick
Paulo Vicente - Personal Trainer